Zueluet

Segundo de um total de três planetas do sistema do sol Pliyirt, situado no Eastside da Via Láctea. É o mundo principal do grupo de povos blues dos hanenses. Zueluet está a 57.528 anos-luz de distância do sistema Gosena.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Pliyirt
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 79.308,1 anos-luz
Distância para o sistema Árcon: 78.580,2 anos-luz
Distância para o sistema Verth: 18.400,1 anos-luz
Distância média ao sol: 115 milhões de km/0,77 UA
Diâmetro equatorial: 11.200 km
Densidade média: 5,326 g/cm³
Massa: 3,918x10²¹ t/0,656 massa da Terra
Inclinação do eixo: Baixa
Gravidade superficial: 0,85 g
Tipo/superfície: Mundo normal semelhante à Terra, com uma única massa terrestre, bem como milhões de mares interiores, principalmente com clima primaveril
Atmosfera: Oxigênio
Povos conhecidos (habitantes): Hanenses (blues) (tecnicamente atrasados e orientados de forma patriarcal devido a um excedente de homens (proporção para mulheres: 25:1), ano 427 NCG (ano 4014 DC): 2 bilhões de habitantes)
Capital planetária: Chuellyvor

Dados Gerais


Zueluet é um planeta rico em água e com muitos lagos. O planeta é descrito como semelhante à Terra, com um clima ameno. A capital chama-se Chuellyvor. No ano 428 NCG, o planeta congelou brevemente sob a influência da psicogeada espalhada pelos gelados que ali se materializaram.

Governo e política

República do Conselho monárquico no século XIV NCG.

História


Zueluet foi o último a ser colonizado pelos blues (juelziishs) no ano 6.411 AC, durante a onda de emigração, com o mundo inicialmente sujeito a um regime despótico. No ano 427 NCG, o mundo hanense Zueluet no sistema Pliyirt tornou-se o primeiro mundo a ser envolvido pela chama sinalizadora. Toda a população foi pacificada pela sua Aura da Paz. Em resposta, o Decálogo dos Elementos enviou um Elemento da Guerra. Como a sua existência era desconhecida, foi capaz de se espalhar sem impedimentos através da divisão e dominar milhões de hanenses. Mas a arma de Taurec pôde destruir quase todos os Elementos da Guerra de uma só vez. Apenas um Elemento sobreviveu porque se escondeu. Ele entrou furtivamente na nave do comandante gatasense Si’it e conseguiu deixar o planeta. O Senhor da Negasfera escolheu Zueluet em meados de julho do ano 428 NCG como um mundo de teste no qual ele rematerializou seres e objetos do mundo negativo. Os gelados espalharam a psicogeada e, assim, também transformaram partes da população de Zueluet em gelados. Finalmente eles deixaram Zueluet para se unirem à maioria dos gelados, que o Senhor da Negasfera havia materializado após um teste bem-sucedido junto com o planeta Chort e 20.000 naves espaciais na rota de voo da Armada Infinita. Por volta de meados do ano 446 NCG, Zueluet, como muitos outros mundos dos blues, foi atormentado pelos Presentes Perdidos das Hespérides, que chegaram à Via Láctea com a frota do guerreiro eterno Pelyfor. Os presentes espalharam a discórdia enquanto seus proprietários reivindicavam todas as mulheres nos mosteiros.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1183, PR1230, PR1233, PR1335, PR1344, PR2036, PR2096, PR2631, PR2868.
  • PR CD-ROM “Die Blues”.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zülüt”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: