Balanceio

Material e termo cosmológico. Termo cunhado pelos ferreiros da Armada para descrever a matéria-prima, ou seja, a energia psiônica livre da matéria.

Dados Gerais


Os ferreiros da Armada haviam desenvolvido um método para desviar e armazenar toda a energia mental dos seres orgânicos moribundos. As fontes do balanceio eram planetas habitados por criaturas inteligentes, que eram sobrevoados pelos sistemas de extração robotizados dos ferreiros da Armada para obter a matéria-prima. Existia uma regra estabelecida por Ordoban de que sob nenhuma circunstância as matérias-primas podiam ser obtidas de mundos que contivessem vida inteligente nativa; no entanto, os ferreiros da Armada há muito haviam desistido de aderir a essa regra. Pelo contrário, planetas com habitantes inteligentes já eram os preferidos pelo seu aparelho há algum tempo porque, além das matérias-primas materiais, também havia riquezas a serem encontradas ali.

História


No início de setembro do ano 428 NCG, o balanceio também deveria ser obtido no planeta Nand na galáxia M-82 (Sethpot), contudo, a tripulação da nave galáctica Sambal sob o comando de Roi Danton pôde impedir o golpe bárbaro. As forjas da Armada no mundo dos kemmrenses tiveram mais sucesso. A energia mental coletada era transportada pelas balsas da Armada até as forjas da Armada e armazenada ali em um reservatório no centro da esfera de controle, que também era chamada de balança. Essa energia retirada à força pelos ferreiros da Armada era a base para a tecnologia goon. Uma parte do balanceio foi usado pelos ferreiros da Armada para controlar os processos de produção no anel de fabricação, o chamado inferno goon. No entanto, os suprimentos do balanceio excediam as necessidades do inferno goon a tal ponto que os observadores da Frota Galáctica logo suspeitaram que o balanceio era planejado pelos ferreiros da Armada como uma arma na luta contra Ordoban. Quanto ao balanceio que ficava acumulado, os ferreiros da Armada pretendiam usá-lo para tomar o poder na Armada Infinita. Por razões conhecidas, o confronto com Ordoban acabou por não acontecer; contudo, durante a ocupação do Loolandre em junho do ano 427 NCG, os ferreiros fizeram uso implacável do balanceio para quebrar a resistência dos povos do Loolandre e para reduzir o perigo representado por aquelas unidades da Operação Miudinho que invadiram o Loolandre. A utilização do balanceio inicialmente trouxe o sucesso almejado pelos ferreiros da Armada; no entanto, pouco tempo depois, os projetores do balanceio de Eric Weidenburn ficaram inutilizáveis, o que significou que essa arma não pôde mais ser usada pelos ferreiros. Desse modo, isso deu início à queda final dos ferreiros da Armada.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1143, PR1144, PR1197, PR1199, PR1204.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: