Ras Tschubai
Mutante terrano, de origem africana. Ele foi um membro-fundador do antigo Exército Secreto de Mutantes de longa data e um portador de ativador celular, frequentemente era considerado o terceiro homem depois de John Marshall e Tako Kakuta.
Descrição Física
Media quase 2 m de altura. Sua altura elevada era um fato que dava mostras de sua descendência dos chefes das tribos guerreiras do Sudão.
Cicatrizes tribais
Como um africano, ele estava atrasado para as cicatrizes tribais. Durante as férias no ano 2435, ele visitou o major Tschai Kulu em sua cidade natal. Kulu contou-lhe como havia conseguido suas cicatrizes - em um acontecimento por ocasião de sua despediu da Academia Espacial. Prontamente, ele organizou um acontecimento para Ras Tschubai, no qual o álcool fluiu livremente. Cheios de bebidas alcoólicas, dois estudantes de intercâmbio tibetanos, armados com bisturis, despiram a parte superior do corpo e lhe deram quatro feridas maravilhosas no peito. Em seguida, as feridas foram tratadas com uma tintura que deixaram feias cicatrizes azul-vermelho. Desde essa época, ele ressentiu-se contra Tschai Kulu e o evitou o máximo possível.
Características Psicológicas
Tschubai era um pragmático muito tímido, inteligente e de pensamento frio, que tinha uma fé profunda em Deus. Como teleportador, ele desenvolveu reflexos surpreendentemente bons para ser capaz de reagir rapidamente em situações perigosas. Ele às vezes era referido como um temerário. O conhecido círculo de amigos de Tschubai se limitava ao Exército de Mutantes e outros portadores de ativador celular. Especialmente Gucky, também teleportador, era um de seus amigos mais próximos. Tschubai esteve com uma companheira por “uma geração”, provavelmente no século XXIV. A descendência emergiu dessa conexão. Um descendente que viveu no século XVI NCG foi Col Tschubai. Durante a crise dos lares, ele flertou “desesperadamente” com Ery Noublish. Em muitas missões nas quais encontrou inimigos da Humanidade pela primeira vez, ele foi referido por eles como um “fantasma negro”. Isso também gerou algumas piadas entre os astronautas: assim Perry Rhodan uma vez disse que Tschubai só precisava sorrir para fazer alguém desmaiar. Até Merkosh, cuja figura era muito mais bizarra do que a do africano, brincava durante essas missões que ele devia ser uma figura de terror para seus inimigos. Tschubai adorava chocolate. Ele não bebia álcool, mas fumava um cigarro de vez em quando.
Paracapacidade
Ras tinha o dom da teleportação. No ano de 1975, sua distância máxima era de 50.000 quilômetros. No ano 426 NCG, ele superou facilmente uma distância de 150 segundos-luz com um único salto. Trabalho científico: Mais tarde, ele obteve o seu doutorado com uma dissertação, cujo título exato era “Medidas cibernéticas-psiquiátricas em modos de trabalho alógicos de sistemas positrônicos-robóticos”, quando já fazia parte do Exército de Mutantes há muito tempo.
História
Os anos iniciais
Ele nasceu em 15 de novembro do ano de 1947, na cidade de El Obeid, um lugarejo no Sudão, na África, onde passou a sua infância ali com um número desconhecido de irmãos e irmãs. Apenas sua irmã Sarah é conhecida pelo nome. Existem numerosos descendentes de seus irmãos com o nome “Tschubai”. Seus avós e pais lutaram pela independência contra os brancos e ainda dominavam as técnicas tradicionais de caça. No entanto, esse conhecimento já não foi transmitido a ele mesmo. Estudou na Índia e viveu dois anos em Moscou. Certa vez, num momento em que sua vida correu um grave perigo, descobriu a capacidade de, pela simples força do seu desejo, transportar-se para outro lugar. Naquela oportunidade, em plena selva africana, um leão saltou sobre ele, mas a pata do animal apenas atingiu o ar. O medo fez com que desejasse estar em outro lugar — e de fato estava, longe do perigo. Ras desapareceu, para reaparecer em sua aldeia natal em El Obeid, um lugarejo no Sudão, a três mil quilômetros de distância. Com esse incidente, teve início sua carreira de teleportador. Depois disso, passou a desenvolver sua capacidade parapsíquica, tornando-se capaz de dar saltos precisos, juntou-se a Perry Rhodan e passou a ser um dos amigos em que o antigo Administrador-Geral depositava maior confiança. Era considerado um dos teleportadores mais eficientes do Exército de Mutantes.
Na época da Terceira Potência
Reginald Bell e Tako Kakuta sequestraram Ras Tschubai em nome da Terceira Potência para o deserto de Gobi para recrutá-lo para o Exército Secreto de Mutantes. Apesar do sequestro, ele consentiu. No ano de 1971, foi incorporado ao Exército de Mutantes. Na época do Império Solar, juntamente com Gucky, realizou várias missões que tiveram uma influência decisiva nos destinos da Terra.
Outras ações conhecidas para o Exército de Mutantes
Ele e Fellmer Lloyd eram considerados os únicos mutantes da primeira geração cujas capacidades não eram devidas à irradiação radioativa, mas eles eram o resultado de um processo natural. No ano 2326, recebeu um ativador celular, sendo que até então vinha recebendo a ducha celular, tornando-se relativamente imortal. Em 21 de novembro do ano 2435, quando em missão no sistema estelar da Estrela de Jellico, ele foi transferido para o passado da Terra por cerca de 10.000 anos, por um curto período de tempo. Durante as férias com Tschai Kulu em sua cidade natal, dois estudantes sentiram falta das longas cicatrizes tribais do teleportador. O tratamento com uma tintura deixou feias cicatrizes azul-vermelho no peito. Em 3 de março do ano 2436, Tschubai pertencia ao comando que libertou os dois halutenses do planeta prisional. Durante um salto de teleportação, ele colidiu com campos defensivos e viajou com Gucky por um curto período de tempo, cerca de 5.000 anos no passado. Ali, ele experimentou com Gucky em condição semimaterial a rebelião das bestas-feras.
Durante o conflito com os cappins
Ras Tschubai foi um dos poucos mutantes que sobreviveu à Segunda Crise de Geração. No início de julho do ano 3437, o teleportador voou para a galáxia Gruelfin a bordo da nave Marco Polo. Operação no planeta Lofsoog em meados de agosto do ano 3437. No final de setembro do ano 3437 ele participou de um comando que o levou para o planeta Schakamona. Ali, ele sequestrou o pseudocorpo de Vavischon. Em 19 de outubro do ano 3437, ele retornou para a Marco Polo. Tschubai pertencia à equipe de pesquisa que em novembro do ano 3437 lidou com o armazenamento de dados do planeta-arquivo Molakesch. Tschubai acompanhou Ovaron e Perry Rhodan em meados de fevereiro do ano 3438 para outro teste na base subterrânea do planeta First Love. Enquanto os takeranos atacavam o planeta, ele, juntamente com os outros companheiros, entrou no cativeiro do Taschkar. Todos os prisioneiros foram levados para o planeta Takera. Em meados de março do ano 3438, os prisioneiros de Takera conseguiram fugir. Em 2 de abril do ano 3438, uma operação seguiu para a estação no centro da nuvem vermelha Terrosch.
Durante a crise do Enxame
[…].
Durante a crise dos Antigos Mutantes
Quando o Novo Exército de Mutantes foi fundado no ano 3444, Ras Tschubai tornou-se o vice-líder e era o único teleportador terrano. Além disso, junto com Fellmer Lloyd, ele era o único mutante sobrevivente terrano do século XX que deveu sua paracapacidade a uma mutação natural e não à irradiação radioativa. Pertencia ao grupo que acompanhou Perry Rhodan a bordo da nave Timor até o planeta Asporc.
Ações conhecidas para o Novo Exército de Mutantes
[...].
O xadrez cósmico
No ano 3456, Tschubai foi lançado com a tripulação da Marco Polo no decorrer do jogo de xadrez cósmico entre Aquilo e Anti-Aquilo para o universo paralelo. Ali, ele escorregou em Terra II no papel de seu reflexo negativo Ras Tschubai II. Depois de ser desmascarado, ele foi torturado durante um interrogatório por Gucky II quase até a morte antes de conseguir escapar de Império Alfa. Graças a uma missão de resgate de Gucky, ele conseguiu escapar da Terra II.
Durante o conflito com o Concílio
Em janeiro do ano 3459, Tschubai participou do voo da nave MC-8 para o planeta Hetossa. A missão no planeta Hoptrec-Haich aconteceu em fevereiro desse ano. Durante a expedição da Marco Polo para o Punho de Provcon, ele foi suspeito de matar o provconês lutador da resistência Izal-Ronon no planeta Gaia. No entanto, a cooperação exemplar entre os provconeses e os terranos levou rapidamente à determinação do verdadeiro assassino. Em agosto desse ano, ele participou do voo da nave Cagliostro para o transmissor solar Arqui-Tritrans. Ali, ele trabalhou na equipe de Atlan. Após retornar ao Sistema Solar em 4 de dezembro, ele se envolveu na operação contra Factory Range no planeta Olimpo. Em 7 de março do ano 3460, ele estava na Terra e foi transferido com ela para o Turbilhão Estelar. No início de abril desse ano, ele participou da exploração do Turbilhão e foi usado contra as espaçonaves dos ploohns no sistema Papillo. Pouco tempo depois, ele lutou contra os ploohns no planeta Stiemond. Em 6 de junho, Tschubai assumiu o comando de alguns mutantes e oficiais especiais a bordo da Marco Polo, que ele liderou algumas horas depois para a Batalha do Abismo. No mesmo dia, Perry Rhodan o nomeou comandante-chefe da frota terrana no Abismo. Depois que a Marco Polo cruzou o Abismo para a galáxia Ploohn-Nabyl, Tschubai ordenou a descentralização da frota. A nave capitânia foi escondida em uma coroa solar e algumas horas depois a missão dos mutantes começou no planeta Zvermaysch. Ali, ele foi capturado junto com Tatcher a Hainu e Dalaimoc Rorvic e foi transportado para o planeta Kneys. No mundo principal dos ploohns, ele foi levado perante a rainha Jaymadahr Conzentryn. Mais tarde, ele e seus companheiros conseguiram escapar. Eles encontraram abrigo no esconderijo de Kayzihr Mandaynah por enquanto, mas foram presos pela segunda vez. Tschubai foi libertado em 25 de junho após a conclusão da trégua entre os terranos e os ploohns. Ele participou das negociações no planeta Caysire e participou do roubo dos mopoys locais. No início de agosto, ele acompanhou os cientistas que deveriam supervisionar no planeta Castelo de Goshmo a transferência da Terra para a órbita do sol Medalhão. No dia 10 desse mês, ele resgatou o professor Goshmo-Khan das instalações subterrâneas de Zeus.
Na época da afilia
Pouco antes do banimento da Terra afílica (ano 3540), Tschubai ajudou Perry Rhodan a realizar a Operação Lady Emotion. No ano 3540, foi um dos exilados da Terra a bordo da SOL.
Como comandante da nave CS-2
No ano 3578, participou do voo da CS-2 de Balayndagar até a Via Láctea. Na Via Láctea, ele preparou a chegada de Perry Rhodan com o resto da SOL, agindo com a CS-2 como uma nave-sombra. Ele apoiou a fundação da COPOG, entregando as coordenadas da conferência secreta aos halutenses Jotan Menc e Lraton Perlat e impedindo a traição da conferência por Kerson Paarunoc com a CS-2. No ano 3581, Ras Tschubai estava sofrendo de câncer por um curto período, apesar de seu ativador celular. No entanto, isso não o impediu de banir o perigo pela falsa Marco Polo. Durante esse período, quando ele colocou o seu ativador celular sobre uma pessoa ferida, iniciou o processo de cura com aquele medicamento administrado. Após a aniquilação da falsa Marco Polo, a CS-2 entrou no Punho de Provcon, onde esperou o retorno da CS-1. Em outubro do ano 3581, as partes da nave foram remontadas. A SOL reunida, em seguida, voltou à Via Láctea.
O regresso para a Via Láctea
Depois de chegar à Via Láctea, Ras Tschubai ajudou a libertar alguns keloskianos que haviam caído em uma posição embaraçosa no planeta Rolfth. No final do ano 3581, ele era membro de uma pequena delegação que queria entrar em contato com a COPOG no planeta Surfon. O objetivo era motivar a COPOG a agir com mais propósito contra o Concílio. Os agentes do NIE que desaprovavam esses planos paralisaram o teleportador em uma operação de resgate para levá-lo como refém. Mas Fellmer Lloyd viu através do jogo e o soltou imediatamente. Pouco tempo depois, ele se encontrou no sistema Fandmann com o multiciborgue Herthor Smolk e permitiu que Smolk conversasse com Perry Rhodan. No decurso da entrevista, Herthor Smolk se matou.
Durante a busca pela Terra desaparecida
No ano 3582, participou do voo com a SOL para a galáxia Dh’morvon, para procurar pela Terra perdida. Nesse ano, ele foi designado como comando da nave auxiliar Bicho-da-Seda, que deveria procurar pela Módulo. Assim, ele ficou temporariamente sujeito à influência mental do Graviholl. Ele pertencia ao pequeno grupo liderado por Perry Rhodan, que entrou pela primeira vez na Módulo. Após a recuperação do Comp, ele teve que lutar contra Choolk, o representante da Imperatriz de Therm. Assim, ele perdeu temporariamente o controle de suas capacidades e foi parar na enfermaria de bordo. Depois do pouso em Alwuurk, ele secretamente contatou Duun 13 para convencê-lo a ajudar os terranos. Pouco tempo depois, ele com Gucky tentou coletar algumas informações. Os dois encontraram uma casa onde os choolks depositavam seus ovos e que estavam obviamente indignados por que os terranos foram selecionados pela Imperatriz. Eles tentaram roubar um ovo para esclarecer os choolks sobre a situação. Durante a fuga eles foram presos e trancados. Pyttcor 17 disse a ele que os choolks sabiam sobre controle de natalidade e que o roubo era um tabu e que eles seriam executados. Duun 13, que assistiu a tudo, libertou os dois, no entanto, porque não queria que houvesse uma guerra com a SOL. Ele também percebeu que Tschubai e Gucky tinham boas intenções. Como o cristal do peito como todos os cristais afetava os dois mutantes, ele o retirou e o colocou sob um campo de proteção. Tschubai e Gucky estavam cientes de que esse gesto era de tremenda importância e Duun 13 se tornou um forasteiro. Eles lhe ofereceram fugir com eles para a SOL. No entanto, ele não quis deixar seu povo. Em vez disso, ele ajudou Gucky e Tschubai o máximo que pôde. Gucky conseguiu forçar algumas espaçonaves a se baterem telecineticamente, embora as radiações o afetassem pesadamente. Quando a superioridade se tornou grande demais, eles tiveram sorte, porque todo o povo dos choolks permaneceu imóvel, enquanto o Pruuhl deslizava do ovo. Nesse momento, Gucky e Tschubai aproveitaram para voltar para a SOL. Duo 13, no entanto, entrou no Muutklur.
A busca por Bardioc
No ano 3585, visitou a estação espacial Parxtorv, a ilha entre as estrelas. Pouco depois, acompanhou o transporte do cérebro de Bardioc até a Imperatriz de Therm.
Durante a busca pela nave semeadora Pan-Thau-Ra
No ano 3586, participou do voo para a galáxia Tschuschik na busca pela Pan-Thau-Ra.
Durante a busca pelos castelos cósmicos
Ele acompanhou a BASE na sua busca pelos castelos cósmicos. Quando a BASE chegou ao castelo cósmico de Ariolc e Galbraith Deighton recebeu radiação perturbadora que era loucura, Rhodan decidiu que Tschubai, junto com Alaska Saedelaere, deveria formar um esquadrão avançado para olhar em volta. Ele o considerou mais cauteloso que Gucky, que estava ansioso para assumir a tarefa. No entanto, essa precaução não ajudou, porque Tschubai foi vítima da síndrome de Ariolc imediatamente após a chegada ao castelo. Isso só terminou quando Rhodan, Atlan e Jost Seidel conseguiram neutralizar a radiação. Ele desligou um transmissor telepático em Matazema que afetava todo o povo dallazeno para se mudar para o castelo cósmico de Kemoauc. Em 26 de setembro do ano 3587, ele lançou uma tentativa altruísta de libertar Aquilo do sorvedouro de matéria Jarmithara. Isso não foi possível, mas Aquilo o recompensou com um olhar único primeiro nas galáxias do Universo e depois na estrutura dos universos, que era incrivelmente simétrica. Tschubai, que recentemente apreendeu uma narrativa do concepto duplo Ellert/Ashdon de anseio por conhecimento sobre o Universo, percebeu que a Humanidade havia visto pela primeira vez uma pequena seção de todo o ser e que o caminho para se encaixar na ordem cosmológica e encontrar seu caminho, ainda seria muito longo. Um pouco mais tarde, ele decidiu não se juntar em Aquilo, mas permaneceu junto com Fellmer Lloyd e Gucky ao lado de Rhodan. Em outubro do ano 3587, junto com Gucky, ele deveria levar Kemoauc e Laire para as naves semeadoras no sistema estelar Trago. Em dezembro do ano 3587, quando a BASE chegou no Mundo dos Cem Sóis, Ras e Gucky se teleportaram para a superfície do planeta.
Na época da Hansa Cósmica
No ano 424 NCG, Ras participou da missão Ponte do Tempo. No início de março do ano 425 NCG, Ras estava a bordo da nave da classe Nebular Milky Way. A partir de maio do ano 425 NCG, Ras Tschubai participou da expedição para o aglomerado estelar M-3.
Durante o conflito com a Armada Infinita
No ano 426 NCG, Tschubai estava a bordo da BASE, que partiu com a Frota Galáctica para o Rubi Gelado em 10 de março. Em 15 de março, os galácticos chegaram ao seu destino e encontraram uma grande e incontrolável frota que não pôde ser completamente apreendida, mesmo com os melhores dispositivos de localização: a Armada Infinita. Em 6 de abril, Tschubai e Gucky partiram em uma missão de investigação. Eles entraram em contato com dois povos da Armada e descobriram que o Rubi Gelado deve ser idêntico a um objeto chamado Triicle-9. Por meio de seu mensageiro Eric Weidenburn, o Coração da Armada exigiu que a Frota Galáctica fosse incorporada à Armada Infinita. Pressionado por várias unidades da Armada, só havia uma saída: a frota voou para o Rubi Gelado. A frota alcançou M-82, mas o efeito confete espalhou todas as unidades indiscriminadamente pela galáxia. Dez cruzadores decolaram da BASE em 12 de junho. Ras Tschubai, Perry Rhodan, Fellmer Lloyd, Irmina Kotschistowa, Gucky voaram com a nave Cobra para esclarecer o destino de quatro espaçonaves galácticas que Tschubai havia descoberto anteriormente. As naves foram encontradas sem tripulação e os cruzadores se espalharam para procurar as tripulações desaparecidas. Rhodan e Lloyd avançaram para o prateado Schovkrodon na estação Proxkon. Lloyd procurou contato telepático com Gucky, então o ilt e Tschubai se teleportaram para a estação prateada. Schovkrodon fugiu, mas já havia ameaçado os galácticos com o martelo solar. Os outros nove cruzadores foram chamados pelo rádio. A Proxkon explodiu como uma consequência tardia da luta. Em 21 de junho do ano 426 NCG, os dez cruzadores retornaram à BASE. Na segunda metade do ano 426 NCG, a tripulação da BASE começou a desenvolver o planeta BASE-Um como um mundo-base. Enquanto a obra ainda estava em andamento, o martelo solar foi atacado. A arma dos ferreiros da Armada pegou a base sob fogo. Os relâmpagos, que eram mais rápidos do que a luz, causaram estragos. Rhodan enviou a nave Cérbero especialmente equipada, que mergulhou na coroa solar. Ras Tschubai e Gucky seguiram como cobertura com o cruzador Gingal. A Cérbero rastreou o martelo solar e o destruiu. A Cérbero também foi destruída no processo; Tschubai e Gucky foram capazes de salvar todos os cientistas, exceto Bom Gerard. Depois que os dados que Roi Danton trouxe do planeta Nand foram avaliados em 23 de setembro, Ras Tschubai, Gucky e Jen Salik partiram com o cruzador Sedar. O objetivo era rastrear a jangada da Armada e, finalmente, um ferreiro da Armada.
Durante a ativação dos cronofósseis
[...].
Durante o contato com os viajantes da rede
[...].
Durante a expedição para Tarkan
[…].
Durante o domínio dos cantaros
[...].
Durante o chamado da imortalidade
Depois que o pacificador linguide Aramus Shaenor estabeleceu um conflito entre os clones invitro e os invivos, Perry Rhodan enviou Ras Tschubai e Fellmer Lloyd ao sistema Jergelen para explorar os linguides desconhecidos até então. Em 24 de setembro do ano 1169 NCG, os mutantes voaram com o space-jet Elcador. Em 15 de outubro, Fellmer Lloyd e Ras Tschubai, cujos ativadores celulares haviam parado suas funções, severamente enfraquecidos tentaram chegar na Elcador. Em 12 de dezembro do ano 1169 NCG, os restos de Ras Tschubai e Fellmer Lloyd foram encontrados no planeta Compol por Perry Rhodan.
No século XV NCG
Em 17 de janeiro do ano 1463 NCG, Aquilo enviou o concepto Fellmer Lloyd/Ras Tschubai para apoiar Perry Rhodan na luta contra a ameaça da Monarquia Frequencial.
Nota: Para obter detalhes sobre o concepto Fellmer Lloyd/Ras Tschubai e sua história, vide: Fellmer Lloyd/Ras Tschubai (concepto).
Durante a busca pelos fragmentos
[...].
Homenagens
No ano 1469 NCG, o Parque Ras Tschubai foi nomeado em sua homenagem. O parque está localizado nas terras altas de Jos, perto de Abuja, a região urbana mais densamente povoada da África. No ano 1516 NCG, a mais nova nave espacial de longa distância da Terra recebeu seu nome - a Ras Tschubai, medindo 3.000 metros de diâmetro.
- Capas da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
Fontes
- PR04, PR06, PR08, PR09, PR12, PR13, PR14, PR15, PR25, PR26, PR33, PR34, PR35, PR39, PR40, PR41, PR42, PR45, PR46, PR47, PR48, PR49, PR58, PR69, PR80, PR83, PR84, PR85, PR86, PR88, PR94, PR97, PR103, PR117, PR119, PR121, PR123, PR124, PR125, PR128, PR133, PR149, PR159, PR163, PR169, PR176, PR177, PR184, PR214, PR219, PR229, PR250, PR287, PR299, PR310, PR316, PR321, PR326, PR339, PR341, PR349, PR367, PR370, PR408, PR415, PR417, PR418, PR419, PR424, PR432, PR433, PR450, PR452, PR457, PR459, PR469, PR471, PR473, PR482, PR486, PR494, PR500, PR517, PR523, PR529, PR541, PR544, PR549, PR551, PR553, PR554, PR556, PR561, PR566, PR567, PR568, PR569, PR600, PR601, PR602, PR603, PR606, PR650, PR651, PR653, PR655, PR656, PR657, PR658, PR659, PR667, PR670, PR671, PR676, PR684, PR685, PR692, PR693, PR694, PR699, PR710, PR725, PR736, PR739, PR741, PR752, PR755, PR760, PR761, PR762, PR763, PR765, PR770, PR772, PR779, PR786, PR787, PR788, PR789, PR790, PR796, PR797, PR803, PR808, PR818, PR821, PR852, PR886, PR929, PR933, PR934, PR948, PR955, PR968, PR977, PR998, PR1031, PR1046, PR1058, PR1060, PR1100, PR1102, PR1104, PR1106, PR1107, PR1108, PR1112, PR1113, PR1121, PR1124, PR1135, PR1143, PR1144, PR1149, PR1157, PR1160, PR1161, PR1178, PR1300, PR1302, PR1329, PR1339, PR1342, PR1348, PR1349, PR1400, PR1402, PR1407, PR1500, PR1501, PR1504, PR1993, PR2511, PR2520, PR2607, PR2750, PR2886, PR3225.
- RP 82, RP 117.
- Volume de Prata nº 1 e 64.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ras Tschubai”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.