Fenômenos e Cosmologia

Fenômenos naturais, físcos e parapsíquicos, e conceitos de ordem cosmológica da narrativa.

Anã branca

Cosmologia. Categoria de estrela. Trata-se de um remanescente estelar, composto principalmente por matéria degenerada. Uma anã branca é altamente densa.

Nota: O nome anã branca foi proposto por Willen Luyten no ano de 1922.


 

Aglomerado de galáxias

Como aglomerado de galáxia é designado um tipo de grupo de galáxias.

Dados Gerais


Na maioria dos casos, as galáxias pertencem a associações maiores. Essas são denominadas aglomerados de galáxias (inglês: cluster). Clusters contêm algumas dezenas até muitos milhares de galáxias. Se o número for menor, fala-se também de um grupo de galáxias. Existe também a formação de vários aglomerados de galáxias, os assim denominados superaglomerados.

Acidente paradim

Fenômeno hiperdimensional. Também chamado acidente hiperdim, é um evento raro. É um acidente que pode ocorre ao pesquisar ou operar dispositivos e sistemas hiperdimensionais.

Dados Gerais


Acidentes ao pesquisar ou operar dispositivos e instalações hiperdimensionais são raros, mas acontecem repetidamente. Exemplos incluem o acidente de transmissor de Alaska Saedelaere, o acidente do dr. Arno Kalup ou o acidente paradim de Kol Mimo, aliás Markhor de Lapal.

Abalo estrutural

Fenômeno hiperdimensional, causado pela ruptura do hiperespaço através do método de voo pelo sistema de transição. Também conhecido como choque estrutural.


 

Abalo dimensional

Fenômeno hiperdimensional, causado por buracos negros. Mesmo que tremor dimensional. São obstáculos consideráveis ​​para viagens espaciais devido a descargas de energia em dimensões superiores.

Descrição


Os abalos dimensionais não afetam apenas o espaço, mas também o tempo. Os abalos dimensionais também podem afetar e alterar a constante gravitacional na área local, o que pode desestabilizar qualquer corpo celeste.

Antipartícula

O termo antipartícula é um nome coletivo para antiprótons, antineutrons, pósitrons e antineutrinos; para cada partícula elementar, a partícula complementar (atribuída aos pares) com a mesma massa, mas com carga oposta ou momento magnético oposto, que pode ser gerada e aniquilada junto com ela como um par. Visto desta forma, o pósitron é a antipartícula para o elétron e, inversamente, o elétron é a antipartícula para o pósitron. Antipartículas existem também para partículas eletricamente neutras.


 

Anã marrom

De acordo com o conhecimento anterior, a temperatura no centro de um sol com massa inferior a 0,08 massas solares não sobe o suficiente para iniciar uma reação termonuclear. Essa estrela ainda brilha enquanto encolhe. A energia gravitacional é convertida em radiação eletromagnética. Como a temperatura da superfície está abaixo do limite estabelecido para as anãs vermelhas, essas estrelas são chamadas de anãs marrons.


 

Páginas