Topsid

Planeta pertencente ao sistema da estrela dupla Órion-Delta, situado na Via Láctea. É o mundo principal dos tópsidas, seres parecidos com lagartos.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Órion-Delta
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 815 anso-luz
Distância para Árcon: 34.656,5 anos-luz
Distância para Gatas: 69.019,2 anos-luz
Luas: 3
Diâmetro equatorial: 14.708 km
Densidade média: 6,202 g/cm³
Massa: 1,033x10²² t/1,73 massas terrestres
Gravidade superficial: 1,3 g
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio
Tipo/Superfície: Mundo normal, seco, com uma única massa de terra e uma série de lagos interiores, que são conectados por canais
Povos conhecidos (habitantes): Tópsidas
Capital planetária: Kerh-Onf (por volta do ano 2044; no ano 1303 NCG, novamente)
Governo e política: Império estelar guiado e independente historicamente ditatorial

Dados Gerais


Localizado a 815 anos-luz da Terra, o planeta é o terceiro dos seis (de um total de 27) satélites que orbitam os dois sóis, no sistema estelar duplo Órion-Delta. É um mundo primitivo, seco, com uma única massa de terra e marcado por desertos e florestas. O seu diâmetro equatorial é de 14.708 km, a gravidade é de 1,3 g, e possui uma atmosfera de oxigênio e nitrogênio. Três luas gravitam em torno de Topsid. São minúsculos satélites de 600, 850 e 900 km de diâmetro.

Topografia

Não há massas de gelo nas regiões polares nem oceanos de dimensões iguais aos da Terra, apenas alguns lagos que se comunicam por meio de canais artificiais. O maior lago é Gun-Ki. Há quatro gigantescos complexos montanhosos, entremeados por enormes planícies.

Cidades

A capital e maior cidade chama-se Kerh-Onf, com o maior espaçoporto do planeta. É a cidade mais importante do planeta e do sistema. A segunda maior cidade e centro de comércio é Din-Kop. Outras cidades conhecidas pelo nome mais tarde foram Hunnak e Gambkasst. No período de Monos, por volta do ano 550 NCG, os tópsidas voltaram ao semiprimitivismo após o uso de esporas robóticas. Outrora uma potência importante, Topsid regrediu à insignificância e a uma forma primitiva de sociedade durante o domínio dos cantaros e se esqueceu completamente da astronáutiva. Topsid se dividiu em três Estados, três impérios ditatoriais que lutaram ferozmente entre si, a Federação Enshgerd-Ahk, o Império Trukrek-Hun e a Aliança Guragkor-Gmen. Cada Estado tinha sua própria capital; os três novos espaçoportos ligados a eles desde cerca do ano 1150 NCG foram nomeados de porto estelar Ahk, Nnak-Bir e Kmurkoko. A capital Hunnak de Trukrek-Hun nas planícies de Drackrach, um antigo centro agrícola, foi destruída e depois reconstruída. No ano 1303 NCG, algum tempo depois que o planeta foi unificado e restaurado aos níveis galácticos de tecnologia, Kerh-Onf ainda existia e era chamada de “Cidade Velha”. Não se sabe se a arquitetura baseada em antígravo sobreviveu intacta à Idade das Trevas. O palácio do governador, uma miscelânea de diversos elementos arquitetônicos, localizava-se nas planícies de Groogwain.

Fauna

Entre a fauna de Topsid, são conhecidas as serpentes tenaxa que vivem nas regiões montanhosas e os grandes ratos do pântano e os lagartos garak que vivem nas áreas pantanosas. As dirgellas são semelhantes às cigarras terranas. Os grilos do orvalho ativos no crepúsculo, bem como os rhuukirs são encontrados nas montanhas Shrukkar.

Flora

No passado distante, a seiva de cervo era usada como pintura corporal. A grama tirr estéril também ocorre nas montanhas Shrukkar.

História


Por vários anos até o ano 28.461 AC, o thoogondu Tothoolar viveu no planeta. Vários milênios antes do primeiro encontro com os terranos, o fragmento de mundo Pthor (também chamado Nova Atlântida) atormentou Topsid. Assim, pelo menos três tópsidas foram levados como cativos para os Palácios de Vidro no poço das almas perdidas, onde sobreviveram por milênios como adormecidos. Se uma alta cultura próspera foi destruída nessa época e quão alto era o padrão técnico dos tópsidas nessa época, é desconhecido. Topsid foi descoberto pelos arcônidas há milhares de anos. Por volta do ano 975, os tópsidas foram um dos primeiros povos coloniais a se rebelar contra o Grande Império. O arcônida Crest relatou que os arcônidas enviaram algumas expedições punitivas contra os tópsidas. Em um momento desconhecido, um couraçado arcônida entrou em seu sistema estelar e pousou em Topsid III para pegar água doce. A tripulação foi atacada enquanto dormia e incapacitada por gás. Então eles foram forçados a treinar os tópsidas para pilotar o couraçado. Depois disso, a tripulação foi morta. O couraçado, que mais tarde se tornaria a Stardust III, ​​serviu como espinha dorsal da frota tópsida a partir de então. No ano de 1975, Perry Rhodan e Crest inesperadamente encontraram os tópsidas no sistema Vega, que estavam ocupados lutando contra os ferrônios locais. No curso posterior, Rhodan capturou o couraçado arcônida dos tópsidas. Além das perdas que Rhodan então era capaz de infligir à frota de invasão dos tópsidas, ele convenceu o líder Chrekt-Orn de que uma frota do sistema Capella estaria se aproximando para expulsar os tópsidas do sistema Vega. Chrekt-Orn foi enganado para atacar o planeta natal então indefeso no sistema Capella enquanto a suposta frota ainda estava a caminho do sistema Vega. Crest intencionalmente deu as coordenadas erradas aos tópsidas e a frota dos tópsidas colidiu com o sol Capella após uma transição bem-sucedida. Em princípios de janeiro do ano 2044, Perry Rhodan viu-se obrigado a fazer uma visita nada amistosa aos tópsidas em seu planeta, já que, desde o confronto com eles no sistema estelar Vega, eles conheciam aproximadamente a posição da Terra. Nessa época, uma força-tarefa terrana tentou impedir que os tópsidas transmitissem quaisquer dados de posição da Terra ao Robô Regente arcônida. Para fazer isso, eles manipularam vários bancos de dados, mas sua ação foi descoberta e, em operações de combate subsequentes, a nave terrana Kublai Khan foi destruída por naves arcônidas. O comando escapou do sistema Órion-Delta a bordo da nave Drusus. Por volta do ano 1300 NCG, Topsid estava na esfera de influência da LTL, mas não era filiada dessa. Nessa época, os tópsidas pertenciam ao Fórum Raglund. Em 7 de maio do ano 1303 NCG, o imperador Bostich I teve o planeta ocupado em nome do Império de Cristal.

O Novo Topsid


Um planeta na Via Láctea foi descrito como um Novo Topsid, no qual os tópsidas se estabeleceram após a queda de seu império. No ano 2408, Novo Topsid foi considerado o maior centro comercial de narcóticos de todos os tipos da Galáxia. Os tópsidas do século XXV fizeram questão de ter suas caudas escamosas removidas. Eles estavam ansiosos para viver como vizinhos pacíficos com o Império Solar, enquanto os antigos tópsidas se recusavam a reconhecer a superioridade dos terranos.

  • Nota: Novo Topsid só é mencionado no episódio Atlan nº 25. Parece ser um erro do autor, uma vez que Topsid e o Império Topsid não foram destruídos, como o autor Kurt Mahr descreveu no episódio RP-150 “O Último Mensageiro”. Assim, a existência de Novo Topsid como um mundo de retiro para os tópsidas é mais do que questionável.

 

Créditos: 

Fontes


  • PR10, PR11, PR13, PR83, PR844, PR1457, PR1503, PR1842, PR2002, PR2905.
  • Atlan nº 25, 414.
  • Lepso nº 1.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Topsid”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: