Takerano
Povo inteligente, originário da galáxia Gruelfin. É um dos numerosos povos ramificados da família cappin e foi o povo dominante de Gruelfin por cerca de 200.000 anos. O seu mundo central e sede do governo era Takera, o décimo primeiro planeta do sistema Greytonor.
Aparência
Como todos os cappins, os takeranos são humanoides, apenas a disposição de seus órgãos internos difere daquela da família de povos lemurenses.
Vide também: Cappins.
Povos ramificados
Um povo ramificado dos takeranos são os drenktoschs.
Sociedade
Estão divididos em clãs. No ano 3437, os takeranos pareciam satisfeitos com as condições de vida vigentes. Eles tinham se acostumado com o fato de que o Taschkar era fornecido desde milênios pelas famílias dirigentes. Os takeranos não conheciam eleições livres. A forma de governo era uma mistura de feudalismo, monarquia hereditária e ditadura. Os membros de povos estrangeiros às vezes sofriam com isso, mas não ousavam fazer alguma coisa contra os poderosos takeranos. Têm bastante conhecimento de genética.
Delícias culinárias
Birm é uma bebida agridoce, que é apreciada quente. Scaluc também tem um sabor amargo e é servido quente.
Tecnologia
Como quase todos os povos cappins, os takeranos também preferem um design em formato de ovo para suas espaçonaves, que normalmente têm uma proporção comprimento-diâmetro de 3:1.
Espaçonaves conhecidas
- Altaon, Maikonol, Vartaschon.
Takeranos conhecidos
- Alida, Anagash Eriget, Arkschan, Aronte, Aybschot, Balderaff, Balschon Thes, Binor Toschanan, Bironasch, Blahminol, Blenschek, Boskuesch, Broghton, Calimasch, Cassmei, Delshura, Eleyre, Eschno, Fantonor, Farenda, Fenarol, Fodroschon, Foraton, Garnos, Geronsch, Geua, Ginkorasch, Ginkorasch (criança), Grandell, Gratlon, Grorson, Guvratosch, Haleschkar, Holanet, Iltoc, Imanschol, Ivorun, Jamschen, Jargos, Jikyle, Kamitasch, Karam Akanjii, Kaytale, Keinor, Kerrosch, Kerschron, Keylesch, Komkosch, Kordok, Kordoschon, Kranstomp, Laroschol, Lasallo, Lemshet, Levtron, Leypasch, Lorsschon, Macinda, Malisha, Maschyleen, Meltion, Merceile, Meschmyon, Mimasbesch, Misyen, Mortya, Mostor, Motatosch, Nagonasch, Nagroom, Norkloff, Numun, Oekvuue, Ornhvess, Ortoschon, Pantronsch, Patorschan, Pertron, Pontiam, Proskan, Pultor, Pymposch, Ra, Raekolond, Rascalschon, Razugesch, Rowena, Salvida, Saryla, Scharlom. Schekret, Schemor, Scherlok, Scholar, Schymartko, Scorie, Sorschon, Susyn, Talosch, Tarakan, Taschthanut, Tavvu, Teborabon, Tereme, Testare, Torschakan, Toshik, Trayn, Varzid, Vascalo, Vavischon, Vavischon (ano 1225 NCG), Wason, Zau, Zautosch.
História
A história dos takeranos é essencialmente idêntica à do Império Takerano. Para mais informações sobre a história política, vide essa seção.
Embora sejam cappins, não está claro se descendem dos ganjásicos ou de um povo-pai comum. O certo é que se estabeleceram no planeta Takera muito antes do ano 197.000 AC e, desde então, formaram um povo independente.
Por volta do ano 197.000 AC
O Império Takerano foi fundado aproximadade no ano 197.000 AC. Nessa época, ocorreram os primeiros confrontos militares com os ganjásicos pela supremacia em Gruelfin. A anexação de planetas na zona da orla exterior pelos takeranos tornou-se comum. A 35.860.000 anos-luz de distância, no continente Lemu em Lotron (a Terra), os takeranos conduziram experimentos genéticos com os primeiros humanos que viviam ali. O projeto ficou conhecido como “Missão Sistema Tranat”. O objetivo era criar um povo inteiro de pedópolos úteis. Esses seriam distribuídos entre os planetas sob a esfera de influência ganjásica, com a ajuda dos quais todos os povos cappins seriam subjugados.
Do ano 196.584 AC até o ano 3438 DC
Quando Ovaron, o Ganjo dos ganjásicos, desapareceu no ano 196.584 AC, disputas por poder eclodiram dentro do clã Nandor dentro do Reino Ganjásico. Ovaron havia se infiltrado na colônia takerana na Terra. Como o Ganjo era o único provador de trizomas no Reino Ganjásico, somente ele poderia se infiltrar na colônia takerana e assumir a posição de chefe do serviço secreto local. Ele trabalhou como agente para os ganjásicos, mas não se lembrava de sua antiga identidade. Dezoito anos depois, o contato com a expedição terrana do deformador de tempo-zero também foi feito na Terra. Ovaron acompanhou os terranos 200.000 anos para o futuro, até a época de origem deles. Os takeranos exploraram a turbulência das disputas de poder entre os ganjásicos para expandir seu poder às custas deles. Seguindo as instruções deixadas por Ovaron, os ganjásicos abandonaram os mundos que haviam colonizado em Gruelfin e se retiraram para a microgaláxia de Morschaztas, que foi arrancada do universo normal e inserida no hiperespaço aproximadamente cem anos depois. Os ganjásicos disfarçaram o desaparecimento de Morschaztas como uma catástrofe cósmica. Os takeranos consolidaram seu poder em Gruelfin, e o Império Takerano tornou-se a força dominante nessa galáxia pelos 200.000 anos seguintes. Nesse contexto, os takeranos limitaram-se a controlar as regiões centrais. Nas zonas da orla externa, a Frota de Execução takerana garantiu implacavelmente que nenhuma potência concorrente emergisse. Planetas inteiros foram devastados e contaminados radioativamente. Sabendo que o Ganjo retornaria à sua galáxia natal 200.000 anos após seu desaparecimento, os takeranos desenvolveram um plano de longo prazo para a conquista final de Gruelfin. Eles pretendiam eliminar Ovaron e apresentar um falso Ganjo aos povos de Gruelfin. Tendo tomado conhecimento da Via Láctea através de impulsos de rádio do Satélite da Morte, eles também planejaram a conquista da galáxia com um exército de pedotransferidores. Após o fim do Império Takerano no ano 3438, os takeranos continuaram a existir como grupo étnico dos cappins, mas então passaram a desempenhar um papel bastante subordinado.
No ano 429 NCG
Após a Guerra dos Cem Anos, a takerana Delshura casou-se com o Ganjo Kendamonh. Após o massacre em frente ao templo central no planeta Nova Takera, vários takeranos juntaram-se aos Intérpretes; o takerano Scharlom tornou-se até mesmo o confidente mais próximo da futura Ganja Siralia.
Fontes
- PR421, PR441, PR448, PR455, PR457, PR462, PR469, PR475, PR722, PR1277, PR2223, PR2925.
- Desenhos técnicos (edição impressa): PR469, PR503, PR507.
- Atlan-Poeira Flamejante nº 3, 7, 10.
- Glossário: PR3050.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Takerer”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
