Zoológico de Terrânia
Edificação. É um jardim zoológico terrano situado na cidade de Terrânia, onde havia animais de diversas partes da Galáxia antes da queda da Terra no Abismo do Turbilhão Estelar.
Dados gerais
O Zoológico de Terrânia está localizado no mesmo nível do Parque Crest, a oeste, e do Parque Gobi, a leste. Animais terranos e criaturas exóticas podem ser avistados. Zonas climáticas e ambientais foram criadas para criaturas alienígenas, adaptadas às suas necessidades específicas. No ano 1469 NCG, o zoológico consistia em uma área botânica oval, verde, na superfície, estendendo-se por vinte quilômetros de oeste a leste e oito quilômetros de norte a sul. O zoológico cobria uma área de quase duzentos quilômetros quadrados, representando os habitats da Terra. Abaixo do terreno, havia quatro níveis subterrâneos. Três eram reservados para habitats extraterrestres, enquanto o nível mais baixo simulava as profundezas do mar terrano com suas criaturas. O zoológico podia ser explorado a pé e com cadeiras deslizantes que se moviam por trilhos fixos. Robôs semelhantes ao conde Rodrigo de Berceo, por isso chamados de “os condes”, serviam como guias do zoológico, fontes de informação e outros tipos de assistência aos visitantes.
Animais extraterrestres conhecidos
- Animais de rebanho com seis patas semelhantes a antílopes de Bluewater (nova adição, ano 2025), aranhas de Aporis (ano 1289 NCG), cervos de Koyjonga (ano 1289 NCG), coelhos (herbívoros, ano 3430), corredores das cavernas do deserto (nova adição ano 2025), criaturas gigantes semelhantes a formigas de Bluewater (nova adição, ano 2025), falanges de pescoço longo (predadores, ano 3430), galegos (predadores, ano 1289 NCG), lobos-de-lúcio (predadores, ano 3430), mantileões (predadores, ano 3430), marepires (peixe predador, ano 1332 NCG), mergulhadores dos penhascos de Halut (ano 2086 NCG), pavão alusiano (ano 2086 NCG), perfuradores de árvores (herbívoros, ano 3430), ratos-de-armadura melusianos (herbívoros, ano 3430), shiirits (herbívoros, elegantes e com quatro chifres, ano 3430), teddys (principal atração do zoológico do ano 2020 ao ano 2025), urso de Affran (ano 1289 NCG), ursos-de-chifres ferronenses (predadores, ano 3430), vaga-lumes do deserto (nova adição, ano 2025).
Animais terrestres conhecidos
- Cangurus (ano 2025), coalas (herbívoros, ano 2025), gorilas (semi-inteligentes; no ano 1469 NCG, os gorilas modificados e semi-inteligentes da colônia foram autorizados a decidir por si mesmos quando e quantos visitantes permitiriam em seu território. Eles não precisavam dar um motivo à administração do zoológico. Os visitantes podiam se comunicar com os gorilas usando tradutores de linguagem de sinais), morossauros (herbívoros, ano 3435), tigres (predadores, ano 2040; segunda metade do século XXVI), ursos polares (predadores, ano 2025).
Edifícios e instalações
Torre Aviária
A Torre Aviária do zoológico tinha 650 metros de diâmetro e mais de 1.000 metros de altura. Parecia um gigantesco aviário feito de glassite respirável, com árvores enormes servindo como locais de nidificação para os animais da torre. Gôndolas antigravitacionais permitiam que os visitantes subissem até o topo da torre e admirassem cardumes de “animais das nuvens” e “águas-vivas de vidro”.
Funcionários conhecidos
- Bytus Bottoni (tratador de animais, ano 1289 NCG), Florian Garger (veterinário, ano 1289 NCG), Juan de Silvera (representante do acionista majoritário, ano 2025), Laura Loncraine (veterinária, anos 2020, 2025), Mitchel McRae (segundo presidente, ano 2025), Philip Vallone (presidente do conselho de adminstração, ano 2025), Wade Parker (presidente do conselho, ano 2025).
História
No ano 2020, o teddy chamado Teddy chegou a Terrânia como clandestino a bordo do cargueiro Challenger. Devido aos regulamentos de quarentena, o (suposto) animal foi transferido para o Zoológico de Terrânia, onde logo se tornou um objeto de desejo popular e lucrativo. Quando ele morreu no ano 2025, a veterinária Laura Loncraine capturou mais dois membros de sua espécie no planeta Bluewater: Adão e Eva. Quando eles deveriam ser apresentados ao zoológico em 21 de setembro do ano 2025, surgiu uma espécie de frente de sobreposição que levou ao mundo de Ma’ch’an. Os inteligentes ursinhos exigiram com sucesso a libertação de seus semelhantes. No ano 2025, o zoológico foi organizado como uma empresa pública, que também possuía dois complexos hoteleiros. Nesse ano, o local foi expandido em doze hectares, criando uma nova área para criaturas e plantas extraterrestres. A seção “Baía de Bluewater” dentro dele cobria 40.000 metros quadrados e era coberta por uma enorme cúpula de vidro. Dois terços da paisagem costeira recriada estavam disponíveis para os animais, que eram separados dos visitantes por campos defensivos energéticos. Reginald Bell fez um discurso na cerimônia de inauguração em 21 de setembro. No ano 3430, Tezen Sadinoha fugiu para o zoológico e, fingindo sua morte, conseguiu escapar de seus perseguidores da SegSol. Ele seguiu um dos caminhos através do zoológico, passando primeiro pelos recintos dos herbívoros e depois pelos dos predadores. No ano 3435, a nave Ex-724 trouxe de volta um jovem morossauro dos tempos pré-históricos da Terra após um estranho fenômeno ter transportado a espaçonave cerca de duzentos milhões de anos no passado. Ao chegar ao zoológico, o dinossauro foi cuidado pelo dr. Lin-Fu-Tan. Em outubro do ano 1289 NCG, o galego no zoológico foi morto por um dscherro depois de ter estraçalhado outro dscherro. No início do ano 2086 NCG, Dominic Zinn e Jiuryuen tiveram uma reunião conspiratória no recinto dos pavões alusianos, onde Zinn conheceu Achill Maccao pela primeira vez.
Fontes
- PR56, PR509, PR669, PR1879, PR2607, PR3296.
- PR-Terminus nº 4.
- RP 84, 109, 363.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zoo von Terrania”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
