Gilgamesh

Espaçonave terrana do tipo modular. Já foi a nave principal dos portadores de ativador celular. Perry Rhodan deu à conexão completa o nome do antigo rei sumério Gilgamesh.

Detalhes técnicos


Com 2.500 metros de extensão, a Gilgamesh é por volta do ano 1289 NCG a maior nave espacial na região da Humanidade terrana. Consiste em treze módulos diferentes, cada um dos quais é equipado como uma espaçonave autossuficiente. Quando acoplados, os treze módulos formam um poliedro com doze faces, sendo que cada face forma um pentágono regular. A forma geométrica da Gilgamesh foi chamada de “dodecaedro pentagonal”, sendo que o módulo central, chamado Merlin, já foi projetado como um dodecaedro pentagonal. A nave inteira é controlada e monitorada por uma rede sintrônica, também chamada Merlin.

Os módulos individuais


Os módulos individuais têm um comprimento de 1.000 m, um diâmetro de proa de 400 m e um diâmetro de popa de 300 m. A Gilgamesh apresenta-se como uma nave grande, indubitavelmente também forte, na qual, porém, alguns trunfos ainda devem estar guardados nos bastidores.

Equipamentos dos módulos I-XII da Gilgamesh


Computadores de bordo

Rede de computadores de nove sintrônicas (produção halutense) e um contracomputador.

Naves auxiliares por módulo

  • 5 cruzadores leves da classe Vesta
  • 10 space-jets
  • 20 shifts
  • Várias outras

História


Todos os módulos da espaçonave foram projetados e construídos no planeta secreto Camelot no mais absoluto sigilo. No ano 1288 NCG, Perry Rhodan reapareceu no Sistema Solar com a Gilgamesh após mais de quarenta anos de planejamento e construção, na ocasião do colapso do campo de tempo acelerado em torno do planeta Trokan. Nessa época não se sabia muito sobre a Gilgamesh quando essa nova nave espacial apareceu na borda do Sistema Solar. Os terranos assumiram que era a nave capitânia de Perry Rhodan e que foi construída no misterioso planeta Camelot. A Gilgamesh provou ser muito poderosa especialmente nas batalhas contra as frotas dos tolkandenses. A Gilgamesh também participou das batalhas contra o castelo dos dscherros Gousharan e os peregrinos algiotianos.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1800, PR1804, PR1809, PR1810, PR1812, PR1818, PR1820, PR1829, PR1830, PR1831, PR1832, PR1833, PR1839, PR1840, PR1841, PR1842, PR1847, PR1924, PR1954, PR2027.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “GILGAMESCH”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: