Tai Ark’Tussan

Organização estatal de âmbito galáctico. É o termo arcônida (satron) para Grande Império, o nome coloquial do Grande Império de Árcon, que dominou a parte da Via Láctea conhecida na época por 20.000 anos.

Expansão


No ano 2047 DC, o número de mundos habitados do Grande Império foi estimado em 50.000, com uma população total de aproximadamente 50 trilhões de habitantes. No ano 2114 DC, também se presumia que existiam cerca de 50.000 planetas.

Estrutura política


Estrutura governamental

O Grande Império foi administrado na forma de uma monarquia hereditária parlamentar, com uma posição muito forte do monarca.

Chefe de governo

No topo do Império, estava o Imperador como chefe de Estado e de governo, que ocupava o Trono de Cristal. Em documentos oficiais, ele também era referido como Tai Moas (em terrano: o grande primeiro). A sua forma de tratamento era o Mais Nobre (arcônida: Zhdopanthi). Como comandante-chefe da frota espacial, ocupava o posto de oficial mais alto (arcônida: Begam). Havia também um Vice-Imperador, cujo cargo sempre foi assumido pelo governante dos zalitas, o Zarlt. No entanto, esse servia a propósitos puramente representativos.

Sede do governo

A sede do governo era o Palácio de Cristal em Thek-Laktran (ou seja, Colina dos Sábios), no planeta Árcon I.

História


Nos novos tempos

Foi durante o reinado do imperador Zoltral XII que o ka’marentis (primeiro cientista) Crest da Zoltral partiu em busca do planeta da vida eterna e encalhou com a nave Aetron, liderada pela comandante Thora da Zoltral, na Lua, onde foram descobertos no ano de 1971 pela expedição lunar da nave Stardust liderada pelo major Perry Rhodan. Crest reconheceu imediatamente o potencial dos terranos. Com a sua ajuda, a Terceira Potência da Terra e mais tarde o Império Solar emergiram desse encontro.

O fim do Grande Império

Em 31 de dezembro do ano 2114 DC, Atlan abdicou como imperador Gonozal VIII. Em 1º de janeiro do ano 2115 DC, o Grande Império de Árcon e o Império Solar terrano uniram-se para formar o Império Unido. O Administrador-Geral do Império Unido era Perry Rhodan, o seu vice Reginald Bell residia em Árcon.

Os impérios subsequentes

O sucessor legal direto do Grande Império foi o Império Unido. Do ponto de vista arcônida, a unificação deu início a um período de domínio terrano, iniciado pelo mandato do impopular imperador Gonozal VIII. Após um longo período de declínio e uma fase republicana, foi fundado o Império de Cristal no ano 1223 NCG, cujo sucessor a partir de 26 de dezembro do ano 1303 NCG foi o Império Divino. Esses dois impérios arcônidas se viam como uma continuação institucional da tradição do Grande Império, até a queda do Império Divino em 1º de novembro do ano 1344 NCG.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR01, PR39, PR40, PR1337.
  • Volume Azul nº 14.
  • Atlan Extra nº 1.
  • Rudyn nº 2.
  • Glossário: PR3027.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Grosses Imperium”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Grosses Imperium). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: