Ayto

Povo inteligente e não humano, pertencente à Armada Infinita. Seus integrantes vivem na superfície do Loolandre e, portanto, pertencem à unidade da Armada 1. São responsáveis pela produção e reparação dos corvos brancos.

Aparência


Os aytos são criaturas quase humanoides, com altura média de 1,20 m, quatro braços e rostos achatados e inexpressivos. Possuem três olhos, dois dos quais atrofiados e quase sem função óptica.

Sociedade


Tecnologia

Eles criam as velas dos corvos brancos cortando áreas enormes, mas extremamente finas, do material que compõe a superfície do Loolandre. Um montador da Armada, privado de seus membros, fica preso à vela. Um minúsculo quantum da chamada matéria de Ordoban é transplantado para a consciência do montador da Armada. Através disso, o montador recebe não só uma certa capacidade de pensar organicamente, ou seja, emocionalmente; além disso, ele permanece em constante conexão com Ordoban e é controlado por ele. A matéria de Ordoban é encontrada pelos aytos no local chamado “fonte da vida”. A partir daí, a substância viva é recuperada por dois anciãos conforme a necessidade.

História


O primeiro contato entre galácticos e aytos ocorreu em maio do ano 427 NCG, quando a miniexpedição da Operação Miudinho composta pela terrana Irmina Kotschistowa e o cygrideno Jercygehl An alcançou a superfície do Loolandre. A essa altura, os aytos já estavam em profunda depressão. Os corvos brancos que produziam eram inadequados para a vida, porque a matéria de Ordoban trazida da fonte da vida não continha mais o espírito vivo de Ordoban desde a passagem da Armada Infinita através do Rubi Gelado.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1188, PR1200, PR1212.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Aytos”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: