Archetz

Quinto dos dezoito planetas do sistema estelar do sol Rusuma, situado na Via Láctea, no aglomerado estelar M-13. É o lar e o mundo principal dos saltadores. O planeta serve como um ambiente neutro para a reunião de todos os clãs dos saltadores.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Rusuma
Galáxia: Via Láctea (M-13)
Distância para o Sistema Solar: 33.961 anos-luz
Luas: 2
Tipo: Mundo de oxigênio
Diâmetro equatorial: Aproximadamente 13.750 km
Gravidade superficial: 1,19 g
Atmosfera: Similar à da Terra
Governo e política: Sociedade dominada por grandes famílias ou clãs que vivem de forma independente (patriarcado), a autoridade máxima em questões de política externa é o patriarca central
Instalações técnicas: No início do ano 1464 NCG (ano 5051 DC) até o final de outubro do ano 1518 NCG (ano 5105 DC), estação Polyport Ithafor-4 (sistema de transporte intergaláctico) em órbita
Economia: O banco mais importante do Império Arcônida (“Banco dos Mercadores Galácticos em Titon em Archetz”); estaleiros subplanetários, complexos administrativos e lojas de suprimentos
Povos conhecidos (habitantes): Mehandors, também chamados de saltadores ou mercadores galácticos (descendentes de arcônidas ou descendentes de nômades espaciais)
Capital planetária: Titon (subterrânea a 3.000 metros de profundidade - no ano 2044 DC: 12 milhões, no ano 1402 NCG (ano 4989 DC): mais de 20 milhões de habitantes)

Dados Gerais


É um mundo de oxigênio semelhante a Terra, com gravitação é de 1,19 g. Há muitos milênios o planeta se transformou no trampolim dos saltadores. Archetz está a 44 anos-luz de Árcon. Possui duas luas desabitadas chamadas Jattese e Pakdovam. É um planeta parecido com a Terra com uma atmosfera respirável. Ao lado de Árcon II, a cidade de Titon é o centro econômico mais importante do Grande Império e, 3.000 anos depois, do Império de Cristal. Na superfície estão os gigantescos centros industriais. A superfície representa um único centro industrial, no entanto, quase quatro quintos da indústria pesada estão abaixo da superfície. Grande parte é entregue aos numerosos estaleiros localizados na superfície ou em órbita do planeta. Todos os reparos necessários em todas as espaçonaves dos saltadores são realizados ali, e geralmente voltam ali para esse fim. O planeta raramente foi sobrevoado por naves de outros povos além dos saltadores durante a época do Grande Império e, apesar do importante papel de Titon como um centro econômico, era pouco conhecido fora do povo dos mercadores galácticos. A administração central dos mehandors em Archetz, bem como o Banco e os estaleiros são operados por um único clã dos saltadores, o clã do patriarca central. Tanto o clã quanto seu patriarca, portanto, têm um papel proeminente nos saltadores, embora o patriarca central, ao contrário de todos os seus colegas viajantes, seja baseado em um planeta, Archetz. A rede positrônica em todo o planeta é chamada Inetar.

Titon

A capital planetária é Titon. Quase todas as cidades estão enterradas sob a superfície, a capital Titon, que tinha 12 milhões de habitantes no ano 2044 DC, está a 3.000 metros abaixo da superfície. Cerca de 3.000 anos depois, no ano 1402 NCG, Titon tinha uma população de mais de vinte milhões de pessoas. Titon é a localização do Banco dos Mercadores Galácticos em Titon em Archetz e também é conhecido simplesmente como o Banco pelos saltadores. Tanto a administração de Archetz quanto o Banco são chefiados pelo patriarca central. O distrito de entretenimento de Titon é chamado de Palinka, e no ano 1402 NCG o bordel Estrela do Amor também estava localizado ali.

  • Nota: No volume de prata nº 11, Titon é a única cidade na superfície, mas se estende a uma profundidade de 3.000 metros.

Menaquul

Uma das poucas cidades na superfície de Archetz é a cidade superficial Menaquul, localizada acima de Titon. Consiste essencialmente em um espaçoporto e poços que conduzem até Titon.

Desertos de destroços

Depois que a superfície de Archetz foi destruída pelos druufs no ano 2044 DC, a superfície do planeta consistia apenas nos chamados desertos de destroços. Esses, por sua vez, consistiam nos restos das antigas cidades e instalações industriais que nunca foram reconstruídas. Os desertos de destroços foram considerados perigosos, havia um alto nível de radioatividade e o ar estava carregado com partículas tóxicas, por isso era aconselhável usar um respirador. Apenas os chamados mercadores de destroços, clãs dos saltadores, viviam nos desertos de destroços, que ganhavam a vida canibalizando e vendendo tudo o que pudesse ser usado com os restos das cidades e instalações industriais. Um deserto de destroços conhecido pelo nome leva o nome de Badchat. Ele está localizado a cerca de 2.500 quilômetros a sudeste de Titon e Menaquul.

Ithafor-4

No início do século XVI NCG, a estação de transporte Ithafor-4 estava estacionada na órbita de Archetz.

História


Em um momento desconhecido, o arcônida Archetz descobriu o quinto planeta do sol Rusuma. Como resultado, ele iniciou a colonização do planeta. O primeiro assentamento ocorreu por meio de um habitat de nômades espaciais, que liberaram aqueles iprasanos para seu novo lar que não queriam mais se submeter às estruturas matriarcais. Os descendentes voltaram a viver como comerciantes e, como haviam feito como nômades espaciais, viajaram pela Via Láctea. Os iprasanos que se estabeleceram em Archetz trouxeram com eles um artefato de seu antigo lar Iprasa, um geoide de cristal, um portal Gijah que permitiu a transição para a estrela-ambulante dos gijahthrakos. Com o tempo, Archetz se tornou o mundo principal dos saltadores/mehandor. Em meados do século XXI DC, o Conselho Revolucionário fundado pelos mercadores, consistindo de uma assembleia patriarcal de doze membros, planejou uma derrubada do Tai Ark’Tussan (o Grande Império de Árcon) para assumir o governo para si. O filho de Perry Rhodan, Thomas Cardif, e o patriarca dos saltadores Cokaze provocaram uma inflação nos bancos dos saltadores em Archetz em julho do ano 2044 DC, o que levou o planeta Árcon à beira do colapso. Os mehandors foram trazidos à razão pelo imperador Gonozal VIII (Atlan). Atlan ameaçou retirar a frota robotizada da frente de sobreposição dos druufs e deixar os planetas do Império para os druufs. Em seguida, Rhodan concluiu um acordo com um comandante dos druufs. Ele queria levar 3.000 espaçonaves dos druufs de volta ao universo. Em vez disso, eles deveriam aparecer no sistema Rusuma para fingir que Atlan estava cumprindo a sua ameaça. Os druufs quiseram conquistar o sistema e não cumpriram o acordo. Eles destruíram em grande parte a superfície de Archetz. Em seguida, quando os seres do Universo Vermelho realmente atacaram e devastaram o planeta, Atlan teve que aniquilar as naves dos druufs com sua frota robotizada.

  • Nota: Nos volumes de prata, Archetz não é atacado pelos druufs, mas apenas ameaçado. Subsequentemente, os druufs - como prometido por Perry Rhodan - receberam um salvo-conduto para seu universo através de um gerador de campo de lentes. Essa historiografia diferente é baseada na revisão dos volumes de prata, para isso, vide: William Voltz.

Depois que a superfície de Archetz foi destruída, Cardif tornou-se prisioneiro dos saltadores. Em dezembro desse ano, um grupo de assalto terrano com Rhodan e os mutantes na máscara de soltenses pousou no planeta, onde Rhodan e Gucky o sequestraram. A retirada de Archetz aconteceu com a ajuda da frota arcônida alertada, contra a qual os mehandors eram impotentes. Cardif então foi levado para Árcon II, onde recebeu um hipnobloco mecânico de Atlan, que ocultou suas origens e o fez esquecer seu ódio por Rhodan. A partir de então, os saltadores usaram os danos à superfície como camuflagem, e uma indústria pesada intacta se desenvolveu abaixo da superfície. Com algumas exceções, as antigas cidades e instalações industriais na superfície nunca foram reconstruídas, nem os danos foram amplamente reparados. No início do ano 2328 DC, as unidades dos blues com sua blindagem de molkex atacaram o mundo principal dos mercadores galácticos. A partir do ano 2415 DC em diante, houve uma séria concorrência comercial entre os saltadores e os livres-mercadores do planeta Olimpo. Em março do ano 3112 DC, os piratas atacaram uma conferência econômica em Archetz e sequestraram 116 participantes, alguns dos quais eram de alto escalão, a fim de mais tarde extorquir um resgate. Após a invasão dos lares pelo Concílio dos Sete nos anos 3459/3460 DC, os mehandors foram capazes de manter seu comércio na Galáxia praticamente intacto. Em dezembro do ano 3580 DC, os saltadores estiveram envolvidos na fundação da Coalizão da Dignidade dos Povos Galácticos (COPOG), que mais tarde se tornou o Galacticum. Através da organização da Hansa Cósmica, criada por Rhodan no ano 1 NCG (ano 3588 DC), os mehandors viram-se novamente roubados de seu monopólio comercial. Eles chegaram a um acordo com o concorrente - mas também estavam preparados para “abnegadamente” saltar logisticamente para a lacuna no caso de seu fracasso. No verão do ano 1229 NCG (ano 4816 DC), Homer G. Adams e Julian Tifflor estiveram em Archetz em nome do governo terrano para conduzir negociações de venda com os saltadores sobre a velha espaçonave de longa distância BASE. Cinco por cento da superfície apenas foi renaturalizada até o ano 1402 NCG, os chamados desertos de destroços surgiram no resto da área, e a memória do portal Gijah e sua localização também foi em grande parte perdida. Em junho do ano 1402 NCG, o imperador arcônida Bostich I, que estava sob a influência das Ordens das Trevas, entrou no sistema Rusuma com sua frota do trono Ark’Imperion e iniciou o ataque a Archetz e a capital Titon. O próprio Bostich começou a procurar o portal Gijah na superfície. Ele recebeu o apoio do pária saltador Sverlon e dos mercadores de destroços do clã Badch’moasi em torno de seu mais velho Haika, e finalmente encontrou o que procurava. No entanto, Ronald Tekener e o agente da USO, Korrt Moody, agarraram-se aos calcanhares de Bostich e a outros mercadores de destroços. Houve uma escaramuça entre todas as partes presentes, no qual o portal Gijah foi destruído e Bostich ficou gravemente ferido. Bostich foi pego por seus homens e levado para o planeta Aralon para tratamento.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR28, PR89, PR90, PR97, PR176, PR300, PR662, PR725, PR1176, PR1242, PR1438, PR1554, PR1581, PR1586, PR1590, PR1619, PR1646, PR1734, PR1745, PR2064, PR2300, PR2321, PR2326, PR2499, PR2514, PR2515, PR2708, PR2716, PR2868, PR2870, PR3011, PR3074, PR3100.
  • Árcon nº 1 e 6.
  • Volume Azul nº 14.
  • Traversan nº 4.
  • Fanzine: Nathan 08 (PRFCB).
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Archetz”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2021.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: