Zentrifaal

Povo inteligente da galáxia Plantagoo (em galornês: crianças de Zentri), cujo mundo natal, Centro dos Zentrifaals ou CZ, é o quinto planeta do sol gigante azul Zentriff, situado no lado norte dessa galáxia. O reino dos zentrifaals consiste em um total de vinte mundos.

Descrição Física


A estrutura básica de um zentrifaal é humanoide, com altura média de cerca de 1,70 m. Os indivíduos possuem uma pele muito pálida, que lembra uma bola de chiclete branca com a resistência do couro, e sem pelos. Os corpos são mantidos eretos por duas colunas vertebrais, e, por isso, eles têm costas bem largas, divididas em três partes. Embora os zentrifaals tenham duas mãos como os humanos, elas são bem diferentes. Elas também são bem diferentes das proporções humanas. A direita tem sete dedos fortes, onde se veem garras longas e extremamente afiadas, que podem ser usadas como armas mortais. A esquerda desenvolveu-se numa pá oca e seus ossos podem ser unidos para endurecê-la, que pode ser útil para os mais variados propósitos. Seus pés também diferem um do outro, mas isto é mais uma questão de tamanho. Como olhos, eles possuem uma faixa preta no rosto, a qual o atravessa horizontalmente na parte de cima, com 10 cm de comprimento e cerca de 2 cm de altura. Para o observador, essa se parece com uma faixa colada aos seus rostos angulares e planos. Embora eles não tenham realmente narizes ou lábios e suas bocas sejam bem pequenas, isto é dificilmente notado. No lugar de narinas, há fendas verticais — e a boca fica igualmente oculta sob o queixo, de modo que raramente pode-se vê-la. A testa de um zentrifaal é cerca de duas vezes mais larga que a humana, dando a impressão de que a face real é muito menor. Quando suas cabeças são viradas, eles parecem-se bastante com humanos. Devido ao fato de seus órgãos sexuais estarem ocultos dentro de seus corpos e eles não terem nenhuma característica sexual secundária, a única maneira de distinguir entre os sexos é através dos feromônios que eles exalam. Em geral, eles usam roupas negras coladas à pele.

Origem


Após os eventos em torno do surto dos dragões dos galorneses, foi revelado que os zentrifaals foram criados como uma raça guerreira pelo geneticista galornês Zentri há dezenas de milhares de anos atrás. No entanto, esse conhecimento está disponível apenas para a liderança política.

Sociedade


Associação de clãs

O elemento social mais importante é o clã. Um zentrifaal que não pertence a nenhum clã é um fora-da-lei. É possível como um fora-da-lei assumir outro clã matando o líder atual do clã. Os clãs geralmente são compostos por dezesseis membros, sem contar as crianças. Os nomes dos zentrifaals sempre começam com uma letra indicando sua posição no clã e/ou sua profissão. Exemplos são A-Caliform e T-Legiaw. Um zentrifaal sem clã não tem uma letra inicial.

Política

Os zentrifaals são uma raça agressiva que sempre sofreram nas mãos dos violentos esforços de paz dos galorneses. Para eles, a luta contra os galorneses e os outros povos tornou-se não apenas um meio de política, mas também um ato de desobediência e demonstração.

Tecnologia


Espaçonaves

Suas naves espaciais são em forma de pirâmide, com uma base quadrada, e usam propulsores de transição. A maior classe de naves de guerra tem um comprimento lateral de 1.200 m e a área de solo é de 560 m quadrados. Isso resulta em uma altura de 1.120 m. A nave capitânia da frota de guerra é a Orgulho de Zentrifaal. A antiga nave-correio Trontter tem 280 metros de altura e uma área de base de 90 por 90 metros. O nível tecnológico dos zentrifaals situa-se nos propulsores de transição, reatores de fusão, radiadores térmicos, canhões de impulsos, campos defensivos energéticos normais, etc. Todos os povos da galáxia Plantagoo, exceto os galorneses, usam essas tecnologias. Entre esses povos, as naves dos zentrifaals são as mais avançadas.

Espaçonaves conhecidas

  • Donnus, Grihl, Grittek, Trontter.

Zentrifaals conhecidos


  • A-Betchaga (governador de Centro dos Zentrifaals), A-Beychenzogg, (construtor), A-Caliform (iniciador da guerra dos zentrifaals contra os krooghs), A-Gattergadd (comandante de frota de A-Jorkiro), A-Gedeonta, A-Gidecaj, A-Gonezt, A-Jorkiro (iniciador da revolução contra os galorneses), A-Kestah, A-Kuatond, A-Ostamul, A-Phanka, G-Dreisden, T-Legiaw. Membros da tripulação da Trontter: B-Logos, B-Terestan, B-Zagristas, C-Hortues. C-Logos, D-Underbaj, E-Emergen, E-Kajwan, F-Catrike, I-Hamasch, I-Klorrista, K-Fordes, K-Oxxan, L-Libbiz, M-Artosch.

História


A história inicial

Antigamente, quando os zentrifaals ainda tinham permissão para travar guerras, eles possuíam taxas de natalidade mais elevadas. No entanto, a população permanece praticamente constante. Sem guerras, há muito menos mortes do que antes, e as doenças são combatidas com sucesso pela medicina avançada — pelo menos, as causadas por bactérias, vírus e outros patógenos. No entanto, muitos são vítimas de uma doença comum e difícil de combater, que é vista como o resultado de uma paz não natural. Por cerca de mil anos, os zentrifaals foram obrigados a reprimir seus ímpetos de confronto. Por causa disso, ocorre uma autodestruição interna, que reduz a expectativa de vida para dois terços da faixa antiga. O primeiro contato com eles ocorreu em novembro do ano 1288 NCG, quando Perry Rhodan e Reginald Bell encontraram zentrifaals pela primeira vez na cidade de Gaalo, no planeta Galorn, juntamente com os tasch-ter-mans, os krooghs e os mocksgergenos. Os membros desses povos habitam essa cidade deixada para eles pelos habitantes originais de Galorn, os galorneses.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1815, PR1823, PR1824, PR1825, PR1834, PR1863, PR1872, PR1873.
  • Fanzine: Nathan nº 07 (PRFCB).
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zentrifaal”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: