Fenômenos e Cosmologia

Fenômenos naturais, físcos e parapsíquicos, e conceitos de ordem cosmológica da narrativa.

Hiperbário

Conceito dado pelos varbes para denominar a hipergravitação. Ele une os fundamentos da matéria com os da gravitação quadridimensional. Um quantum de hiperbário, ao deixar o hiperespaço, divide-se no continuum einsteiniano em duas partes: uma de matéria e uma de gravidade. Para os varbes, o hiperbário é a “mãe” da gravitação, e esses dois são a alma do Cosmo.

Chamado

Termo com que os sete Poderosos designavam um método de comunicação de um poder superior, através do qual eles eram mandados para a Plataforma, onde recebiam novas instruções de sua missão. O Chamado era emitido em nível mental para os Poderosos, e eles não podiam escapar dele. No entanto, o Chamado não foi feito apenas para esse grupo-alvo, como Ganerc aprendeu da maneira mais difícil, quando, embora ele tivesse captado um Chamado, não foi capaz de entendê-lo.


 

Anel de fúria

Fenômeno do planeta Vorcher Pool, situado na Via Láctea. É uma zona ampla, de cinco quilômetros de largura, repleto de plantas e animais mortíferos que atacam e matam todo ser humano que aparece em suas proximidades. Ela se formou em torno do pequeno povoado chamado Koyle, constituído pelos refugiados terranos que naufragaram com a espaçonave Karma. O único colono imune contra essa natureza hostil era Hytawath Borl, e ele podia prover a colônia com alimentos de fora do anel.


 

Fonte de matéria

Trata-se de um objeto cósmico enigmático, pouco conhecido, mas muito importante na estrutura do Universo. Porém, no que diz respeito ao que é realmente uma fonte de matéria, até agora há apenas especulações. Tem a capacidade de exercer influência sobre galáxias inteiras. Se as fontes de matéria forem manipuladas indevidamente, podem causar uma grande catástrofe. A sua liberação total ou repressão significaria um desastre inimaginável para a área à qual ela pertence.

Enxame estelar

Também chamado abreviadamente de enxame, é uma minigaláxia móvel, que voa em uma excursão eterna por um grande número de galáxias por interesse dos Altos Poderes do cosmo, para lá promover a inteligência. Isso é alcançado através da manipulação da constante gravitacional da galáxia visitada. Um Enxame move-se continuamente por transições, protegido por um campo flexível. Este protege o enxame simultaneamente contra o efeito gravitacional da galáxia visitada e a galáxia contra o efeito gravitacional do enxame.

Irradiador psiônico

Criatura estranha, nativa do planeta Teste II, situado na galáxia Tschuschik. Ela é muito antiga e se estende por todo o planeta. É, provavelmente, sem igual em todo o Universo. Não evoluiu de alguma coisa, mas sim surgiu espontaneamente ao mesmo tempo em que começou toda a vida naquele planeta. Desde o primeiro momento, houve uma peculiaridade que a distinguiu de todas as outras formas de vida que evoluíram mais tarde: ela enviava impulsos psiônicos. Nenhuma parte dessa criatura jamais mostrou tendência para o desenvolvimento de consciência ou até mesmo inteligência.

Semipista hexadimensional

Região cósmica também conhecida como zona ou espaço dakkar. É o mesmo que semipista sextadim. Trata-se, como no espaço linear, de uma zona energeticamente neutra, mas que no caso é rigorosamente limitada e bastante restrita, situada entre o paraespaço da quinta e da sexta dimensões. Ela forma, como espaço de sobreposição pentadimensional, uma zona de libração energeticamente neutra entre a quinta e a sexta dimensões. As leis que regem essa zona são completamente diferentes das que prevalecem no espaço normal. Permite o voo espacial ultraluz.


 

Táquion

Partícula subatômica cuja velocidade teoricamente excede a velocidade da luz. O nome é proveniente do grego takhyónion, "rápido", "veloz". Embora não seja possível acelerar uma partícula com massa até que ela atinja a velocidade da luz, segundo a Teoria da Relatividade Especial, a mesma não impede a existência de partículas com velocidade superior à da luz em seu estado natural. Dado que um táquion se move mais rápido que a velocidade da luz, não podemos vê-lo se aproximando. A teoria dos táquions foi desenvolvida na Terra na década de 1960.

Constante FRESS

Unidade energética própria e não mensurável, que em última instância é a responsável para que haja uma aglomeração da massa dos grupos atômicos no cérebro e, com isso, a criação de um intelecto. O organismo humano, criado e cultivado nas suas funções orgânicas e psíquicas, possui uma radiação chamada radiação modular hipersexta. É uma constante energética hexadimensional, a chamada “frequência de referência sextadim superposta”, ou simplesmente FRESS, que cada ser humano e cada criatura altamente inteligente deve possuir, porque sem ela não poderá existir.

Páginas