Fij-Guel
Peepsie. Ele era ajudante do almirante Wee-Nii.
Aparência
O homem, que ainda era muito jovem no ano 2041 (calendário de Fera Cinzenta), tinha quase 2,5 metros de altura.
Características
Ele pertencia à classe privilegiada da nobreza e foi oficial do estado-maior da Frota Aérea de Sua Excelência, o rei-presidente. A sua maior aspiração na vida era receber o comando de uma das espaçonaves interplanetárias de seu povo.
História
No século XXI, a situação de abastecimento no planeta natal de Fij-Guel Heeninniy era precária. Quase não havia comida na frota aérea. Uma expedição havia sido enviada ao planeta vizinho Weelie-Wee para forçar as criaturas supostamente indefesas (colonizadores terranos) estabelecidas ali a cultivar grãos. No entanto, a espaçonave que deveria ter levado a colheita nunca se retornou (os terranos a destruíram). Fij-Guel tentou em vão persuadir seu superior Wee-Nii a deixá-lo voar para Weelie-Wee em outra nave espacial e verificar as coisas. Algum tempo depois, uma nave desconhecida pousou em Heeninniy. Os estranhos fingiram serem embaixadores do planeta “Aurigel” e entraram em negociações com o rei-presidente Iiy-Jueuer-Eelie. Mal sabiam os peepsies que os embaixadores de Aurigel eram na verdade os colonos de Weelie-Wee. Eles queriam intimidar os peepsies com sua suposta superioridade técnica para que não tentassem escravizar os terranos novamente. Depois que toda a tripulação parecia ter deixado a nave (na verdade, três terranos estavam escondidos lá dentro), Fij-Guel recebeu uma ordem da câmara presidencial real para dar uma olhada nela. A sua incumbência era entrar na espaçonave Fair Lady e fazer uma inspeção no seu interior. Com a ajuda de microcâmeras, fez cópias dos mapas que encontrou, sem saber que eram um embuste dos terranos desterrados. Ele copiou os documentos que haviam sido preparados para esse propósito. Desse modo, ele foi observado pelos terranos. Depois disso, Fij-Guel não conseguiu afastar a sensação de que algo estava errado com os embaixadores. Inicialmente, ele comparou a língua falada pelos embaixadores (francês) com a língua dos seres vivos em Weelie-Wee (inglês). Ele notou que as linguagens eram parecidas. Antes que ele pudesse investigar mais, uma nova ordem veio do gabinete presidencial. Dessa vez, Fij-Guel deveria sequestrar a nave estrangeira. Os terranos que permaneceram a bordo ativaram o campo repulsor a tempo, de modo que o comando de abordagem de Fij-Guel ficou bloqueado. Depois disso, Fij-Guel examinou as línguas mais de perto. Com base nos documentos copiados, os peepsies tentaram estudar o idioma do pessoal que eles acreditavam vir de Aurigel. Pouco depois, o jovem oficial sozinho, comparando os registros de dois transladores, fez uma sensacional descoberta linguística. Ele descobriu que o nome “Fair Lady”" escrito na fuselagem da nave estrangeira não vinha da língua dos embaixadores de Aurigel, mas da língua do povo de Weelie-Wee. Fij-Guel reportou ao rei-presidente. Assim, a manobra de engodo dos terranos foi exposta. Dessa forma, os supostos embaixadores foram desmascarados como sendo o pessoal de Fera Cinzenta. Como recompensa por essa descoberta, Fij-Guel deveria ter sido promovido ao posto de coronel.
Fontes
- PR72.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Fij-Gül”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.