Tradom
Galáxia que era o centro da concentração de poder da superinteligência Vaia, pertencente ao grupo de galáxias HCG 87, distante 387,9 milhões de anos-luz da Via Láctea. Tradom foi a galáxia central da antiga organização estatal Thatrixdruum durante a época em que a civilização Thatrix reinou, e a galáxia central do Império Tradom na época do governo da Inquisição da Razão.
Dados gerais
Tradom está diretamente conectada à galáxia muito menor, Terelanya, por uma tênue ponte estelar. Dentro dessa ponte estelar encontra-se o Pulso de Tradom, com 5.000 anos-luz de diâmetro — também conhecido como Olho de Anguela. O Pulso, por sua vez, é orbitado por outra zona brilhante menor — a Criança de Vaia, também conhecida como Olho-B — a uma distância de 175 anos-luz.
História
Antes de Vaia
Há aproximadamente 1,4 milhão de anos, a superinteligência negativa Occian tentou incorporar Tradom à sua concentração de poder. Para tanto, enviou seus povos auxiliares em uma campanha contra a galáxia anteriormente neutra. O cavaleiro das profundezas, Vaikan de Vaniloon, foi incumbido pelos poderes da ordem de impedir militarmente a conquista de Tradom.
O novo começo
Na primavera do ano 1312 NCG, o Império Tradom estava praticamente no fim. Em maio desse ano, o Soberano da Razão morreu e Vaia despertou. A consciência de Vaikan de Vaniloon informou aos arcônidas que o conflito havia terminado. Pelos vinte anos seguintes, até que o aumento repentino da hiperimpedância causasse a extinção da janela estelar, o contato comercial entre a Via Láctea e Tradom foi limitado. Os seis vermes dos aarus, por exemplo, se mudaram completamente para a Via Láctea, onde permaneceram presos desde a extinção da janela estelar.
Fontes
- PR2100-PR2199.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Tradom”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
