Exoesqueleto

Dispositivo tecnológico. Literalmente: esqueletos externos, referem-se tanto aos invólucros corporais naturais e estáveis ​​do corpo de criaturas insetoides, quanto aos dispositivos de suporte mecânico ou robótico, amplificadores de força e similares usados ​​no corpo.

Exoesqueletos naturais


A maioria das criaturas insetoides não tem um esqueleto interno que proteja os órgãos e sustente o corpo, mas sim invólucros corporais externos mais ou menos sólidos, semelhantes a conchas e geralmente segmentados. Esses invólucros envolvem completamente o corpo e servem não apenas como proteção, mas também como ponto de fixação para os músculos. Exoesqueletos naturais geralmente são feitos de quitina. No entanto, também são conhecidos povos com exoesqueletos feitos de outras substâncias, por exemplo, os adlatenos e os ossudos.

Exoesqueletos artificiais


Um exoesqueleto pode ser descrito como praticamente qualquer dispositivo concebível que é usado no corpo e suporta ou substitui suas funções. Nesse contexto, elas podem ser blindagens completamente fechadas, como o equipamento dos elfahdenses (equipamento elfahdense), chamados de equipamento/blindagem-ouriço ou blindagem com espinhos por causa de sua aparência. Os sawpaneses se enquadram nessa categoria. Entretanto, também são conhecidos sistemas que envolvem apenas parcialmente o corpo, como a blindagem articulada dos nakks. Outros exemplos são os portensores que os aarus usam quando vão para o solo; ou os trajes protetores chamados nuguun-keels dos darghetanos, que também podem acomodar seus animais de estimação, os triplídeos. Pessoas com deficiência também usam exoesqueletos: o Ganjo Skorvamon, por exemplo, sofria de atrofia muscular progressiva e só conseguia se mover como um cappin normal por causa de seu exoesqueleto. Igualmente artificial, mas essencialmente completamente desnecessário (já que servia a propósitos puramente enganosos) era o exoesqueleto do bioavatar Andressa Vanbargen criado pelos enduuns, retratado pelas biopartículas dos enduuns. Outros exemplos: Maschkomp, medicarista, SERUN.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR522, PR528, PR545, PR693, PR699, PR722, PR1046, PR1047, PR1061, PR1293, PR1294, PR1304, PR1331, PR1814, PR1835, PR2804, PR2946.
  • Atlan nº 696.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Exoskelett”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: