Helk-Saqueth-Kmh

Super-robô dos loowers, um tipo de robô universal chamado genericamente de helk, que no ano 3586 ajudou os loowers Gnogger-Zam e Jarkus-Telft em sua missão malsucedida de recuperar o Olho de Laire da Terra.

Estrutura


Ele consiste de milhares de módulos, que em grande parte por sua vez podem atuar de forma independente, e igualmente são chamados helks. Essa estrutura modular reflete-se também no nome do helk: Helk-Saqueth-Kmh significa os milhares de módulos do mestre Saqueth-Eeno. Ele é a obra inacabada da vida do lendário armeiro Saqueth-Eeno. Ele foi concebido de forma tão simples quanto genial. Porém, ele é simples apenas no sentido enteléquico. Na verdade, trata-se de uma construção inacreditavelmente complicada. Na sua forma completa, o Helk-Saqueth-Kmh é quase redondo, com um diâmetro de cerca de 130 metros. Os helks maiores foram equipados com um sistema de propulsão própria, o chamado roteador transmiterm, o qual permite voos interestelares de longa distância.

São conhecidos pelo seu nome os seguintes helks individuais do Helk-Saqueth-Kmh:

  • Helk-Soffath: Usado como um explorador e que tem o tamanho de um loower adulto.
  • Helk-Nomnehs: Tem uma forma trapezoidal achatada e fina. Devido à tecnologia de alta qualidade, é capaz de assumir a eletrônica de uma nave espacial estrangeira para se preparar para o embarque nela.
  • Helk-Dingett: Helks minúsculos para examinar seres vivos alienígenas. Ainda são parcialmente divisíveis.
  • Helk-Parang: Usado para neutralizar as capacidades de paradotados.
  • Helk-Tolgink: Forma a seção de relatórios do Helk-Saqueth-Kmh.

História


O Helk-Saqueth-Kmh foi construído há mais de cem mil anos pelo lendário armeiro dos loowers, Saqueth-Eeno. Seu desejo não era simplesmente projetar um robô compacto e versátil. Em vez disso, o helk deveria ser capaz de transpor distâncias interestelares de forma independente e ainda ter pequenas dimensões. Em uma data posterior desconhecida, o Helk-Saqueth-Kmh foi afundado pelos loowers no lago de fogo de Sahlmo no planeta Alkyra I, a fim de ser usado para recuperar o Olho de Laire após a descoberta da fonte de matéria procurada pelos loowers. Não se sabe quando exatamente o Helk-Saqueth-Kmh foi depositado em Alkyra I e se foi usado para outros fins. Quando foi depositado no fundo do lago de fogo, o Helk-Saqueth-Kmh também passou a ser chamado de “o Submerso”. Porém, ele sempre permanecera como “o Inacabado”. No ano 3586 – depois de os loowers em Alyra II terem recebido o impulso tão ansiosamente aguardado do objeto procurado por eles –, o helk foi recuperado do lago de fogo de Sahlmo em Alkyra I e usado para explorar o Sistema Solar, com o intuito de oportunamente resgatar o objeto na Terra. No entanto, no decurso dessa missão, ao se aproximar das pirâmides de Gizé, onde o objeto estava escondido, a maioria dos seus componentes foi destruída pelos terranos. A seção de reportagem, chamada Helk-Tolgink, que tinha ficado para trás, retornou para Alkyra II e relatou a Gleniss-Gem, o vigia de Alkyra II, sobre o fracasso da missão.


 

Créditos: 
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR878, PR879, PR883, PR902.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Saqueth-Kmh-Helk”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: