Meg
Termo cosmológico. Abreviatura de meganon, é a unidade de medida da força das hipertempestades comumente usada na Via Láctea.
Dados Gerais
A unidade da escala meganon é um número positivo que indica a força da tempestade; quanto maior o valor, mais forte é a tempestade. O valor médio antes do aumento da hiperimpedância era em torno de 27 meg. Apenas algumas tempestades na Via Láctea atingiam valores de até 50 meg.
História
Após o aumento da hiperimpedância, a força média subiu de 50 até 80 meg. A hipertempestade mais forte já observada atingiu 250 meg, um hiperfuracão devastador de categoria doze. Com isso, o hiper-rádio e a hiperlocalização são considerados impossíveis, os propulsores subluz praticamente não funcionam mais, e a utilização de propulsores ultraluz está fora de questão (se já ocorreu a entrada no espaço linear ou no hiperespaço, ocorre a queda de volta ao universo normal). Durante a permanência no universo normal, os campos paratron reforçados por carregamento individual oferecem proteção limitada apenas com carga de 90%. Existem perturbações extremamente fortes no campo da física convencional, incluindo enormes PEM, enormes distorções espaço-temporais (até dez anos-luz de diâmetro), efeitos aleatórios de desmaterialização em escala extremamente grande (até dez anos-luz de diâmetro); além disso, os abismos de Tryortan são extremamente comuns. Esses últimos atingem um diâmetro de projeção de até 250 milhões de quilômetros com extensão de até 25 bilhões de quilômetros; portanto, recomenda-se uma distância de segurança de pelo menos 100 anos-luz. Para uma proteção eficaz, é requerida uma tecnologia dakkar ou sextadim.
Fontes
- PR2209, PR2210, PR2486, PR2510, PR2569.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Meganon-Skala”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.