Andarilho do tempo

Povo inteligente e não humano. São seres que podem se mover pelo tempo por vontade própria, mas não no espaço. Por isso, também se denominam “temporistas” e chamam os demais de “espacistas”.

Aparência


Normalmente, os andarilhos do tempo não entram em um continuum espaço-temporal normal. Eles permanecem invisíveis. Se o fizerem, aparecem como uma forma fantasmagórica e cinzenta com cerca de dois metros de altura.

Características


Os andarilhos do tempo são fundamentalmente expectadores. Eles passam a maior parte da sua existência observando desastres naturais, guerras, acidentes e coisas do tipo. É considerado impróprio e repulsivo que dois andarilhos do tempo se entreguem a esse voyeurismo violento juntos. Somente quando desejam se reproduzir, dois andarilhos do tempo passam algum tempo juntos. Eles então se encontram em um local e um tempo específicos. Então se movem sincronizadamente por alguns minutos. Isso cria um andarilho do tempo fisicamente menor.

Habitat e capacidades


O habitat natural dos andarilhos do tempo parece permeado por listras e bolhas coloridas. Uma rede aparentemente infinita de listras cinzentas se estende de cima a baixo por esse espaço sem gravidade. Não se sabe onde e como esse espaço está localizado, quais leis se aplicam ali e como se conecta a outros universos e ao hiperespaço. Eles só podem mudar sua posição espacial “viajando” por trilhas temporais. Todo objeto deixa uma trilha temporal atrás de si: pessoas, animais e plantas, bem como átomos individuais ou sóis gigantescos. A intensidade dessa trilha depende do tamanho do objeto. Os andarilhos do tempo podem perceber essas trilhas e segui-las. No entanto, quanto mais um andarilho do tempo se aproxima do presente, mais perigoso esse se torna para ele: ali, as trilhas temporais ainda não estão totalmente formadas; elas ainda estão se desenvolvendo e não são nada estáveis. Os andarilhos do tempo se comunicam de forma telepática. No entanto, formulam os adjetivos realmente importantes (de acordo com seu desejo por diversão) em uma linguagem própria. São eles: naffy (chato), pykelig (hediondo), schaddua (expressão forte), schnorm (estranho?), tolkelig (divertido), ulkue muelle (surpreendente, espantoso), umph (cego? surdo? insensível?), warnewuz (perigoso).

Andarilhos do tempo conhecidos


Alguns andarilhos do tempo conhecidos são:

  • Abesch, Garaxhob, Nisel (levou Perry Rhodan de volta ao presente (ano 427 NCG)), Norer (salvou Gucky de um campo de tempo congelado), Sphiet, Weisel (companheira de Norer).

História


Os andarilhos do tempo não têm uma história no sentido convencional, pois existem além do tempo. Os andarilhos do tempo descendem de seres aos quais eles se referem simplesmente como ancestrais. De acordo com Nisel, os ancestrais são responsáveis ​​pela criação de cronons sempre novos. Eles seriam, portanto, a contrapartida temporal das fontes de matéria. Os ancestrais vivem nos tempóritos. [...]. No ano 427 NCG, Perry Rhodan foi lançado ao passado pelo Elemento do Tempo. Somente graças à ajuda do andarilho do tempo Nisel ele conseguiu retornar. Rhodan pediu ainda aos andarilhos do tempo o favor de salvar o povo dos twonosers. Eles concordaram em trazer os twonosers ao presente de Rhodan pouco antes de sua extinção. Em troca, os andarilhos do tempo exigiram que os galácticos garantissem que Kazzenkatt enviasse todos os cronimais simultaneamente. Os andarilhos do tempo os consideravam andarilhos do tempo frustrados e queriam libertá-los do serviço dos caotarcas. A unidade da Armada 919, uma unidade-múmia, foi enviada para resgatar os twonosers. Ao mesmo tempo, os elementos do disfarce descobertos foram informados de que experimentos temporais complexos estavam ocorrendo na nave capitânia da unidade da Armada. Kazzenkatt usou um transmissor fictício para transportar todos os cronimais até a nave capitânia para um ataque de sabotagem massivo. Assim que embarcaram, os andarilhos do tempo fizeram contato com os cronimais, que decidiram segui-los incondicionalmente. Entre os anos 1238 e 1290 NCG, um cronauta teve contato com um andarilho do tempo. Assim, o adjetivo "pykelig" entrou na linguagem coloquial dos cronautas. Em janeiro do ano 1290 NCG, Gucky ficou preso em um campo de tempo congelado no planeta Curayo. O andarilho do tempo Norer o libertou e, por um caminho indireto, enviou Gucky para um passado relativo de quatro dias.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1202, PR1203, PR1204, PR1210, PR1901, PR1906.
  • RP 296.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zeitgänger”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: