Mundo de Aço Kharag

Mundo de sintonização do dodecaedro solar Kharag, no centro do aglomerado estelar Ômega Centauri, situado na Via Láctea.

Generalidades


É um planetoide de ferro-níquel escavado, com diâmetro de 524 km e circunferência equatorial de 1.646 km no centro geométrico do transmissor solar. Na época dos lemurenses, o Mundo de Aço de alta tecnologia estava embutido em uma bolha de semiespaço estacionária com cerca de 100.000 quilômetros de diâmetro e só podia ser alcançado através do mundo adjacente de Kharba. O Mundo de Aço Kharag era um bastião psiônico com 29,7 miligramas de matéria psi.

Dados Gerais


Há cinco campos de pouso, cada um com 100 quilômetros de extensão, na área equatorial. Um pentágono piramidal feito de metal lemur vermelho, que está localizado no polo norte, funciona por um lado como um captador solar e, por outro lado, cria a conexão com o transmissor solar Kharag, estabelecendo um campo de transmissor situacional. As pirâmides têm uma superfície básica de 578 por 578 metros e uma altura de 500 metros. O poço polar, originalmente secreto, com um diâmetro de 500 metros se abre no centro do pentágono piramidal. Esse leva através da camada externa de 200 quilômetros de espessura até a esfera oca central com o cérebro de computação Kharag.

  • Nota: No episódio da minissérie Obsidian nº 1, as torres de antena para a captação solar nascem na área do polo sul. O pentágono piramidal no polo norte é usado para configurar um transmissor situacional.

A central no interior do asteroide mede 124 quilômetros. No centro do espaço interior, flutua a esfera oca central de 40 km de diâmetro. Sua superfície é projetada como um parque montanhoso com lagos e rios. O clima é presumivelmente controlado. Cinco poços de entrada são dispostos ao longo de um equador imaginário. Cada um deles tem cinco quilômetros de diâmetro. Eles são cercados por complexos de edifícios de até 1,5 km de altura. A zona central esférica tem 4,8 quilômetros de diâmetro. Os conveses de até 100 metros de altura são dispostos horizontalmente e oferecem espaço para centros de controle, acomodações, usinas de energia, propulsores de emergência, campos de proteção e similares. Existem também instalações de bio-arcologia com inúmeros recintos para produtos biocultivados. O centro do asteroide embutido no semiespaço é construído na célula de um supercouraçado lemurense. Entre outras coisas, instalações de pesquisa biológica, instalações de hangar extensas, o controle dos geradores de hipertorrente e a instalação de transferência de consciência construídos pelo grande conselheiro Tam Nevus Mercova-Ban estão localizados ali. O único acesso ao Mundo de Aço Kharag é um transmissor estritamente seguro na instalação Tarvian do mundo de metano Kharba, que orbita um sol do dodecaedro solar Kharag.

História


Mais de 50.000 anos atrás, o grande conselheiro Tam Sardaengar, um cyno disfarçado de lemurense, mandou construir o dodecaedro solar Kharag. O verdadeiro objetivo do cyno era retornar para a Fenda de Obsidian, de onde saíra 200.000 anos antes, com a ajuda desse transmissor solar. Alguns séculos depois, o grande conselheiro Tam lemurense Nevus Mercova-Ban instalou a instalação de transferência de consciência e o controle para os geradores de hipertorrente ali. No curso do aumento da hiperimpedância, no ano 1331 NCG o Mundo de Aço se materializou novamente no universo einsteiniano e pôde ser abordado de forma convencional novamente. Em outubro do ano 1345 NCG, uma equipe de cientistas liderada por Atlan conseguiu ativar o transmissor solar do Mundo de Aço Kharag no âmbito da Missão KombiTrans, que foi apoiada pelos halutenses. Quando Traitor conquistou o dodecaedro solar em 15 de março do ano 1346 NCG, os galácticos tiveram que evacuar toda a área. Apenas Cornor-Lerz foi deixado para trás no Mundo de Aço. Ele operou os circuitos finais que garantiram que as caotropas não pudessem usar o transmissor solar.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2364, PR2398, PR2704.
  • Centauri nº 10, 11 e 12.
  • Lordes-Juízes nº 1.
  • Obsidian nº 1.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kharag-Stahlwelt”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2021.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: