Gol

Décimo quarto planeta do sistema estelar Vega, situado na Via Láctea. Esse nome — uma referência a um gigante das lendas antigas (um ogro da mitologia) — foi proposto por Reginald Bell no ano de 1975. O seu nome ferrônio é Lokkol.

Nota: Em várias fontes, Rustoner (vide ali) é mencionado como o 14º planeta. Esse é um erro do autor.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Vega
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 27 anos-luz
Luas: Várias (pelo menos 1)
Tipo: Mundo extremo e gigante gasoso
Período de rotação própria: Aproximadamente 14 h
Diâmetro equatorial: 434.000 km ou 164.000 milhas
Densidade média: Aproximadamente 150 g/cm³
Gravidade superficial: 916 g
Atmosfera: Amônia, hélio, metano e hidrogênio
Superfície: Planícies tempestuosas e geladas, feitas de pedras e pináculos, bem como extensos lagos
Habitantes: Pensador de Gol (cérebro artificial, desativado no ano 2093 DC), grandes de Gol (seres de energia ou “pensamentos” do pensador)

Dados Gerais


É um mundo gigante do tipo de Júpiter, cujo diâmetro corresponde a três vezes o desse, isto é, chega a 434.000 km. Ao contrário do planeta solar, sua densidade é muito elevada, pois possui um núcleo sólido. De acordo com as medições realizadas a bordo da nave Stardust III, a sua gravitação superficial corresponde a 916 g. Sua atmosfera é de amônia, hélio, metano e hidrogênio. A sua superfície é de planícies tempestuosas e geladas, feitas de pedras e pináculos, bem como extensos lagos. O período de rotação é um pouco menos de 14 h. Sobre o núcleo propriamente dito — que pode ser sólido ou líquido —, há uma atmosfera de cerca de 20.000 km de altura. É um ambiente cuja pressão deve ser superior a quarenta mil atmosferas, um mundo cujas características se afastam dos demais. A sua densidade média é de cerca de 150 g/cm³. É uma densidade superior à do ósmio, que é o metal mais denso que os terranos conheciam até o século XX. Portanto, as escalas de pressão na superfície excedem tudo que a técnica de alta pressurização da Humanidade já concebera ou realizara até o século XX. A densidade da sua atmosfera é tamanha que os raios solares, por mais intensos que fossem, são absorvidos por completo depois de terem penetrado nela alguns milímetros. Gol parece ser uma espécie de sol resfriado. Em seu interior, devem existir campos gravitacionais que não se baseiam exclusivamente nos princípios de Newton, mas têm outras causas. O planeta é um monstro em todos os sentidos. Por isso recebeu dos terranos esse nome em referência a um gigante das lendas antigas (um ogro da mitologia). Depois de uma completa pesquisa geológica foi possível dizer que a superfície de Gol foi gerada fora do planeta. A origem para Gol geralmente aceita é a seguinte: durante a ofensiva dos laurins contra os pos-bis (há uns 10.000 anos), eles começaram a transportar asteroides. Quando colidiam com um mundo, o impacto do asteroide era catastrófico. Em pelo menos uma ocasião um planetoide deve ter sido transportado ao sistema Vega e deve ter caído em Gol. A entrada na atmosfera de Gol e o impacto com seu núcleo líquido teriam quebrado o planeta. O núcleo de Gol, porém, era mais denso que o planeta que chegava, assim os fragmentos deste planeta se esparramaram sobre o núcleo e formaram uma superfície sólida, em lugar de uma superfície líquida-sólida. Como Aquilo fez uso de Gol como uma pista na procura pela imortalidade, é provavelmente capaz de transportar um planeta inteiro, parece provável que seja responsável pelo transporte do planeta desconhecido para Gol. Segundo uma teoria do século XXI, Gol é um sol que esfriou prematuramente e, portanto, não queimou seu combustível. De acordo com essa teoria, o planeta poderia se tornar um sol novamente ou até mesmo uma supernova por meio de um processo crítico – como a compressão da matéria.

Nota: Com o diâmetro fornecido, Gol teria que ter aproximadamente a massa de Vega para atingir a gravidade declarada de 916 g. Então o centro de gravidade de um sistema estelar duplo Vega-Gol estaria a meio caminho entre Vega e Gol.

Uma das luas de Gol é Rustoner.

Seres vivos


O planeta é habitado por estranhos seres luminosos com baixo nível de inteligência, os gols.

História


No 38º milênio AC

Construtores até então desconhecidos posicionaram um cérebro em Gol. A expedição terrana do ano 2093 DC levantou a hipótese de que o cérebro funcionava numa base hexadimensional e poderia, portanto, produzir projeções de matéria. A partir de um pequeno edifício original, o cérebro se expandiu para uma estrutura subterrânea semelhante a uma cidade, com cerca de 140 quilômetros de diâmetro. Com base em cálculos de probabilidade, foi calculada uma idade cerebral mínima de 40.000 anos. Essa idade mínima corresponderia a aproximadamente ao ano 38.000 AC.

No século XX DC

Em setembro do ano de 1975 DC, Perry Rhodan, com a Stardust III, enfrentou perigos tremendos nesse planeta para descobrir mais uma pista do Imortal no âmbito da Charada Galáctica, antes que a nave fosse transportada com um transmissor fictício em dezembro para o sistema do planeta Vagabundo.

No século XXI DC

Mais tarde, o Império Solar enviou a nave de pesquisa Lakehurst para resolver o mistério do planeta gigante. A Lakehurst, que pousou em Gol, foi destruída no ano 2086 DC. Várias missões de busca encontraram apenas destroços da nave destruída, bem como uma bobina de som falada. Finalmente, no ano 2093 DC, uma segunda expedição com a nave Uranus com Perry Rhodan e Reginald Bell a bordo, que pousou em Gol, descobriu o Grande Pensador de Gol e esclareceu o destino da Lakehurst: Os gols eram os pensamentos - presumivelmente hexadimensionais - do Grande Pensador de Gol. Enquanto os gols roxos, como pensamentos conscientes, estavam sob o controle do pensador, os gols coloridos, como pensamentos inconscientes, eram independentes e não tinham consciência de sua origem. Os gols também tinham a capacidade de projetar matéria. Eles se alimentavam de energia e eram capazes de absorver e armazenar energia. Os gols eram capazes de absorver o corpo de um ser humano, absorvendo sua consciência e assumindo seu conhecimento. Os gols coloridos inicialmente conseguiram capturar membros individuais da tripulação fora da Lakehurst. Com o conhecimento adquirido, dezenas de milhares de gols foram capazes de enfraquecer o campo defensivo da Lakehurst para que dois gols conseguissem penetrar na nave e desativar os geradores de campo defensivo. Os outros gols então invadiram e absorveram os tripulantes. A tripulação de um golomóvel liderado por Martin Levans, que havia chegado à cidade subterrânea do pensador, conseguiu desligar o pensador de Gol através da instalação de controle do edifício original. Quando Reginald Bell foi absorvido por um gol, ele conseguiu assumir o controle desse. Ele tentou se libertar fazendo o gol descarregar. Quando o cérebro foi desligado, uma onda de energia foi liberada, o que levou simultaneamente a uma reação de descarga dos gols coloridos ao redor da Uranus. Enquanto os gols se transformavam em blocos de pedra, Reginald Bell e outros tripulantes da Uranus que foram engolidos pelos gols e, com algumas exceções, a tripulação da Lakehurst foram libertados novamente. Os terranos classificaram tanto o Grande Pensador de Gol quanto os gols como inteligentes, mas não racionais. Estabelecer contato no sentido de comunicação igualitária parecia impossível. Os terranos abstiveram-se de destruir a maquinaria desativada do pensador de Gol. A maioria dos gols foram destruídos e ao eliminar o pensador, nenhum novo gol foi criado. No entanto, os gols conseguiam multiplicar-se se tivessem fornecimento de energia suficiente.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR10, PR16.
  • PR-Action nº 33.
  • RP 2.
  • Spartac 2.1.
  • Biblioteca dos Autores nº 3.
  • Glossário: PR3045.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Gol”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: