Aquilo
O Superser Ajudante dos Terranos
Entidade. É a superinteligência dominante do Grupo Local de Galáxias; o centro da sua concentração de poder é a Via Láctea.
Outras designações
Também é denominado de A Andarilha (pelos mherirenses), Atemporal, Ele, Luz de Sombras (por seu agente Ennerhahl), O Imortal ou O Imortal de Peregrino, O Imortal do planeta Peregrino, O Peregrino, O Velho de Peregrino, Senhor da Imortalidade, Ser Fictício, Supercérebro.
Aparência
Costuma surgir sob a forma de uma espiral luminosa. No ano 3587, quando Aquilo foi resgatado do sorvedouro de matéria Jarmithara, o superser apareceu como uma bola de energia clara e brilhante. Nesse meio tempo, Aquilo ficara tão enfraquecido que encolheu até o tamanho de um punho e assumiu uma cor preta brilhante — e, assim, lembrava surpreendentemente Harno. Durante a crise do Impulso de Agonia, Aquilo revelou-se como uma espiral deslumbrante. Durante a época da Coalizão Thoregon, Aquilo certa vez apareceu como um unicórnio para as outras cinco superinteligências participantes, presumivelmente para expressar sua esperança por um futuro melhor.
Características
Uma característica marcante de sua personalidade é seu humor, muitas vezes bizarro. Os galácticos muitas vezes foram obrigados a perceber sua risada homérica quando ele foi particularmente bem-sucedido em uma piada ou charada. Sua alegria quase lúdica em quebra-cabeças de todos os tipos de grande complexidade também os presenteou com grandes obstáculos. Ao mesmo tempo, no entanto, isso sempre serve como um teste para saber se alguém é capaz de lidar com os requisitos da superinteligência e como uma unidade de medida para o grau de maturidade necessário para uma tarefa futura ou a divulgação de um nível mais alto de conhecimento. Um exemplo dentre muitos para isso é a Charada Galáctica. Uma característica frequentemente observada é o sigilo de Aquilo. Por exemplo, Aquilo não apareceu entre os kartaninos ou maakars na galáxia do Triângulo. Uma característica frequentemente observada é o sigilo de Aquilo. Por exemplo, Aquilo não apareceu entre os kartaninos ou maakars na galáxia do Triângulo. Os galácticos, por sua vez, nunca foram informados do que estava acontecendo ali. Seu comportamento opaco intriga até mesmo os cosmocratas. As tentativas desses de tornar fiel à sua linha a superinteligência aparentemente imprevisível dão em nada regularmente. Com o tempo, porém, ficou claro que Aquilo tem pouco interesse em se tornar uma fonte de matéria, chegando até mesmo a impedir ou adiar ativamente essa evolução. Aquilo tem um carinho especial pela história terrana. Muitos de seus avatares ou habitantes de mundos artificiais são modelados a partir de personalidades terranas históricas, como, por exemplo, a artista de cinema Rallas e o bandido do Velho Oeste Piet Rawland.
Aumento da consciência coletiva
O coletivo de consciência de Aquilo continha vários bilhões de conteúdos de consciência de indivíduos espiritualizados no ano 3587. Houve também um grande aumento com a inclusão de aproximadamente 20 bilhões de consciências dos terranos que estavam na Terra quando passaram pelo Abismo e que tomaram a Pílula.
A concentração de poder
Âmbito conhecido – Grupo Local
A concentração de poder de Aquilo não é uma área do Universo definida com precisão. As fronteiras são flexíveis. Até agora, para Perry Rhodan isto é claro; a esfera de influência de Aquilo se estende da Via Láctea num raio de 300.000 a 500.000 anos-luz, incluindo algumas minigaláxias como a Grande Nuvem de Magalhães, a Pequena Nuvem de Magalhães, Draco, Ursa Menor e Escultor; a minigaláxia Fornax, distante 800.000 anos-luz; as minigaláxias Leão I, Leão II, NGC 6822, NGC 147 e NGC 185, todas dentro de um raio de 1,4 milhão de anos-luz; a grande galáxia espiral Andrômeda, bem como M-33 e as minigaláxias próximas IC 1613, M-32 e NGC 205. Toda a área corresponde aproximadamente a uma esfera espacial com um diâmetro de 2,5 milhões de anos-luz.
Âncora no universo normal
Teve por residência o planeta artificial Peregrino — anteriormente, Ambur —, depois Peregrino Beta. Conta com vários recursos técnicos muito mais adiantados do que a tecnologia conhecida pelos povos mais avançados da Galáxia. A partir do ano 3587, Aquilo se localizou por alguns séculos em Éden II, um mundo artificial e dividido pela metade no centro da sua concentração de poder. Por fim, Aquilo criou para si próprio o mundo Peregrino II, uma cópia quase exata do Peregrino original e que constitui a âncora de Aquilo no universo normal atualmente. O mundo artificial Peregrino II é um reflexo da personalidade de Aquilo. A totalidade da matéria do planeta está sujeita ao controle mental de Aquilo. As instalações da cidade das máquinas foram criadas apenas para aliviar a carga e não são realmente necessárias.
Outras áreas de atuação da superinteligência
Universo dos accalauries (provavelmente, é um microcosmo entre a Via Láctea e Andrômeda embutido dentro da chamada Fronteira Darekiana); Arresum (Aquilo também exerceu sua influência no Arresum na área das ayindis e do Abruse, do outro lado do Grande Vazio); Mystery (o mundo natal dos ennoxes ou veegos, que trabalharam em nome de Aquilo, está a 10,5 milhões de anos-luz da Via Láctea, fora do Grupo Local, na galáxia espiral NGC 7793). DaGlausch/Salmenghest: 1) Na galáxia binária DaGlausch/Salmenghest, Aquilo estabeleceu os atlantes – os posteriores alfarenses – e os chromunders, que eram descendentes dos terranos. Como parte da Coalizão Thoregon, um bairro de Terrânia (Alashan) foi realocado através de um baluarte heliotiano para o planeta Thorrim, localizado em DaGlausch. Os alashanenses, assim como 5.000 halutenses que alcançaram DaGlausch na nave She’Huan, permaneceram na galáxia binária. 2) O tenente terrano Lotho Keraete foi treinado para sua missão como novo mensageiro de Aquilo em uma estação espacial secreta perto da galáxia binária por mais de 2.300 anos – possivelmente em paralelo com outros candidatos. Galáxias com acesso à Rede Polyport – Através da Rede Polyport, as galáxias conhecidas da concentração de poder – Anthuresta, Andrômeda, Kaskallen, Via Láctea, Schelv – estão intimamente conectadas a outras galáxias. A galáxia Centaurus A (também conhecida como Sporteph-Algir ou Diktyon) é adjacente ao Grupo Local. A localização exata de Alkagar, Bra-Nok-Zo, Yandi e Zagadan ainda não é conhecido.
Encarnações e mensageiros
A superinteligência faz uso de numerosas encarnações e mensageiros para transmitir mensagens ou intervir em eventos.
Encarnações conhecidas
- Benneker Vling, Peregrin.
Mensageiros conhecidos
- Carfesch, Ennerhahl, Ernst Ellert, Filho de Ninguém, Homunk, Homunk II, Klamous, Lotho Keraete, Wastor.
Emissários conhecidos
- Kaloumeille.
O seu representante oficial era Homunk.
Cronistas
O(s) cronista(s) de Aquilo parece(m) desempenhar outro papel especial. Não se sabe se há um ou mais.
Castelões galácticos
No século XXI NCG, mensageiros de Aquilo apareceram na Via Láctea, reativando-se após um sono de vários milhares de anos e se autodenominando castelões galácticos. Devido ao seu número total de sete, eles também eram chamados de Sete Adormecidos pelos terranos.
Expansão da consciência coletiva
Por volta de meados do 29º milênio AC, Aquilo absorveu os conteúdos de consciência dos povos verevaids (aproximadamente 900 milhões de indivíduos) e sharrgus (80 bilhões), reegramados pelos thoogondus. No ano 3587 DC, a consciência coletiva de Aquilo continha vários bilhões de conteúdos de consciência de indivíduos espiritualizados. Esses se originaram da expansão massiva através da absorção de aproximadamente vinte bilhões de consciências dos conceptos que estavam em Éden II. A superinteligência também foi ocasionalmente alimentada pela absorção das consciências dos terranos no momento da morte deles. Sob certas circunstâncias desconhecidas, a superinteligência foi capaz de realizar essa etapa. Isso ocorreu, por exemplo, no século XIX, na Batalha de Little Bighorn e no ano 2405, durante a campanha de Andrômeda contra os senhores da galáxia. Aquilo também aumentou temporariamente sua consciência coletiva através daqueles terranos que estavam na Terra durante a passagem pelo Abismo e que tomaram a Pílula.
História
Origem e desenvolvimento
É um ser despojado, a muito tempo, do invólucro material. É um todo intrincadamente entrelaçado, um ser de vida psíquica própria, superdimensionado, a corporificação espiritual de toda uma raça que voluntariamente despojou-se de seu corpo físico. Um ser que, em sua configuração indescritível, constitui um povo, apesar de apresentar-se como um único indivíduo – um indivíduo sem substância física, mas dotado do saber imenso de uma raça que dominou a Galáxia antes dos eônios. Conta com vários recursos técnicos muito mais adiantados do que a tecnologia conhecida pelos povos mais avançados da Galáxia.
A busca pelos portadores de ativador celular
Encarregada pelos cosmocratas, a então jovem superinteligência Aquilo teve que procurar os portadores específicos de dois ativadores celulares especiais fornecidos por eles há dois milhões de anos. Os indivíduos que atendessem aos requisitos dos ativadores deveriam dar estabilidade à sua concentração de poder. Além disso, os indivíduos selecionados receberiam o status de cavaleiros das profundezas. Então a busca pelos portadores adequados para os ativadores começou, na qual Atlan da Gonozal e Perry Rhodan acabaram sendo esses portadores procurados.
Notícias de Estartu
No ano 50.617 AC, Estartu informou sua irmã de um pedido de ajuda vindo de regiões distantes. Para apoiar os povos oprimidos, Estartu instalou os pterus da galáxia Muun como guardiões da sua concentração de poder e partiu em uma missão de resgate 50 anos depois, ou seja, no ano 50.567 AC. Os cosmocratas a deixaram deliberadamente de fora e nem mesmo a deixaram saber que ela deixaria o universo normal e iria para o universo moribundo de Tarkan.
Os lemurenses
Com os lemurenses, Aquilo não agiu abertamente como uma superinteligência.
Thoogondus
Os thoogondus tornaram-se um povo auxiliar da superinteligência, e Aquilo visitava o retransmissor de Cooris de tempos em tempos. Durante o seu reinado, o gondu Baphoor conspirou com a Guilda do Gondu para forçar Aquilo a absorver consciências manipuladas e, assim, obter controle absoluto sobre a superinteligência. Graças aos thoogondus Buutrondh e Khuulespiu, Aquilo descobriu essas maquinações, e uma rixa se desenvolveu com os thoogondus. No ano 28.461 AC, Aquilo exigiu que eles deixassem sua antiga terra natal na galáxia anã Cão Maior e a Via Láctea. Por volta do ano 28.400 AC, a vingativa Guilda do Gondu conseguiu conquistar para o seu lado a ramificação primordial do posterior bhal Drush, o Adormecido. Em um plano de longo prazo, Drush e os thoogondus trabalharam para enfraquecer Aquilo e a separação de Geshod de sua aliança com essa superinteligência. Essas atividades, ameaçadoras para Aquilo, levaram posteriormente a uma crise quando Aquilo foi forçado a deixar sua concentração de poder, e Geshod ainda era inexperiente demais para assumir o poder com sucesso.
Estrela Errante
Em uma época desconhecida, mas antes do Período Arcaico dos arcônidas, ou seja, antes do ano 16.884 AC, os gijahthrakos criaram a Estrela Errante em nome de Aquilo e com a ajuda da superinteligência. A missão dos gijahs na Estrela Errante era orbitar o Grupo Local em uma órbita elíptica e disseminar os princípios de dagor nas regiões por onde passassem.
Os arcônidas
Na primeira visita consciente de Perry Rhodan a Peregrino, Aquilo disse que os arcônidas haviam perdido sua chance. Com isso, ele justificou a recusa da ducha celular para Crest e Thora.
Os terranos
Em 17 de janeiro do ano de 1976, após solucionar a Charada Galáctica, Perry Rhodan encontrou-se com Aquilo pela primeira vez. O ser espiritual demonstrou ter um macabro senso de humor e deu a Rhodan um prazo de 20.000 anos, no qual a Humanidade deveria provar seu valor. Perry Rhodan e Reginald Bell tornaram-se as primeiras pessoas a receberem a ducha celular. Posteriormente mais pessoas receberam esse benefício.
Durante a ameaça do Enxame
Em março do ano 2326, Aquilo inesperadamente deixou de conceder a ducha celular. Depois de espalhar 25 ativadores celulares pela Galáxia ele desapareceu, fugindo de um grande perigo. Peregrino foi destruído. Em novembro do ano 3441, Rhodan encontrou o novo lar de Aquilo no Peregrino Beta, que estava sendo ameaçado pelo Enxame. Cerca de um milênio e meio havia se passado, durante o qual a Humanidade desenvolveu-se como uma raça madura em termos cósmicos e começa a compreender a natureza de Aquilo como uma das muitas superinteligências no Universo. A Humanidade também aprende que desde o início de seu desenvolvimento ela tem sido observada por Aquilo e que com o tempo tornou-se seu agente na Galáxia. Após um ajuste fino da constante gravitacional, Aquilo também se tornou vítima da imbecilização de amplitude galáctica. Perry Rhodan foi capaz de mover o planeta Peregrino Beta, localizado no sistema do sol Eyry-Ganaty, junto com Aquilo para o espaço linear e, assim, colocou Aquilo em segurança. Ao contrário de sua própria declaração a Perry Rhodan, Aquilo disse então que havia previsto a chegada do Enxame no ano 2326 DC, fugira do perigo e planejara seu retorno para um momento após o Enxame ter partido. Devido a um erro de cálculo, no entanto, a entidade tinha se enganado por 0,032 segundo — cerca de 1.500 anos no espaço normal — e, por isso, havia retornado muito cedo.
Durante o Jogo de Xadrez Cósmico
De volta à Via Láctea, houve o conflito entre Aquilo e Anti-Aquilo. Aquilo foi capaz de combater seus aspectos negativos e separá-los. Porém, Anti-Aquilo permaneceu na concentração de poder de Aquilo e envolveu o superser em um jogo cósmico de xadrez, que posteriormente moldou a história da concentração de poder. Aquilo foi designado como o primeiro jogador e Anti-Aquilo como o segundo jogador. Há apenas especulação sobre qual papel, por exemplo, os senhores da galáxia ou as bestas-feras assentadas nas Nuvens de Magalhães desempenharam nesse jogo. As últimas fases do jogo foram a transferência da nave Marco Polo para um universo paralelo, a epidemia da DAP e a transferência do cérebro de Perry Rhodan para a galáxia Naupaum. Por causa de múltiplas violações das regras do jogo, Anti-Aquilo foi banido para a Zona sem Nome pelos cosmocratas no ano 3458 DC por dez unidades relativas de tempo.
O Plano da Consumação
No ano 3581, a mais massiva ação até então mostrando a importância da Humanidade para Aquilo ocorre, quando durante uma época de grande perigo para a Terra a superinteligência absorveu as consciências de 20 bilhões de terranos em si própria, protegendo-a e posteriormente levando-a de volta ao Universo físico. Aquilo minuciosamente preparou este passo como parte de um plano de longa duração. No ano 3587, subitamente seus poderes mentais aumentaram mais uma vez quando absorveu membros do Exército de Mutantes. Apenas um ano depois Rhodan toma conhecimento de mais mistérios cósmicos e aprende sobre a luta entre Aquilo e Seth-Apophis, uma superinteligência negativa. Após seu encontro com Rhodan, Aquilo se volta para si próprio uma vez mais, após a revelação do destino futuro da Humanidade. Aquilo precisa utilizar todo o seu imensurável poder na resistência contra Seth-Apophis. Na luta contra a cosmocrata renegada Vishna, Aquilo é capaz somente de enviar Ernst Ellert para ajudar a Humanidade. Desde o ano 3587, Aquilo se localiza em Éden II, um mundo artificial no centro de sua esfera de influência. Finalmente Aquilo criou para si próprio o mundo Peregrino II, uma cópia quase exata do Peregrino original. Em março do ano 427 NCG, Aquilo é pressionado ao limite da extinção na batalha contra Seth-Apophis, devido aos raios mortais aos quais foi exposto pela superinteligência negativa. Em setembro do ano 429 NCG, um outro desenvolvimento evolucionário é experimentado pela superinteligência, quando o último e o mais importante cronofóssil ativa-se, seguindo-se uma feroz batalha de Perry Rhodan e Aquilo contra os Senhores dos Elementos. No ano 1169 NCG, os terranos ouvem notícias de Aquilo indiretamente, quando a superinteligência faz um surpreendente pedido através de Homunk: todos os ativadores devem ser entregues de volta — o período de 20.000 anos foi encurtado, e a raça favorecida por Aquilo é agora a dos linguides. Segue-se uma grande busca por Aquilo, para que a Humanidade possa resolver este erro fatal. No ano 1173 NCG, o engano é corrigido. Aquilo dá 14 novos ativadores em forma de chip, e liberta Ellert de sua consciência coletiva; dessa maneira a Humanidade pode encontrar os nascidos-espelho e dar a eles os dois últimos ativadores-chip. No ano 1218 NCG, o verdadeiro sentido do plano é revelado. Após Rhodan e seus companheiros destruírem o Abruse, Aquilo cria três ilhas de vida no Arresum com a ajuda dos nocturnes. Estas ilhas são povoadas pelos 20 bilhões de humanos que Aquilo havia absorvido, e que ele agora os liberta para que possam popular o Arresum. Contudo, os mutantes permanecem dentro da consciência coletiva de Aquilo, fortalecendo o potencial mental da superinteligência.
A ameaça de Bardioc
No ano 3582, Aquilo enviou seu mensageiro Homunk II até a SOL para avisar os terranos sobre Bardioc. No entanto, devido a circunstâncias adversas, a mensagem foi recebida de forma insuficiente.
Durante a busca pelos castelos cósmicos dos sete Poderosos
No ano 3586, Aquilo enviou um chamado de ajuda para Éden II. O concepto duplo Ellert/Ashdon se propôs a procurar pela superinteligência. No final das contas, a superinteligência estava presa no sorvedouro de matéria Jarmithara, para o qual Ellert/Ashdon também foi atraído. Aquilo havia sido atraído até ali com a mensagem de que o cavaleiro das profundezas Igsorian de Veylt poderia ser encontrado ali, e percebeu tarde demais que era uma armadilha. Para se libertar, Aquilo começou a produzir fragmentos de mundos através dos quais esperava sair. No entanto, a produção durou muito mais tempo do que Aquilo se poderia permitir, pois, durante sua ausência, a sua concentração de poder foi enfraquecida. No final de setembro do ano 3587, após a sua libertação do sorvedouro de matéria através das forças combinadas da BASE, Aquilo foi para Éden II e, ali, absorveu os vinte bilhões de consciências reunidas. Pela absorção prévia de parte do Exército de Mutantes, Aquilo também se fortaleceu psionicamente. No início de novembro, Perry Rhodan aprendeu sobre o contexto do jogo de xadrez cósmico entre Aquilo e Anti-Aquilo, e entendeu que as conexões cosmológicas do Universo eram muito maiores do que ele pensava. Ele também aprendeu pela primeira vez que poderia haver contatos entre as superinteligências e os cosmocratas.
A Hansa Cósmica e a ameaça do Rubi Gelado
Apenas um ano depois, no ano 3588, Rhodan tomou conhecimento de mais mistérios cósmicos e aprendeu sobre a luta entre Aquilo e Seth-Apophis, uma superinteligência negativa, e foi encarregado de fundar a Hansa Cósmica, cuja tarefa oficial seria o comércio galáctico, e de instituir um novo calendário galáctico (NCG). A verdadeira tarefa da Hansa deveria ser descobrir os agentes da superinteligência Seth-Apophis e neutralizá-los. Após seu encontro com Rhodan, Aquilo se voltou para si próprio uma vez mais, após a revelação do destino futuro da Humanidade. No decorrer dos confrontos, Perry Rhodan encontrou o Rubi Gelado e a Armada Infinita. Aquilo precisou utilizar todo o seu imensurável poder na resistência contra Seth-Apophis. Na luta contra a cosmocrata renegada Vishna, Aquilo foi capaz somente de enviar Ernst Ellert para ajudar a Humanidade. Em março do ano 427 NCG, Aquilo foi pressionado ao limite da extinção na batalha contra Seth-Apophis, devido aos raios mortais aos quais foi exposto pela superinteligência negativa. Atlan e Perry Rhodan mais tarde desempenharam um papel importante na recuperação do Rubi Gelado. Atlan participou da preparação da Terra Profunda para seu retorno, e Perry Rhodan ativou os chamados cronofósseis para soltar a âncora dos porleyteranos. Em setembro do ano 429 NCG, um outro desenvolvimento evolucionário foi experimentado pela superinteligência, quando a sede de Aquilo, Éden II, foi o último e mais importante cronofóssil a ser ativado por Perry Rhodan e o próprio Aquilo, seguindo-se uma feroz batalha de Perry Rhodan e Aquilo contra o Senhor dos Elementos. Só então Aquilo se fundiu com os bilhões de consciências humanas assumidas como conceptos.
Durante a luta contra o culto dos guerreiros eternos
Depois disso, Aquilo permaneceu abrigado por um longo tempo, até que sua encarnação Peregrin apareceu várias vezes no ano 446 NCG. Nessa forma, em fevereiro do ano 446 NCG, ele forneceu ao GOI (Grupo Orgânico de Independência) — uma organização terrana de resistência contra o chamado Conflito Permanente que operava na Via Láctea — assistência durante a missão Ataúde dos Deuses e ajudou os cientistas da BASE a desvendar os fundamentos técnicos da propulsão enerpsi.
A galáxia Hangay
Por volta do ano 50.000 AC, Estartu, a irmã de Aquilo, desapareceu no universo em colapso Tarkan através do cosmonucleotídeo Dorifer para ajudar os habitantes da galáxia Hangay e para tomar medidas contra as manipulações do Hexameron. Aquilo apoiou o avanço para Tarkan de Perry Rhodan e Atlan, que, como Imago I e II, atuaram como catalisadores para a ressurreição de Estartu descentralizada. Isso levou à transferência de Hangay para Meekorah (como o universo normal é chamado pelos kartaninos) e ao Choque Dorifer. Durante esses eventos, Aquilo apareceu repetidamente na forma da projeção Peregrin.
A crise dos ativadores
Durante a transferência da galáxia Hangay para o universo einsteiniano, o cosmocrata Taurec tentou forçar a transformação de Aquilo em uma fonte de matéria. O colapso do cosmonucleotídeo Dorifer em 28 de fevereiro do ano 448 NCG resultou em confusão total em Aquilo. No ano 1169 NCG, os terranos ouviram notícias de Aquilo indiretamente, quando a superinteligência fez um surpreendente pedido através de Homunk: todos os ativadores deveriam ser entregues de volta — o período de 20.000 anos fora encurtado, e a raça favorecida por Aquilo nesse momento era a dos linguides. Seguiu-se uma grande busca por Aquilo, para que a Humanidade pudesse resolver esse erro fatal. No ano 1173 NCG, o engano foi corrigido. Aquilo forneceu 14 novos ativadores em forma de chip e libertou Ellert da sua consciência coletiva; dessa maneira, a Humanidade pôde encontrar as nascidas do espelho e dar a elas os dois últimos chips ativadores.
O cumprimento do Plano da Consumação
No ano 1218 NCG, finalmente o verdadeiro sentido do Plano da Consumação foi revelado. Após Rhodan e seus companheiros destruírem o Abruse, Aquilo criou três ilhas de vida no Arresum com a ajuda dos noturnos. Essas ilhas foram povoadas pelos vinte bilhões de humanos que Aquilo havia absorvido e que ele então libertou para que pudessem povoar o Arresum. A consciência do Poderoso Aachthor no corpo de Voltago e sua nave semeadora tripulada por esses humanos do Parresum mudaram-se para o Arresum para semear vida e inteligência ali. Contudo, os mutantes permaneceram dentro da consciência coletiva de Aquilo, fortalecendo o potencial mental da superinteligência.
No Neuroverso
Em um momento desconhecido, durante uma reconstrução da espaçonave BASE como parte do Plano da Consumação, Aquilo instalou a Ocular do Multiverso na BASE e depositou um Traje de Universos em uma Sala Oculta na BASE, que mais tarde também foi chamada de Sala Cinza.
Na época da gênese
As primeiras pistas, ainda muito vagas, sobre o paradeiro de Aquilo foram recebidas pelo baardhomense Opiter Quint e seus companheiros em Peregrino em julho do ano 1551 NCG. Em uma conversa com o habitante de Peregrino Merowech, Ernst Ellert soube que a superinteligência não estava presente porque havia dado uma garantia e agora precisava cumpri-la. Dizia-se que Aquilo havia cruzado para o “outro lado” do cisalhamento discrônico. Para evitar arrastar o mundo-disco para o “outro lado”, Aquilo desmembrou o corpo de Homunk e distribuiu seus membros em Peregrino.
Fragmentos
Após o cisalhamento causado pela entidade Thez, Aquilo se fragmentou como resultado de vários eventos. Esses fragmentos estavam escondidos em vários refúgios de fragmentos. A cosmocrata Mu Sargai conhecia as coordenadas de dois desses refúgios. Após o resgate desses, ela comunicou aos castelões e a todos os galácticos que atuavam em benefício do Peregrino.
Fontes
- PR19, PR32, PR68, PR69, PR95, PR112, PR113, PR114, PR116, PR145, PR150, PR151, PR152, PR184, PR244, PR419, PR517, PR519, PR585, PR607, PR608, PR610, PR614, PR617, PR621, PR623, PR628, PR632, PR633, PR638, PR649, PR700, PR710, PR717, PR726, PR728, PR748, PR749, PR772, PR809, PR810, PR811, PR813, PR815, PR822, PR823, PR834, PR836, PR841, PR856, PR910, PR935, PR964, PR967, PR968, PR982, PR1000, PR1304, PR1310, PR1311, PR1324, PR1325, PR1337, PR1348, PR1349, PR1500, PR1799, PR2000, PR2046, PR2999, PR3109, PR3196, PR3199, PR3215, PR3216, PR3217, PR3220, PR3222, PR3225, PR3255, PR3284.
- PR-Stardust nº 1, 12.
- PR-Árcon nº 11.
- PR-Lemúria nº 5.
- Crônicas Cósmicas nº 1.
- Atlan-Traversan nº 12.
- Atlan-Assur (romance).
- PR-Kartanino nº 1, 11.
- PR-Atlântida 2 nº 8, 12.
- Volume Azul nº 14, 15, 16.
- Fanzine: Informativo Perry Rhodan nº 30 (de um artigo traduzido por César A.F. Maciel).
- Enciclopédia (coluna): PR1823.
- Glossário (edição impressa): PR802/PR803.
- Glossários: AT27.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “ES”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.