Crise do Enxame

Termo da História. A crise do Enxame durou do ano 3440 até o ano 3443 e teve um efeito drástico sobre a Via Láctea, que foi sentida por décadas. Ela foi desencadeada pelo aparecimento do Enxame.

A imbecilização


Em 29 de novembro do ano 3440, a imbecilização de âmbito galáctico entrou pelo Enxame, que deveria durar até 8 de junho do ano 3443. Assim, tratava-se do efeito mais consequente e mais grave da presença do Enxame. A imbecilização causou uma rápida diminuição da capacidade de concentração e inteligência das pessoas afetadas. Apenas uma parte extremamente ínfima da população mostrou-se como imune contra a imbecilização. Apenas poucos povos mostraram-se em princípio como imunes ou resistentes contra a imbecilização. O grau de imbecilização era sempre vacilante; assim, havia em alguns momentos pessoas imbecilizadas subitamente lúcidas e em pessoas parcialmente resistentes instantes de completa imbecilização.

Estimativas: Havia talvez um de um milhão ou até mesmo um de dez milhões de galácticos imunes. Tendo em vista um número da população da Galáxia estimada de 500 trilhões (povos astronáuticos), havia uma estimativa apenas de 50 até 500 milhões de imunes resistentes mutuamente isolados.

A imbecilização levou em todos os povos de alta tecnologia para o problema que tecnologias complicadas e perigosas, como reatores e armas, não eram mais compreendidas. Alguns imbecilizados reagiam apaticamente ou chorosamente, eles formavam o grupo mais fácil de controle. Outras pessoas mostraram no estado imbecilizado, antes de tudo, agressão primitiva e destruíram indiscriminadamente equipamentos com as mãos nuas. Mais perigoso se mostravam os imbecilizados com brincadeira infantil que podiam causar grande calamidade nas centrais de comando através de apertar botões irracionais. Além disso, robôs com biopositrônicas eram tanto inúteis ou mesmo uma ameaça semelhante como os imbecilizados. Portanto, a imbecilização teve como consequência direta o colapso completo de todas as atividades interestelares (tráfego de espaçonave, comércio, administração de impérios). Uma porção enorme das espaçonaves caiu mesmo nos primeiros meses. Em todos os planetas afetados veio primeiramente a devastação causada pelos circuitos defeituosos, o problema subsequente consistiu em bandos de saqueadores, alguns dos quais foram conduzidos por imunes, bem como catástrofes de penúria e doenças. Em planetas terranos, a ameaça veio através do homo superior, que por um lado queria ajudar os imbecilizados, porém, por outro lado, desmantelava a tecnologia muitas vezes necessária à sobrevivência. Caso já não o tivessem feito de qualquer maneira, caíram assim os sistemas de controle climático, fornecimento de energia e produções de alimentos. Pelo menos na Terra e no planeta Olimpo, os imunes puderam afinal criar suprimentos de emergência para os imbecilizados.

Os abalos estruturais


Os abalos estruturais produzidos durante as transições do Enxame causaram ​​severos danos em espaçonaves e planetas nas proximidades imediatas (isto é, a uma distância de apenas alguns anos-luz): os deslocamentos espaço-temporais podem destroçar espaçonaves sem campos defensivos, conduzindo a abalos físicos, explodindo sensores estruturais e danificando absorvedores de pressão. Esses abalos estruturais levaram prejuízos também em planetas e sistemas solares na área de trânsito do Enxame. Assim, o planeta Hidden World I foi abalado por terremotos fortes, e todos os três planetas do sistema Lignan foram destruídos pelas vibrações tectônicas no curso dos hiperchoques, incluindo dois mundos habitados.

Os mundos de divisão dos karties


[…].

As anexações de sistemas estelares


Ao passar pela Via Láctea, o Enxame assumiu sistemas estelares inteiros e explorou as matérias-primas de seus planetas. Para isso, o campo flexível foi aberto na parte da frente do Enxame para acomodar o sistema. Depois disso, a velocidade dos sóis e seus planetas para a do Enxame, que se movia na metade da velocidade da luz, ajustava-se ao longo de vários milhares de anos. Depois que os planetas eram totalmente explorados e permaneciam apenas ainda desertos rochosos escavados, os trabalhadores, que provavelmente consistia da população escravizada, eram evacuados, o planeta desacelerado e descarregado novamente na extremidade do Enxame, porque representava apenas ainda lastro inútil. O ser energético Harno mencionou que os terranos já haviam encontrado os resquícios dessas ações de aproveitamento entre as galáxias.

Citação (episódio PR524): “[…] As naves da Frota Explorer solar não encontravam constantemente sóis queimados e planetas completamente desertos no espaço intergaláctico? Vocês não viviam se perguntando por que esses sóis não tinham tido uma morte natural, mas davam a impressão de que alguém tinha roubado sua energia? E os planetas! Os cientistas de vocês não formularam uma teoria segundo a qual esses planetas tinham sido explorados por alguma supercivilização? Não havia muitos especialistas que faziam pouco desses cientistas porque não eram capazes de imaginar que essa supercivilização pudesse existir? […]”

Em fevereiro do ano 3442, Gucky e três companheiros penetraram com um space-jet no Enxame, enquanto se escondiam primeiro no mundo gelado Abastecedor-do-Enxame I e com esse se deixaram ingressar no Enxame. Após o resgate de Harno do Planeta de Cristal, eles puderam deixar o Enxame de forma semelhante novamente na sua extremidade.

Os hipercasulos


[…].

Os asporcos


Esses não estavam sujeitos a uma imbecilização geral. Suas fivelas TEP não apenas os protegeram, mas também causaram um considerável aumento de inteligência, a chamada compreensão abrupta. Os asporcos subitamente foram capazes de compreender as relações e desenvolver novas ideias que antes eram completamente incompreensíveis. Infelizmente, isso também não foi sem problemas, uma vez que os asporcos negligenciaram a sua subsistência por pura criatividade; isso incluiu até mesmo a ingestão de alimentos na fase mais extrema. No curso dos eventos em torno dos Antigos Mutantes, essa crise dos asporcos foi dominada no ano 3444 pelo Império Solar.

O final


Após a tomada de poder pelo cyno Nostradamus, os manips cessaram sua atividade e a constante gravitacional galáctica voltou ao normal. Enquanto isso a imbecilização na Galáxia cessou, o aumento da inteligência permaneceu com os asporcos.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR500, PR501, PR502, PR524, PR569, PR587, PR660.
  • Informações extraídas do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Schwarmkrise”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações obtidas do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Schwarmkrise). Ciclos: O Enxame / Os Antigos Mutantes / Os Viajantes da Rede / Crônicas Cósmicas. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Verbete Principal: