Caotarca

Conceito cosmológico. Também conhecidos como potências do caos, eles pertencem aos altos poderes do Multiverso, assim como os cosmocratas.

Dados Gerais


São os adversários dos cosmocratas, já que, ao contrário desses, promovem o caos e a entropia no Cosmo. Muito pouco é conhecido sobre eles e mesmo sobre os próprios cosmocratas. O objetivo de longo prazo deles é transformar todos os universos do Multiverso em universos protocaóticos, que então formariam um Negaverso. De acordo com o modelo de cascas de cebola, os caotarcas (arquitetos do caos) se desenvolvem a partir de sorvedouros de matéria, que, por sua vez, surgem de superinteligências negativas (dedicadas à evolução caótica). Presumivelmente, os caotarcas influenciam todos os universos do Multiverso de alguma forma. Um dos maiores recursos de poder das potências do caos são os caotênderes. O ativador celular atual de Reginald Bell teve sua polarização invertida após ser “recunhado” segundo a orientação dos caotarcas, para que o terrano pudesse acessar as passagens da Cidade Onipresente.

O habitat


Os caotarcas vivem na região além dos sorvedouros de matéria. No entanto, nada se sabe sobre esse habitat, semelhante ao espaço além das fontes de matéria. Como os cosmocratas, eles estão sujeitos à chamada síndrome de transformação durante a transição para o universo normal. No entanto, podem evitar isso caso se manifestem em uma negasfera sobre a Cidade de Negane.

Os auxiliares


As organizações

As Frotas Terminais são enormes formações de frotas que atendem a diversos propósitos. A mais recente é Traitor: uma organização entre universos fundada por volta do ano 65 milhões AC. Elas não são usadas apenas para ofensivas militares, mas também fornecem uma infraestrutura de apoio para muitos projetos e empreendimentos das potências do caos (por exemplo, proteção e estabelecimento de uma protonegasfera e construção de caotênderes). O Senhor dos Elementos foi baseado no Decálogo dos Elementos, criado por volta do ano 50 milhões AC. Esse foi uma compilação de vários povos especializados, indivíduos e entidades e foi usado principalmente para operações de sabotagem e guerra-relâmpago em escala galáctica. Com o retorno de Triicle-9 (esse é o nome original do Rubi Gelado) ao seu lugar no Código Moral (ano 429 NCG) o poder das forças do caos acabou, juntamente com a negasfera da qual se originou o Senhor dos Elementos. Xpomul criou uma organização no universo Tarkan por volta do ano 10 milhões AC com o Hexameron para acelerar sua contração. Uma tropa de ataque de Xpomul são os campeões de Xpomul. Outras organizações incluem os pioneiros dakkar, as hostes transreais de Fhauc, os esquadrões perdidos de Traitor e muitos mais.

Indivíduos

Os informantes dos caotarcas, como Kintradim Crux, atende pelo nome Crux. Kintradim Crux permaneceu na negasfera do Senhor dos Elementos por 1.000 anos para se tornar um informante dos caotarcas. Xpomul o nomeou arquiteto e comandante da Zentapher 37. Outros agentes e servidores incluem robôs como o Zen-Skogo, os nascidos sombrios, encarregados como Goriatch, “o propício”, Twarion Uruc, vários duplos de Saddreyu e muito mais.

Caotarcas conhecidos


Alguns caotarcas conhecidos são:

  • Cadabb, Whyroo, Xpomul (fundador do Hexameron) e Xrayn (líder das hostes de Traitor).

História


Por volta do ano 546 milhões AC

O enxame primordial Litrakduurn se materializou em múltiplas ondas há 546 milhões de anos, perto da Via Láctea, onde foi atacado pelas forças dos caotarcas. O enxame primordial se dissipou após a destruição do campo flexível. A maioria dos sóis e planetas de Litrakduurn foram absorvidos pela Via Láctea. Apenas o núcleo do enxame primitivo sobreviveu na forma do aglomerado globular Ômega Centauri. A liberação de parte dos bióforos presumivelmente levou a uma explosão de vida na Via Láctea. Essa pode ser a origem da explosão cambriana na Terra há 542 milhões de anos.

Aproximadamente no ano 100 milhões AC

Após a espiritualização de Saddreyu, as forças do caos o trocaram por um duplo para ter um sabotador na Armada Infinita em tempo útil. Presumivelmente, as forças do caos estiveram envolvidas no desaparecimento do cosmonucleotídeo Triicle-9 no ano 100.777.133 AC. De qualquer forma, eles cronometraram a chegada da nave saddreykarense que retornava para distrair Ordoban no momento crucial. O sósia de Saddreyu também contribuiu para a distração.

Por volta do ano 80 milhões AC

Quando a espaçonave Arca dos v'aupertirs invadiu a negasfera criada pelo desaparecimento de Triicle-9 por volta do ano 80 milhões AC, o caotarca Xpomul interveio e ajudou a criar o Senhor dos Elementos.

Aproximadamente nos anos 76-70 milhões AC

Essa foi uma época de conflitos particularmente violentos entre os poderes do caos e da ordem. Os caotarcas, por razões desconhecidas, sabotaram os esforços de paz dos cosmocratas na galáxia Serdragon enviando o Elemento da Escuridão por volta do ano 70 milhões AC. Um acidente criou um quantum da escuridão que se conectou a um campo potencial fornecido pelos cosmocratas. Assim nasceu Koltoroc.

Por volta do ano 69 milhões AC

Koltoroc foi recrutado para as forças do caos. Foi planejada uma estrutura de frotas chamada Traitor. Em algum momento entre os anos 68 milhões e 60 milhões AC (data exata desconhecida), Traitor foi fundada.

Por volta dos anos 52-51 milhões AC

O servo dos caotarcas Twarion Uruc ofereceu o quantum da escuridão e os cortadores da fonte para se unir aos investigadores obscuros. O caotarca Xrayn aceitou os investigadores obscuros nas fileiras dos poderes do caos. Os investigadores obscuros foram incorporados à Frota Terminal Traitor por ordem de Xrayn por volta do ano 51 milhões AC.

Aproximadamente no ano 50 milhões AC

Com o Decálogo dos Elementos, o Senhor dos Elementos criou um importante meio de poder para os poderes do caos no universo einsteiniano.

Aproximadamente nos anos 25-20 milhões AC

Por volta do ano 25 milhões AC (“alguns milhões de anos” antes do ano 20 milhões AC) um caotênder sem nome provavelmente foi construído. De qualquer forma, foi nessa época que o planeta natal dos protynenses foi transformado em um kabinete. Por volta do ano 20 milhões AC, o caotarca Xrayn queria transformar a galáxia Tare-Scharm em uma negasfera com a ajuda de Traitor para iniciar uma campanha contra o cosmogênio Doriicle a partir daí. O caotênder Infather também deveria ser construído ali para apoiar a campanha. Como a superinteligência Archetim queria impedir isso com uma retroversão, a Via Láctea também foi arrastada para esse conflito e atacada por um guarda pressor de Traitor. Como a retroversão foi bem-sucedida, os caotarcas presumivelmente desistiram da campanha em Tare-Scharm.

Aproximadamente no ano 10 milhões AC

Xpomul confiou no Hexameron dos Seis Dias sob a orientação do Senhor Heptamer. Esses eram sete poderosos que renunciaram aos cosmocratas. Há dez milhões de anos, no Concílio de Amringhar, o Senhor Heptamer proclamou a intenção do Hexameron de apressar a expiração dos Seis Dias em Tarkan (ou seja, a inevitável morte por calor desse universo).

Aproximadamente no ano 7 milhões AC

Um encarregado dos caotarcas informou a entidade Gon-Orbhon sobre o cadáver da superinteligência Archetim dentro do Sol e a aconselhou a explorar a joia sextadim para se tornar uma superinteligência.

Aproximadamente no ano 3,3 milhões AC

Quando os cosmocratas realocaram a fonte de matéria Gourdel para Erranternohre, uma batalha aconteceu nessa galáxia no ano 3.308.757 AC, destruindo dois caotênderes e duas fábricas cósmicas. Os caotarcas então moveram o sorvedouro de matéria Jarmithara para Erranternohre para restaurar o equilíbrio.

Aproximadamente no ano 2,8 milhões AC

Os cosmocratas queriam fundar uma nova ordem dos cavaleiros das profundezas com a Catedral Dommrath na galáxia Kohagen-Pasmereix por volta dessa época. A batalha de Kohagen-Pasmereix ocorreu entre nove caotênderes e nove fábricas cósmicas. A galáxia Kohagen-Pasmereix foi destruída. Devido à fuga do caotênder Zentapher para a galáxia vizinha Pooryga, as forças da ordem ganharam vantagem. Embora tenham vencido esse confronto, elas perderam todos os nove comandantes de suas fábricas cósmicas no processo. Todos os caotênderes (exceto Centapher) foram destruídos.

Aproximadamente no ano 2 milhões AC

O caotarca Xpomul aumentou a constante gravitacional em Tarkan para acelerar sua contração.

Aproximadamente no ano 64.000 AC

O batedor Goriatch trouxe o aviso aos estatísticos pangalácticos para não ficarem do lado dos cosmocratas.

Aproximadamente no ano 50.000 AC

Há 50.000 anos, quando Estartu veio em auxílio da comunidade Kansahariyya na galáxia Hangay, a constante gravitacional em Tarkan foi normalizada. Em algum momento entre os anos 45.000 e 15.000 AC (de acordo com a estimativa de Icho Tolot), os preparativos foram feitos pelas forças do caos para transformar a galáxia Hangay no universo Tarkan no futuro distante em uma negasfera. A ordem para isso veio do Senhor dos Elementos.

No século V NCG

Quando Perry Rhodan e a Armada Infinita partiram no ano 428 NCG a fim de ativar os cronofósseis para levar Triicle-9 de volta, o Senhor dos Elementos tentou evitar isso usando o Decálogo, pois isso faria sua negasfera desaparecer e ele perderia seu sustento. No curso desses conflitos, o Decálogo dos Elementos foi destruído e no ano 429 NCG o Senhor dos Elementos foi devolvido com a ajuda de uma arma porleyterana. A fim de evitar que Triicle-9 retornasse para a Montanha da Criação, os caotarcas enviaram uma pequena frota (aproximadamente 7.000 naves espaciais levemente armadas) para bloquear o poço. No entanto, a nave SOL conseguiu atravessar e ela conseguiu preparar o poço. As naves do caos tiveram que partir sem ter conseguido nada.

No século XIII NCG

Em 30 de abril do ano 1291 NCG, Perry Rhodan, representando a Coalizão de Thoregon, negociou o Tratado de DaGlausch com o cosmocrata Hismoom. Quando Perry Rhodan perguntou o que os caotarcas fariam, Hismoom riu dele: ele garantiu que o caos também manteria esse tratado.

No século XIV NCG

De acordo com as observações dos estatísticos pangalácticos, 16% de todas as intervenções na estrutura cósmica no universo normal podem ser rastreadas até os caotarcas. A proporção de cosmocratas era de 21%. Isso significa: 63% de todas as intervenções na estrutura cósmica remontam a outros poderes, a vida em si - como Thoregon. Não está claro se os caotarcas estiveram envolvidos no aumento da hiperimpedância no ano 1331 NCG. Cairol disse no ano 1312 NCG:

  • Citação: “[...]. Os altos poderes decidiram restringir a própria vida de maneira eficaz. A resistência hiperfísica é aumentada em todo o Universo.” [...].
  • Nota: Como Traitor ficou surpreso com isso, é questionável se os caotarcas tiveram alguma participação nisso.

No mais tardar no mesmo ano, a Frota Terminal Traitor começou com os preparativos para a conquista do Grupo Local. Os condutores da paz observaram uma formação em Hangay que mais tarde foi identificada como os investigadores obscuros. Traitor deveria assegurar a negasfera emergente de Hangay e providenciar a construção do caotênder Vultapher. O Sábio Mundial de Azdun especulou que isso seria o início de uma campanha pela qual o caotarca Xrayn (re)conquistaria o cosmogênio Doriicle. No mais tardar, no ano 1329 NCG, tropas de Traitor estavam ativas em Hangay. No ano 1337 NCG, alguns galácticos encontraram uma unidade dos prophozeutenses, os batedores da Frota Terminal, no Recife de Antares. No ano 1344 NCG, Traitor iniciou o ataque à Via Láctea com uma tentativa de assassinato pelos assassinos do caos na Conferência de Reconstrução dos Povos. Pouco tempo depois, Traitor se revelou militarmente na Via Láctea. Em novembro desse ano, foi anunciada a diretiva Traitor. Ao mesmo tempo, os Obeliscos Obscuros foram implantados. No ano 1345 NCG, os primeiros protokabinetes para Vultapher foram feitos a partir dos planetas Xoelyar e Drorah. Kirmizz, o futuro piloto de Vultapher, chegou perto de Hangay. Em Hangay, no ano 1346 NCG, ciclones entrópicos foram implantados para acelerar o crescimento das células protocaóticas. Koltoroc esteve pessoalmente presente em Hangay. No ano 1347 NCG, a construção de Vultapher começou sob o codinome Complex Astrovent perto do Mundo dos Cem Sóis. Os galácticos, junto com o Núcleo e alguns quanta da escuridão rebeldes, conseguiram matar o Progress Verdadeiro Antakur de Bitvelt. Isso deixou as tropas de Traitor na Via Láctea sem um comandante supremo. Atrás da muralha central de Hangay, a estação espacial Gloin Traitor continuou a se expandir. Após várias batalhas espaciais, os galácticos (graças ao Cheos-Tai e ao Sábio Mundial) conseguiram destruir Gloin Traitor. Três mensageiros cósmicos e o Núcleo realizaram a retroversão de Hangay. Perry Rhodan matou Koltoroc. Vultapher e Traitor se retiraram do Grupo Local.

No século XXI NCG

No ano 2071 NCG, o caoportador Fenerik encalhou na galáxia anã Cassiopeia.

Créditos: 

Fontes


  • PR1259, PR1261, PR1269, PR1300, PR1999, PR2093, PR2147, PR2199, PR2300, PR2328, PR2333, PR2400, PR2447, PR2459, PR2475, PR2480, PR2481, PR2482, PR2492, PR2494, PR2499, PR2679, PR2850, PR2890, PR2981, PR3100, PR3103.
  • Intrawelt nº 3.
  • Fanzine: Nathan nº 08 (de um artigo de CAFM) (PRFCB).
  • Glossário: PR3011.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Chaotarchen”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: