M-87

Galáxia esférica gigantesca constante dos mapas siderais terranos, situada na aglomeração de Virgem. Os condicionados em segundo grau designavam a galáxia como reino da formação.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Reino da formação
Distância para a Via Láctea: 33 milhões de anos-luz
Tipo: Galáxia esférica
Povos conhecidos: Afaneus, azuis, bestas-feras, construtores do centro, druis, drumfries, jinguisens, mooghs, okefenokees, pelewons, perlians, reds, skoars, snebors
Idioma de trânsito: Idioma do centro

Dados Gerais


Situada a uma distância de cerca de 33 milhões de anos-luz da Via Láctea. Pertence à conhecida nuvem de Virgem, uma reunião de cerca de mil sistemas estelares, cada qual mais ou menos do tamanho da Via Láctea. Além disso, a galáxia tem uma peculiaridade rara: de seu centro emerge um raio-jato gigantesco, que possui um “nó” e pode ser rastreado por cerca de 5.000 anos-luz na direção da zona periférica.

Peculiaridades

É uma galáxia com leis muito peculiares. Sempre estivera cheia de enigmas. Caracteriza-se pelo predomínio dos seres que possuem seis membros. Mas sua característica mais surpreendente era um raio de gás azul emitido a partir do centro com cerca de cinco mil anos-luz de extensão. Do ponto de vista político os sistemas habitados desta galáxia formavam um único Estado. Esse Estado era governado pelos construtores do centro. Certas raças tinham sido treinadas para determinados trabalhos. Já a tarefa de outras raças era servirem toda a vida como soldados, enquanto outras eram formadas por servos. Havia raças cujos membros ocupavam postos elevados na administração ou controlavam a tecnologia de civilizações inteiras. Era um sistema sofisticado. Talvez fosse o único meio de manter coesa a estrutura política e estatal de uma galáxia.

Idioma

A língua de tráfego entre os povos da galáxia M-87 é o chamado idioma do centro.

Sistema de castas

Originalmente, para cada povo em M-87 foi atribuída pelos CdC uma tarefa que se adequava às suas capacidades. Se um povo não soubesse lidar mais com sua tarefa, seria substituído por um povo devidamente qualificado.

Povos conhecidos e suas tarefas no sistema de castas

  • Afaneus, como psicólogos.
  • Azuis, como engenheiros em planetas industriais ou supervisores.
  • Druis, são os chamados engenheiros de base e responsáveis pelo fornecimento de energia da luminosidade azul do centro, são superiores aos azuis.
  • Dumfries, como a casta dos guerreiros (substituíram os skoars no século XXV).
  • Jinguisens, são os servos nos planetas de férias.
  • Okefenokees, como filósofos.
  • Perlians, sua função original no sistema de castas é desconhecida; uma parte do povo foi deportada pelas feras para a Grande Nuvem de Magalhães.
  • Snebors, são arquivistas e historiadores.

Outros povos conhecidos da M-87

  • Construtores do centro, feras, mooghs, pelewons, reds, skoars.

Aglomerado Estelar Conhecido


  • Lethara, a nuvem da morte.

Sistemas Estelares Conhecidos


  • Bourjaily, Clearwater, Depósito, Dewell, Dusty Queen, Geeg, Molak, Parjar, Powerpoint I, Scintilla, Truk, Wheel.

Planetas e Luas Conhecidos


  • Clearwater III, Depósito I, Depósito II, Depósito III, Dwellion, Eclusa Alfa, Ednil, Firestone, Flare, Geegival, Homeside, Kliban, Monol, mundo do centro, mundo dos mil prazeres, mundo-prisão, Norvo, Pauper, Pompeo Posar, Powerpoint I, Powertrans Alfa, SEL-24, Tarfol, Truktan, Wheel III, Wheel V, Wheel-Center, Zootkohn.

História


É o local de origem dos halutenses.

Ano 67.700 AC

Cerca de 70.000 anos atrás, por volta do ano 67.700 AC, os okefenokees em M-87 - presumivelmente no planeta Zootkohn, no sistema Dusty Queen - criaram combatentes superiores através da manipulação genética do povo dos skoars. Eles eram mais parecidos com o Skoarto do que com os skoars normais. Os guerreiros de retorta se rebelaram contra seus criadores, cobrindo M-87 com uma guerra mortífera. Os povos de M-87 foram incorporados em uma estrutura de casta pelos construtores do centro para formar uma frente comum contra as “feras” atacantes, as quais não podiam ser paradas naquela época.

Ano 67.000 AC

Finalmente, os povos de M-87, unidos sob os construtores do centro, conseguiram derrotar as “feras”. No entanto, 800.000.000 de “feras” conseguiram fugir de M-87 em espaçonaves com propulsores dimetrans. Os construtores do centro converteram o centro de M-87 em um gigantesco sol oco e se estabeleceram em seu centro. A luminosidade azul do centro foi transformada em uma arma contra os campos paratron, especialmente contra a propulsão dimetrans.

Ano 50.700 AC

De acordo com o relatório do Skoarto, no ano 50.700 AC, a galáxia M-87 foi atacada por uma frota de “feras” com propulsores dimetrans. Como os construtores do centro tinham reconstruído o centro de M-87 em uma armadilha para naves dimetrans, os atacantes foram destruídos. Os atacantes eram o tipo de “fera” inalterada.

Ano 7700 AC

De acordo com o relatório do Skoarto, em torno do ano 7700 AC aconteceu outro ataque contra a galáxia M-87 de 800 naves equipadas com propulsão dimetrans melhorada, que eram tripuladas com “feras” de um novo tipo maior. O ataque só pode ser repelido com grande esforço. Possivelmente, essas “feras” eram condicionados em segundo grau.

Ano 2564 AC

Em um planetoide-presídio, as “feras” alojadas ali se rebelaram. Elas foram mortas em seguida e o planetoide foi limpo.

Ano 2436 AD

A nave terrana Crest IV, juntamente com a nave dos halutenses Icho Tolot e Fancan Teik, foi atirada para M-87 em 12 de janeiro desse ano no ataque a Old Man devido às interações do campo paratron da nave halutense e os campos paratron dos dolans em Old Man. Nessa época, os skoars já haviam sido substituídos pelos dumfries como a nova casta guerreira. Em 5/6 de junho desse ano, os mooghs no sistema Molak foram destruídos pelos dumfries. Em 4 de agosto desse ano, o sistema Dusty Queen dos pelewons desapareceu quando o Skoarto desligou a bolha vital protetora na nuvem da morte. Em 5 de agosto desse ano, 62 CdC sequestrados foram resgatados de Zootkohn, o planeta explodiu. O Skoarto ensandecido foi aniquilado durante a sua fúria. Em 28/29 de agosto desse ano, com a Crest IV e as duas naves halutenses, os terranos penetraram no espaço interno do sol oco. Após duras negociações, os CdC entregaram aos terranos dois conversores paratron operacionais (data estimada, pode variar de um a dois dias).


 

Créditos: 

Fontes


  • PR327, PR328, PR329, PR336, PR337, PR338, PR339, PR340, PR343, PR346, PR347, PR348, PR356, PR357, PR358, PR359, PR360, PR361, PR363, PR366, PR367, PR368.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “M 87”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de).
Seção do Site: