Thesanita

Povo inteligente e não humano, proveniente da Vecuia, uma região com quatro galáxias a mais de 260 milhões de anos-luz da Via Láctea. A galáxia natal deles é Tashgashith.

Aparência


Os thesanitas têm cerca de dois metros de altura, pele muito clara, olhos azuis muito claros, e cabelos escuros, preto-azulados. Vestem uma combinação de tecido avermelhado e cintilante onde se destacam listras e linhas azuis, como se pudessem ver os órgãos. O material envolve-os com tanta força que os dedos finos e delicados ficam visíveis. Há dedais visíveis nos oito dedos, mas não nos dois polegares, e há uma espécie de babado em volta do pescoço.

Paracapacidade


Alguns thesanitas possuem capacidades psiônicas especiais e são chamados de lashas.

Sociedade


Idioma

A língua deles é o vec, o idioma comum da Vecuia, um reino estelar que desapareceu há muito tempo, e está relacionado com os cairaneses.

Thesanitas conhecidos


  • Allazo Dantha, Baarn Kulluth, Challaize Paath, Eyx Xunath, Jathao Vanoth, Opeth Ezenzer (avisou Shinae, a filha de Reginald Bell, sobre o que estava por vir), Pezenna Flaith, Zaradon Genuthu, Zemina Paath.

História


No passado distante, os thesanitas, juntamente com os shenpadris, ladhonenses e cairaneses, trabalharam a serviço da superinteligência Vecu, que, por sua vez, recebia ordens da cosmocrata Mu Sargai. O contato com a Vecu só era possível se os thesanitas criassem a chamada auréola. A tarefa deles, especialmente dos lashas, era avaliar a periculosidade representada pelos legados descobertos de superinteligências ausentes. Esse povo apareceu pela primeira vez na Via Láctea no ano 1557 NCG. Durante a fase Pré-Ráptica, um membro desse povo na Terra entrou em contato com Shinae, a filha de Reginald Bell, para avisá-la. No ano 1626 NCG, o lasha Jathao Vanoth apareceu na Terra, que havia sido realocada para o Segundo Ramo, o gêmeo do Universo, o Dioverso, e recomendou que os terranos encarassem o chamado Evento Muda Tudo (EMT) não como uma catástrofe, mas como uma oportunidade para um novo começo para a Humanidade. Ele explicou as conexões entre a Zona Zero e o Dioverso. Ao mesmo tempo, profetizou que Perry Rhodan um dia apareceria perto da lua de Netuno, Tritão. Mais tarde, ele admitiu ter vivido na Terra antes do EMT, de modo que o aumento repentino da hiperimpedância havia danificado irreparavelmente seu nashadaan, e pediu ajuda. Por sugestão dele, no ano 1850 NCG, 176 anos após sua morte, foi feita uma tentativa de estabelecer contato por rádio com sua antiga terra natal a partir de Plutão, que ainda existia ali. Ele argumentou que tal contato deveria ser possível a partir de um ponto onde houvesse desvios significativos no desenvolvimento quase paralelo do Segundo Ramo, para que um sinal forte e direcionado de dimensões superiores pudesse alcançar o outro lado. No ano 1850 NCG, 176 anos após a morte de Vanoth, essa teoria se concretizaria. Um hipercristal único de seu nashadaan seria bombardeado com radiação hexadimensional. Quando o circuito correspondente foi ativado, no entanto, o planeta foi destruído. Perry Rhodan encontrou os thesanitas pela primeira vez quando, após cruzar o campo de alternância caotemporal em 8 de setembro do ano 2045 NCG, acordou da suspensão na espaçonave Ras Tschubai danificada e se deparou com Zemina Paath, que havia perdido partes de sua memória, com seu paau como “passageira clandestina” a bordo. A espaçonave dela, o nashadaan, estava atracada. Ela supostamente buscou proteção e alegou ter salvado a Ras Tschubai com um verniz de energia superior. Essa alegação foi posteriormente confirmada. Em meados do século XXI NCG, os cairaneses acreditavam que os thesanitas haviam abandonado sua causa comum e, por isso, os acusaram de traição. [...].


 

Créditos: 

Fontes


  • PR3000, PR3014, PR3015, PR3018, PR3021, PR3025, PR3032, PR3037, PR3050, PR3051, PR3084, PR3090.
  • Glossário: PR3051.
  • Internet: Informações extraídas do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Thesanit”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Ciclo: Mito. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: