Aqua (planeta)

Antigo quarto planeta do sistema estelar Betelgeuse, situado na Via Láctea, até a destruição de Betelgeuse III. Desde então, Aqua é conhecido apenas como Betelgeuse III. Ele é chamado de Lyrad IV pelos tópsidas. É o lar dos aquas.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outros nomes: Betelgeuse III, Lyrad IV
Sistema estelar: Betelgeuse
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 272 anos-luz (650 anos-luz)
Distância para o sistema Árcon: 34.453 anos-luz
Distância para o sistema Verth: 68.920,2 anos-luz
Diâmetro equatorial: Aproximadamente 13.000 km
Período orbital: 270 anos
Tempo de rotação própria: 48 h
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio
Tipo/superfície: Mundo aquático com um continente, a porção terrestre é de 5%
Povos conhecidos (habitantes): Aquas (seres semelhantes a focas)

Dados Gerais


É um mundo quase completamente coberto pelas águas, por isso os terranos deram-lhe esse nome. Possui um único continente cujas dimensões correspondem aproximadamente às da Europa, além de uma série de ilhas menores. Sua atmosfera é de oxigênio respirável. Seu dia é de 48 horas. No ano de 1984, tal qual os outros mundos desse sistema, Aqua era designado por um número. Ele era o número 4. Os tópsidas tinham instalado uma base nele, quando Perry Rhodan escolheu o terceiro planeta para simular a Terra perante os saltadores. Com a destruição do número três, Aqua passou a ser o número três.

Flora

Uma espécie de planta nativa são as enormes árvores largas. Elas formam cápsulas de sementes oblongas e marrons que se assemelham a uma noz e contêm cerca de duzentas sementes do tamanho de uma ervilha.

Instalações técnicas

Até o ano de 1984, serviu como bastião-fortaleza dos tópsidas, mais tarde base da frota e comercial dos terranos.

História


O planeta foi descoberto, reivindicado e expandido em uma base pelos tópsidas alguns anos antes do ano de 1984. Numerosas naves de combate dos tópsidas estavam estacionadas ali. No final do ano de 1984, o terceiro planeta no sistema Betelgeuse seria destruído pelos saltadores como uma duplicata da Terra. Ao explorar o sistema pela primeira vez, o major Conrad Deringhouse nomeou o que era então o quarto planeta, Aqua. A tripulação da nave Centauro descobriu a base dos tópsidas ali. A nave foi arrastada para o chão por raios tratores. Comparados aos tópsidas, os terranos agiam como saltadores. John McClears e Julian Tifflor foram capturados, os aquas ajudaram a libertá-los. Os tópsidas, avisados pelos terranos do iminente ataque dos saltadores, evacuaram sua base em Aqua. As forças foram transferidas para o terceiro planeta, que foi atualizado em uma fortaleza repleta de armas. Topthor voou com sua nave Top II para o quarto planeta no ataque dos saltadores, danificando a nave dos tópsidas MV-Treze. A Top II rebocou a nave dos tópsidas e pousou em Aqua. Ali, a MV-Treze atirou na Top II tornando-a um destroço. Algum tempo depois, Gucky destruiu a Top II com uma bomba atômica e, portanto, também a positrônica com os dados falsos da Terra. Topthor morreu lutando contra um tópsida. Os tópsidas foram esmagados pelos saltadores, e a base em Aqua foi destruída. No ano 2102, há anos a Terra construíra um entreposto comercial e uma base militar da frota no único continente do planeta. No curso dos decênios o nome Aqua tinha caído no esquecimento. Após a alteração na numeração planetária devido à destruição do antigo planeta Betelgeuse III, o planeta é conhecido simplesmente como “Betelgeuse III”. O posto comercial e a base da frota do Império Solar haviam sido estabelecidos com o consentimento dos aquas. Essa base também dispensou a guarnição da estação retransmissora de vigilância Ori 12-1818 no sistema Betelgeuse. Nessa época os aconenses deixaram um presente de grego para os terranos. Tratava-se de mal-se.

Nota: De acordo com o catálogo Hipparcos, a distância até Betelgeuse atualmente é estimada em 640 ± 150 anos-luz. De acordo com isso, Rainer Castor colocou 650 anos-luz no Spartac.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR48, PR49, PR103, Spartac 2.1.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Aqua”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: