Hipersalto
Termo tecnológico. Também chamado de transição, é o processo que ocorre no voo espacial mais rápido que a luz por meio do sistema de propulsão de transição.
Modo de funcionamento
Com a ajuda de um dispositivo gerador de campo de salto, a espaçonave é envolvida por um campo hipergravitacional que a isola completamente do seu meio e, com isso, a retira do continuum de espaço-tempo quadridimensional. A nave é então lançada através da superfície convexa desse continuum, percorre sua trajetória em linha reta e adentra o espaço normal em seu ponto de destino, calculado previamente, através daquela superfície. Em função do desacoplamento da estrutura temporal do continuum quadridimensional, esse processo é feito em um intervalo praticamente instantâneo, o que resulta na travessia de distâncias de milhares de anos-luz em tempo virtualmente nulo. Por causa disso, o sistema de transição também é conhecido como técnica de hipersalto. Porém, essa técnica possui duas desvantagens. Cada salto de transição é associado a uma dor intensa e lancinante para a tripulação, um efeito que também é chamado de choque de transição. Além disso, as transições levam a abalos estruturais no continuum de espaço-tempo, que podem ser localizados e representam uma ameaça aos planetas próximos. Por isso, não é particularmente bom iniciar um hipersalto dentro de um sistema planetário.
História
O propulsor de transição era o propulsor ultraluz usado no Grande Império. Esse foi o primeiro sistema de propulsão ultraluz conhecido pelos terranos, graças ao contato com os arcônidas no século XX. O nome de “saltadores” dado comumente aos mercadores galácticos do Grande Império é derivado disso.
Fontes
- PR05, PR13, PR38, PR46, PR73, PR78, PR79, PR86, PR253.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Transitionstriebwerk”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Transitionstriebwerk). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
