Womme
Povo inteligente e não humano. Quando a Pirâmide Negra, um veículo tetraédrico de 4 quilômetros de extensão, flangeado por blocos goon, pousou no planeta Teia de Aranha, situado na galáxia M-82, bilhões desses seres estavam a bordo.
Aparência
São criaturas minúsculas, do tamanho de um polegar, quase humanoides e com pele azulada. O rosto deles é liso e sem olhos, mas possui uma abertura para fala e um funil auditivo. O corpo parece um saco cheio de pedras. Eles não têm pernas, mas podem se mover usando os músculos do abdômen.
História
Os wommes como um todo formam o “repositório de dados” da espaçonave Crônica da Armada. A partir do conhecimento de todos os wommes, a história completa da Armada Infinita pode ser reconstruída; a história é armazenada em forma mental em suas consciências. Os wommes foram criados em nome de Ordoban especificamente para esse fim. Eles se encontram em pequenas caixas alojadas em inúmeras gavetas da Pirâmide Negra. Estima-se que existam dez bilhões desses recipientes. Em cada recipiente, vive um womme. Quando se abre o recipiente, o womme passa por meio telepático ou hipnossugestivo parte de seu conhecimento, que é sempre introduzido com a frase: “Eu sou um womme, um guardião do conhecimento...”. Não se sabe como as informações são armazenadas nos wommes ou quem atualiza os dados.
Fontes
- PR1148, PR1184, PR1200.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Wommes”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.