Argono-hexilamina

Saúde/medicina. Nome químico de uma substância que recebeu também o nome médico de argonina devido ao seu componente do gás nobre.

Dados gerais


Essa neurotoxina ficou conhecida como a causa da peste dos nonus no planeta Honur. Seus componentes básicos são a hexilamina e o gás nobre argônio, inerte e pouco reativo, que é mantido de forma permanente em um estado ionizado. A fórmula estrutural exata é desconhecida. Tudo que se sabe é que se forma nela uma série de cristais com um contorno dodecagonal regular.

História


Esse nome foi inventado pelo dr. Hayward no ano de 1984, quando conseguiu isolar o veneno num dos laboratórios da espaçonave Titan. Ele descobriu que o gás argônio foi ionizado e mantido nesse estado ligando-o a moléculas adequadamente construídas, de modo que o átomo de argônio ficou ligado por um elétron molecular, mas sem ser neutralizado.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR43.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Argonin”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Argonin). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: 
Verbete Principal: