Saltadora

Espaçonave extraterrestre, unidade pertencente à estação espacial móvel Módulo, da Imperatriz de Therm. Considerando-se seu tamanho e forma, não era um veículo espacial que impressionasse. Porém essa impressão visual enganava.

Equipamentos


A navezinha tinha aproximadamente vinte metros de comprimento e assemelhava-se na forma a uma clava, com um diâmetro de oito metros na extremidade mais grossa (proa) e dois metros na extremidade mais fina (popa). Não possuía sala de tripulação no sentido mais conhecido, pois o seu único tripulante, o pesquisador Douc Langur, permanecia, sobretudo, na sala de controle, situada na proa. Quando estava cansado ou com fome, dirigia-se ao chamado tubo alveolar antigravitacional para descansar e se abastecer de energia. O propulsor de transição da Saltadora resistiria à comparação com qualquer outro propulsor ultraluz imaginável. Ele podia transportar a pequena nave por uma distância de um milhão de anos-luz. Durante o processo de transição, não eram desmaterializados nem a nave nem seu único passageiro. Langur podia vivenciar em plena consciência toda a transição. Essa possibilidade lhe era assegurada por um refinado sistema defensivo contra interferências n-dimensionais. Entretanto, a Saltadora era, até certo ponto, dependente da Módulo, responsável por seu abastecimento. O salto de maior amplitude do propulsor de transição alcançava cinquenta mil anos-luz. Em caso de necessidade, o valioso dispositivo podia ser convertido em um propulsor normal. Nessa condição, ele trabalhava de acordo com os princípios de um propulsor corpuscular e alcançava aproximadamente a velocidade da luz. Na parte traseira e esguia da nave, encontravam-se o propulsor múltiplo, interprojetores e dois reatores compactos de alta energia, que operavam conforme os princípios do raio de prótons pulsantes. Os dispositivos estavam agregados tecnicamente em uma única unidade. Na superfície da fuselagem, a Saltadora possuía uma cúpula móvel e giratória, onde fora instalado o hipercarregador inicial. Essa era a única, mas extremamente eficiente, arma da pequena nave espacial. A nave não obtinha sua energia de geradores, mas sim das reservas energéticas inesgotáveis das estrelas, através de projetores de sucção energética.

História


Em fins do ano 3581, Douc Langur com a Saltadora se aproximou da Terra despovoada que acabara de passar pelo Abismo. Seu primeiro local de pouso foi a Praça de São Pedro em Roma, que Langur confundiu com um antigo espaçoporto. No início do ano 3582, Douc Langur se encontrou com os últimos seres humanos do planeta. Depois de se tornar membro da Patrulha da Terra, a pequena nave era o único veículo espacial da organização. Com a Saltadora, Douc Langur salvou Jentho Kanthall em março do ano 3582 de sua emergência espacial, depois que anteriormente havia tentado em vão reativar Nathan na Lua. Além disso, pôde ser realizada uma expedição para o planeta Castelo de Goshmo, que, no entanto, dificilmente obteve resultados. Langur, Walik Kauk e Mara Bootes também foram capazes de fugir de Império Alfa com a Saltadora quando foram atacados por hulkoos. Langur destruiu uma das naves inimigas com uma descarga energética. A Saltadora também fez a viagem para o planeta Intermezzo, depois de uma curta parada para pegar Bluff Pollard em Castelo de Goshmo, que viveu ali por um tempo como um soberano divino.


 

Créditos: 
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR757, PR758, PR768, PR777, PR778, PR784, PR785, PR788, PR789, PR799, PR804, PR805, PR840.
  • Desenho técnico (edição impressa): PR788/PR789.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “HÜPFER”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: