Culsu

Antigo planeta escuro dos pos-bis, chamado de “mundo de ferro” e cujas coordenadas foram mantidas em segredo no século XVI NCG até mesmo do Galacticum.

Dados Gerais


O mundo escuro é um planeta de ferro com um núcleo de ferro que ocupa 82 por cento do raio, ou seja, cerca de 10.900 quilômetros de diâmetro. O próprio Culsu mede 13.304 quilômetros com uma gravidade de 1,3 g. Superfície: Parcialmente lisa como vidro, parcialmente cruzada por desfiladeiros e fendas abissais; alguns desfiladeiros com milhares de quilômetros de comprimento, algumas centenas de metros até três quilômetros de largura e vinte a trinta quilômetros de profundidade; o núcleo de ferro do planeta tem um diâmetro excessivo de cerca de 10.900 quilômetros (82% de todo Culsu). Atmosfera: Nenhuma. Residentes: Pos-bis, mais tarde também os alados vanths. Instalações técnicas: Fábricas e instalações de manufatura. Economia: Mundo industrial dos pos-bis.

História


Até 13 de junho do ano 1516 NCG, a terrana Toja Zanabazar e o ferrônio Vetulon Culsander trabalharam ali na semitrônica Anansi, que foi oferecida como o computador central para a nave Ras Tschubai. Depois de ver seu trabalho, Sichu Dorksteiger, a cientista-chefe da LTL, providenciou para que o computador de alto desempenho fosse transferido para a nave Glastonbury, que Anansi levou para o planeta-estaleiro Talos, no sistema estelar Hefesto. Após a eclosão da Queima dos Mundos (a Ecpirose) no ano 1552 NCG (correspondente ao ano 5139), os vanths, que haviam fugido para o espaço com naves, estabeleceram-se em Culsu com o consentimento dos pos-bis, pois estavam protegidos dos efeitos nocivos do efeito da hiperluz ali sem um sol. Os seres espirituais levavam uma vida de extrema lentidão para ouvir o som primordial do Universo em perfeita harmonia e espalhar a paz ali. O objetivo era o estado permanente do “pensamento final” (athvanth), uma espécie de imortalidade. O primeiro local de moradia dos vanths foi uma plataforma orbital preparada, que mais tarde foi expandida. Os seres alados eram doravante os guardiões, protetores e cuidadores do mundo escuro, enquanto os pos-bis, referidos por eles como “possbyr”, alimentavam os recém-chegados - ambos os habitats eram estritamente separados um do outro.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2745, PR3000, PR3007, PR3008, PR3009.
  • Glossário Especial: PR3000.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Culsu”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2021.
Seção do Site: