Aptut

Sistema estelar da Via Láctea, constituído de uma estrela binária vermelha, pertencente ao chamado setor do Agulheiro, e é o sistema central do pequeno império dos baalols ou antis.

Dados astrofísicos
Dados Valores
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 38.439 anos-luz
Distância para o sistema Árcon: 37.125,5 anos-luz
Distância para o sistema Verth: 30.985,3 anos-luz
Distância para o centro galáctico: 9.937,9 anos-luz
Número de estrelas: 2
Tipo espectral das estrelas:

Aptut A: M0 (gigante vermelha)

Aptut B: M0 (gigante vermelha)

Número de planetas: 13 (antes, 16)
Planetas conhecidos: Aptulat, Trakarat
Povos conhecidos (habitantes): Antis ou baalols

Dados gerais


O sistema consiste em duas estrelas gigantes vermelhas idênticas de classe espectral M0, Aptut A e Aptut B, que orbitam uma à outra a uma distância de pouco mais de três semanas-luz. Localiza-se no centro da Via Láctea e a 38.439 anos-luz do Sistema Solar. Os dois sóis ficam muito juntos. A distância entre eles é de apenas algumas semanas-luz. O sistema possui um total de dezesseis planetas, quinze dos quais não orbitam cada uma das duas gigantes vermelhas, mas seu centro de gravidade comum. Isso resulta em órbitas com um diâmetro de vários meses-luz e um alto grau de regularidade – apesar da estrela binária no centro. A maioria são inabitáveis e cobertos de gelo. O principal é Trakarat. A radiação de ambas as estrelas é, no entanto, suficiente para criar condições normais de vida, mesmo no planeta mais externo. A única exceção é Aptut IV, com o nome próprio Aptulat, que orbita apenas a estrela Aptut A e, portanto, é a única cuja órbita passa regularmente entre as duas estrelas. O sistema tem dois planetas habitáveis. A população total do sistema era de pouco mais de 1,35 bilhão de indivíduos por volta do ano 1345 NCG.

Planetas conhecidos

  • Aptulat (quarto mundo, mundo de selva habitável);
  • Trakarat (sexto mundo, planeta semelhante à Terra, lar dos baalols);
  • Planetas quatorze a dezesseis (corpos celestes desabitados e congelados; arrancados de sua órbita no ano 2103).

História


Aptut fica na área da antiga 81ª tamânia da Grande Tamânia dos lemurenses. Os sóis gêmeos idênticos lembram um transmissor solar. No entanto, não existem documentos do período lemurense sobre a construção ou a existência de um transmissor solar no sistema Aptut. O sistema pode ter sido criado por uma civilização mais antiga. Ele foi colonizado pelos aconenses no 18º milênio AC. Os colonos foram isolados de sua terra natal após a grande guerra entre os aconenses e os arcônidas. Ao longo dos séculos seguintes, a radiação dos dois sóis e do centro galáctico próximo causou mutações entre os colonos. O sistema tornou-se conhecido do público galáctico novamente em outubro do ano 2103. Atlan havia descoberto a pista crucial nos arquivos dos aconenses. Ali, ele encontrou o sistema estelar descrito por dois saltadores após conquistar a base dos baalols no planeta Saós. A materialização de uma frota terrano-arcônida de 18.000 espaçonaves em outubro do ano 2103 tirou os três planetas externos de suas órbitas. Um tremor espacial sacudiu o sistema em 11 de setembro do ano 3587, causando graves danos a Trakarat. No ano 1344 NCG, a Frota Terminal Traitor estabeleceu o Forte da Frota Terminal Traicoon 0032 no sistema Aptut.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR115, PR116, PR141, PR975, PR1242, PR2325, PR2344, PR2709.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Aptut”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: