Sociedade e Cultura

Conceitos sociais, religiosos, culturais, artísticos, esportivos e econômicos da narrativa.

Fonte Primordial

Conceito da sociedade dos lares, uma crença tradicional de que toda a vida se origina de uma fonte primordial e, no final, retornaria para esta. Essa crença é tão antiga quanto o próprio povo lare. Isso mostra que os lares - mais ou menos - acreditam em uma forma de renascimento. Para preservar essa tradição, eles realizam a Festa da Ponte Primordial. Ela é a maior de todas as festividades dos lares com base religiosa. Para eles, é realmente um acontecimento sagrado. Ela é celebrada a cada onze anos (correspondentes a cinco anos lares).

Inecialista

Profissional. Cientista que se ocupa com a integração extracerebral (abreviada para INEC, da qual deriva inecialismo, que é um ramo científico controverso e não oficial). Os inecialistas entendem-se, similarmente aos nexialistas, como generalistas e seguem o antigo lema: “O todo é maior do que a soma de suas partes”. Sua atuação, muitas vezes, é pouco convencional e é caracterizada pela improvisação. A integração extracerebral começou no início do século XXIV.

Robotólogo

Profissão. Também chamados de robóticos, são todos os cientistas e técnicos que se ocupam com a construção e manutenção de robôs. A formação de robotólogo é adquirida numa faculdade de robotologia. Foi onde, por exemplo, Galto Quohlfahrt adquiriu seus conhecimentos mais importantes em robotologia, antes de se infiltrar no meio dos pos-bis.


 

Técnico-rastreador

Profissão dos zaphoorenses. Eles pertenciam à tribo dos zaphoorenses da Irmandade dos Técnicos-Rastreadores, que viviam no castelo cósmico de Murcon. Os técnicos-rastreadores eram responsáveis pela gestão do patrimônio técnico dos zaphoorenses. Sua tarefa era se responsabilizar pelas espaçonaves de propriedade dos zaphoorenses. Eles eram as únicas pessoas da Grande Hospedaria (como todos os zaphoorenses chamavam o castelo cósmico) que entendiam algo sobre as espaçonaves e a viagem espacial.

Mestre da fonte

Designação dada a um líder específico do povo dos loowers. Até o ano 3580, a tarefa do mestre da fonte consistia em encontrar a fonte de matéria que poderia ser aberta com o Olho do robô dos cosmocratas Laire, do qual os loowers tinham se apossado e escondido na Terra. Para executar essa tarefa, forma-se na parte de trás do corpo do mestre da fonte o skri-marton, também chamado de a morada da fonte. A atividade do skri-marton é um dos três sinais que fazem o mestre da fonte reconhecer que ele se encontra muito próximo de seu destino.

Passagem pela Roda

Ritual religioso dos wyngers. O ponto alto da religião da Roda Universal era a peregrinação ao sistema Torgnisch onde o crente fazia escala em 12 luas, o que constituía a passagem pela Roda, e deveria formular suas preocupações em cada estação da divindade e esperar por um milagre. Os sacerdotes dos kryns procuravam, com a ajuda da tecnologia que Laire tinha deixado secretamente para eles, alcançar esse objetivo (principalmente com sucesso).

Enteléquia

Designação da mentalidade especial e visão de mundo dos loowers, que surge de sua consciência profunda ou secundária.

Sacerdote de Baalol

Título dado aos seguidores do culto de Baalol, uma comunidade religiosa dos antis, cujo objetivo é assegurar a supremacia política dos baalols na Galáxia. Também são chamados de sacerdotes anti. Os antis, abreviação de antimutantes, que se denominam propriamente de baalols, são descendentes diretos dos aconenses. Sua pátria é o planeta Trakarat, no sistema Aptut, situado na Via Láctea. Sua aparência é semelhante à dos terranos.

Marechal Solar

Título/Militarismo. Classe do estado-maior da Frota Solar. A classificação de Marechal Solar era um posto do Império Solar reservado apenas a um grupo seleto de pessoas. A insígnia de posto para marechais do Império Solar até então não foi descrita. Os comandantes da Frota Solar frequentemente também são Marechais Solares. São conhecidos como comandantes militares Michael Freyt e seu sucessor Julian Tifflor, ambos com a patente de Marechal Solar. Também o chefe da Segurança Solar geralmente ocupa a patente de Marechal Solar.

Páginas