Techma

Único planeta do sistema estelar Estrela de Techma, situado na Via Láctea. O pequeno sol vermelho está localizado no aglomerado estelar EX-2830, o setor de Techma, que é um pequeno aglomerado estelar com um total de 98 sóis situado no Eastside galáctico. Apenas alguns desses sóis possuem um sistema planetário e Techma era o único planeta de oxigênio desse setor.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Tempo de rotação própria: 26,4 h
Temperatura superficial: 14/-82°C
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio (rarefeita)
Tipo/superfície: Mundo desértico semelhante a Marte com calotas polares geladas e vegetação rasteira
Habitantes: Nenhum

Dados Gerais


Tratava-se de um mundo desértico, parecido com Marte, com uma vegetação pouco abundante e montanhas não muito altas. O teor de oxigênio da atmosfera correspondia ao da Terra a oito mil metros de altitude. O planeta tinha mais ou menos a metade do tamanho da Terra, o que explicava a atmosfera rarefeita. O tempo de rotação era de 26,4 horas. Techma irradiava pouco calor. Por isso as temperaturas diurnas no equador não ultrapassavam a marca dos 14°C, enquanto de noite desciam para -25°C. O ano de Techma se dividia em estações, durante as quais se verificavam grandes oscilações de temperatura. As temperaturas no inverno baixavam para -80°C. A vegetação era de um tipo especial. As plantas ajudavam a Cidade e viviam numa espécie de simbiose com ela. Algumas delas possuíam dons telepáticos pouco acentuados. Outras falavam ou comunicavam-se através de uma cantoria melódica. Algumas entravam no chão de noite para resistir ao frio, enquanto outras peregrinavam pelos desertos e estepes sem fim, locomovendo-se sobre as raízes. Mas não eram perigosas.

Instalações técnicas

Base secreta ou cidade de autômatos dos cappins (ganjásicos), chamada simplesmente Cidade.

História


Os ganjásicos haviam construído uma base nele há 200.000 anos. Techma tinha sido um livre-mercador que catalogou a constelação Ex-2830 num voo solitário. Segundo ele, a estrela de Techma, era o único sistema que poderia prestar-se à colonização. Mas confessou em seu relatório que não tivera tempo para um exame mais minucioso. Os dados não passavam de indicações ligeiras. E eram muito escassos. No ano 3117, Balton Wyt pousou nele com a Dolda e foi recebido pela Cidade, o complexo robotizado ganjásico. No ano 3438, os takeranos chegaram ao planeta. Por causa disso, o cérebro da Cidade acionou a autodestruição que destruiu o planeta.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR467, PR468, PR472, PR542.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Techma”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: