Tópsida (povo)

Os Seres-Lagartos

Povo inteligente e não humano, originário de Topsid, o terceiro planeta do sol Órion-Delta, situado na Via Láctea. Os tópsidas também são conhecidos como homens-lagartos.

Procedência


Sistema natal

Sistema estelar duplo Órion-Delta (distante 815 anos-luz do Sistema Solar), com 27 planetas. Seis planetas orbitam ambos os sóis, quinze a estrela principal branca, e seis a sua companheira roxa. O mundo natal dos tópsidas é Topsid, o terceiro dos seis planetas que orbitam os dois sóis.

Referências a bases e colônias conhecidas

  • Lyrad III, Lyrad IV, Topsid III.

Descrição Física e Fisiologia


Os tópsidas são nitidamente descendentes de répteis. Para os terranos, uma descrição dos tópsidas pode ser simplesmente como o cruzamento entre um sáurio velociraptor e um humano. Possuem uma postura como de aves, sendo maiores e mais compactos que velociraptores. As fêmeas têm altura de 1,80 m, e aproximadamente 2,70 m do nariz até a ponta da cauda. Os machos tem altura de 1,50 m, e 2,30 m do nariz até a ponta da cauda. Sua pele geralmente é escamosa, e apenas os machos apresentam penas (isso, só uma vez por ano, logo antes da estação de muda).

Características Psicológicas


Eles são altamente civilizados, porém cruéis e insensíveis. Os tópsidas jovens são postos em grupos de três a seis ovos, que são cuidados pelos seus pais (tópsidas fêmeas ocasionalmente adotam vários companheiros). Eles levam um mês para chocar e aproximadamente dez anos para amadurecer. Os tópsidas têm uma expectativa de vida de aproximadamente duzentos anos, e alcançam o fim da vida reprodutiva aos oitenta anos. Eles são carnívoros, mas comem legumes, uma mudança forçada por fatores econômicos e de incompatibilidade nutricional com grande parte da vida animal de seu mundo, Topsid. Várias espécies de insetos criados para isso são sua fonte principal de proteína.

Sociedade


Costumes e tradições

A tradição, como a vinda dos arcônidas, era cortar as penas assim que surgiam. Outra moda, em outro tempo, consistia em mandar amputar a cauda, para poder adotar uma aparência mais humanoide.

Forma de governo

No século XX, o reino estelar tópsida era dominado por um ditador, designado como Déspota. No século XXI, através de uma revolução, o domínio do Déspota de Topsid foi substituído por uma democracia presidencial. No ano 2044, um presidente era o chefe de governo responsável pelo conselho popular.

Idioma

O idioma dos tópsidas geralmente é designado de tópsida.

Militarismo

Um posto conhecido é o de tubtor, que corresponde ao de um comandante de cruzador de batalha.

Tecnologia


A maioria de sua tecnologia é de origem arcônida, embora eles também tenham produzido alguma tecnologia original.

Espaçonaves

Suas espaçonaves parecem naves esféricas arcônidas, com um foguete (cilindro) passando pelo centro. Exame de destroços de suas naves mostrou que os tópsidas não construíam sistema de propulsão em forma de anel (como os utilizados por arcônidas, aconenses, e terranos). Ao invés disso, eles usam um comando central e esfera de habitação, com propulsão e força posteriores e sistemas de armas anteriores (principalmente um canhão desintegrador montado no nariz da nave, e vários lançadores de hiperprojéteis). Uma variedade de armas menores está montada na esfera de comando. 

Naves conhecidas

Uma nave conhecida é a Viilzup.

Tipos de naves conhecidas

  • Couraçado, cruzador de batalha, cruzador de patrulha, cruzador leve da classe Gila 3, cruzador pesado, destroier.

Tópsidas conhecidos


  • Al-Khor, Ber-Ka, Chraouk, Chren-Tork, Chrochtan, Crek-Orn, Echna Chnuur, Epton, Giwisch, Hjera, Ra-Gor, Rok-Gor, Tequer-On, Tgex-Go, Verthan, Wor-Lök, Xxal-Ri.

História


Os antecedentes

Os arcônidas descobriram Topsid há milhares de anos atrás. Na ocasião, o planeta não teve nenhum valor particular para eles. Era um mundo primitivo de desertos e florestas. Inicialmente, eles não descobriram nenhum sinal de vida inteligente e o planeta mostrou poucos sinais de recursos naturais úteis. Como era estável quanto à atividade tectônica, eles deixaram uma base robotizada no planeta, e o usaram como uma estação de aprovisionamento para suas explorações. Durante os próximos dois séculos ocorreram incidentes, que foram atribuídos a “fantasmas”, sem provas de que uma inteligência alienígena estivesse atuando nesse mundo. Finalmente, um dos fantasmas foi capturado. O ser em forma de sáurio foi examinado, e descobriu-se que possuía nível de inteligência próximo ao dos arcônidas. Uma vez que a existência de vida nativa foi confirmada, os exploradores começaram as buscas por mais deles. Esses sáurios passaram a ser conhecidos como tópsidas. Adaptando a tecnologia dos arcônidas e o conhecimento que receberam, eles começaram a aumentar sua população, construindo novas cidades. Levar tópsidas para a civilização virou algo como uma moda passageira entre famílias reais arcônidas. Eles levavam tópsidas jovens de Topsid e os criavam para serem guarda-costas reais. Eles se tornaram frequentemente mercenários, ou mesmo bandidos, no Império. A moda enfraqueceu, embora muitas famílias tenham mantido tópsidas, mas deixaram de importar “tópsidas selvagens”. Em Topsid, a educação arcônida continuou, bem como um crescente ressentimento contra os arcônidas. Algumas tentativas de se livrar dos arcônidas fracassaram. Em tempos mais recentes, quando os arcônidas se degeneraram, um governo tópsida totalitário (os arcônidas tinham pouca paciência ou interesse por democracia) procurou ampliar sua influência. Com o passar dos séculos, eles ganharam o controle sobre alguns sistemas estelares, com a concordância dos governantes arcônidas, que lhes permitiam manter esse controle enquanto eles provessem o Império com os recrutas necessários para tripular suas espaçonaves.

Por volta do ano 1000

Há cerca de mil anos do calendário terrestre os tópsidas estavam empenhados em minar o poderio do Grande Império através de revoltas e ataques-relâmpago, desfechados contra redutos afastados.

No ano de 1975

No ano de 1975, os tópsidas invadiram o sistema Vega, seguindo a pista captada do sinal de emergência emitido pelo cruzador de pesquisa arcônida que encalhou na Lua terrana. Mas, devido a um erro de cálculo, eles perderam o Sistema Solar e foram parar no sistema Vega. A frota estava sob o comando do almirante Crek-Orn. Em maio do ano de 1975, ocorreu o primeiro encontro entre tópsidas e terranos. A força de ataque, contudo, foi derrotada pelos terranos da Good Hope. Durante essa época, os tópsidas dominavam três pequenos sistemas solares. Esse subimpério estelar, pois os tópsidas estavam submetidos aos arcônidas, era conhecido como o Reino dos Três Sóis ou ainda como Reino ou Império Estelar dos Tópsidas.

No ano de 1984

Os tópsidas chamavam o sol gigante vermelho Betelgeuse de Lyrad. No quarto planeta do sistema, que foi batizado pelos terranos de Aqua, eles mantinham uma base. Enganados por Perry Rhodan, no ano de 1984, os superpesados consideraram o terceiro planeta de Betelgeuse - um mundo de selva desabitado - como sendo a Terra. Como tinham sido prevenidos pelos terranos, os tópsidas construíram em Betelgeuse III uma base, contudo, foram derrotados pelos superpesados. Assim, Rhodan conseguiu fingir a destruição da Terra.

No século XXI

Através de uma revolução, o domínio do déspota de Topsid foi substituído por uma democracia presidencial. A partir do ano 2043, muitos tópsidas foram forçados a servir na frota do Robô Regente, para lutar contra os druufs. Em princípios de janeiro do ano 2044, Perry Rhodan, disfarçado de representante de Árcon, fez-lhes uma visita. Aos mutantes cabia a missão de alterar os registros dos tópsidas sobre os eventos ocorridos no sistema Vega.

No século XXII

Depois da destruição do Robô Regente, por causa de manipulações realizadas por um grupo de aconenses no ano 2106, os tópsidas declararam sua independência e imediatamente começaram a anexar sistemas planetários vizinhos. Com seus recursos enfrentando uma variedade de ameaças, nem o Império de Árcon sob o governo de Atlan nem o Império Solar puderam ajudar muito estes mundos. Entretanto, a ofensiva dos pos-bis quebrou a expansão dos tópsidas. Embora Topsid tenha sido defendido, isto custou uma grande parte de sua frota, e vários mundos. Com a habilidade superior do Império Solar para recuperar seus recursos, a Segurança Solar pôde infiltrar agentes na maioria de seus mundos. Eles trabalharam então para desestabilizar seus regimes, instalando regimes democráticos (ou, pelo menos, menos severos).

No século XXIV

Com a dissolução definitiva do Império Unido no ano 2329, Topsid tornou-se completamente independente novamente. Seu significado galactopolítico, contudo, é extremamente baixo.

No 4º milênio

Por volta do ano 3433, os tópsidas eram um povo de mercenários destemidos. Por essa época, para se parecerem como humanoides, a maioria dos tópsidas passou a remover cirurgicamente suas longas caudas durante a adolescência. Em dezembro do ano 3580, os tópsidas pertenciam aos membros-fundadores da COPOG, a aliança que deveria libertar a Via Láctea do domínio dos lares.

Na época da Hansa Cósmica

Desde o início, os tópsidas também são membros do Galacticum, que emergiu da COPOG em meados do ano 429 NCG.

Entre os anos 1217 e 1222 NCG

Grande parte dos tópsidas encalhados no Distrito de Endredde da galáxia Hirdobaan foi evacuada dos planetas-nível como parte do programa de ajuda à vida da BASE. Em dezembro do ano 1220 NCG, eles foram transportados de volta com as espaçonaves reativadas dos antigos criminosos das estampas, ou com a BASE, para a Via Láctea, aonde eles chegaram no ano 1222 NCG.

Em meados do século XIII NCG

Para lidar com o poder crescente do Império de Cristal, os tópsidas se juntaram ao Fórum Raglund, fundado na primeira metade do século XIII NCG.

No século XV NCG

Em setembro do ano 1469 NCG, quando o Sistema Solar foi movido para a Anomalia, algumas naves dos tópsidas também foram afetadas. Eles então se submeteram sem reservas à equipe de gerenciamento de crises na Residência Solar.


 

Créditos: 
  • Capas da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR10, PR11, PR12, PR13, PR48, PR49, PR83, PR213, PR337, PR431, PR437, PR824, PR844, PR984, PR995, PR1309, PR1323, PR1336, PR1457, PR1503, PR1750, PR1767, PR1780, PR1787, PR1797, PR1800, PR1986, PR2000, PR2300, PR2412, PR2616, PR2665, PR2813, PR2905, PR2919, PR2969, PR3101, PR3117, PR3154, PR3155.
  • PR-Extra nº 15.
  • Atlan nº 414.
  • Lepso nº 1.
  • Marasin nº 1.
  • RP-207.
  • Desenho técnico (edição impressa): PR479.
  • Enciclopédia: PR1825.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Topsider”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: