Barrayd
Povo inteligente e não humano. Junto com as ayindis, era um dos dois povos que existia no Arresum antes que os conceptos, entre outros, começassem a colonizar o Arresum no século XIII NCG. Foram criados pelos bióforos que o Poderoso Batalik lançou no Arresum.
Aparência
Externamente, os barrayds são criaturas humanoides que possuem cerca de 1,40 m de altura. Sua estrutura corporal parece bastante frágil. Eles têm cabeças bastante grandes, de crânio redondo, completamente sem pelos e cercadas por uma derme branca albina. As bocas são muito pequenas e redondas, assim como os dois olhos pretos no terço superior do rosto. Há um órgão combinado protuberante em ambos os lados do pescoço que serve como instrumento de audição, respiração e olfato ao mesmo tempo. Em vez de um nariz, um grão individualmente diferente cobre o meio do rosto. Os membros barraydianos são divididos em duas partes. Os braços e as pernas consistem cada um em um côvado e um raio. O membro inferior é sempre duas vezes mais longo que o superior. Isso resulta em uma marcha estranha e cambaleante.
Imunes
Os imunes são considerados uma mutação imprevisível dos barrayds. São indivíduos vegetantes que levam uma vida em câmera lenta. Eles não toleram luz clara, falam dez vezes mais devagar que os barrayds normais e se movem como sombras caminhando através de um meio viscoso e emborrachado. Os imunes existem sem energia vital. Sua existência é construída sobre uma base diferente e pouco clara que não permite a reprodução. Sem ajuda, eles não podem cuidar da alimentação nem se defender de inimigos. Estritamente falando, os imunes não estão vivos e podem sobreviver à radiação mortal do Abruse, razão pela qual foram o único ponto positivo dos barrayds na luta contra o Abruse até a chegada dos portadores de ativador celular.
Mundo natal
Originalmente, chamavam-se barayenses e viviam na galáxia Fereat. Depois de perderem contato com as ayindis, eles se esconderam do Abruse na Nebulosa Nihhat por dois milhões de anos. Eles fundaram seu novo lar no planeta Yolmor, situado no sistema Dolphor.
Espaçonaves conhecidas
- Acoram, Mocodam.
Barrayds conhecidos
- Herth, Moád, Semiodd, Tje Minas.
Imunes conhecidos
- Amarina, Gidead, Isouder, Kedard, Mineseed, Nuigii, Ouidane, Phaolar, Shoota.
História
[...]. Os barayenses já foram aliados das ayindis contra o Abruse. Há dois milhões de anos, o enclave dos barayenses tinha dois milhões de anos-luz de diâmetro e o enclave das ayindis tinha cinco milhões de anos-luz de diâmetro. Nesse ponto, a ligação entre os dois aliados foi quebrada quando o canal entre os dois enclaves foi cortado pelo Abruse. Após seu contato com as ayindis, deixaram Fereat, esconderam-se na nebulosa Nihhat e daí em diante se autodenominaram barrayds (“o povo que fugiu”). [...]. No ano 1217 NCG, os portadores de ativador celular encontraram os barrayds no Arresum, que inicialmente consideraram por precursores do Abruse, porém, no último momento os galácticos conseguiram convencer os barrayds e contra-atacaram uma ofensiva do Abruse. [...].
Fontes
- PR1721, PR1722, PR1730, PR1749.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Barrayd”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.