Tjan

Povo inteligente e não humano, que, como Elemento do Espírito, fez parte do Decálogo dos Elementos no ano 427 NCG. Os tjans eram puro espírito, tendo emergido do processo de espiritualização de um povo. Porém, em vez de se fundirem numa multiconsciência, cada tjan espiritualizado permaneceu como um indivíduo separado. Portanto, da perspectiva da evolução dentro do modelo de cascas de cebola, isso foi um retrocesso. Assim, surgiu uma horda de espíritos extremamente inquietos e perturbadores.

Aparência


Como seres puramente espirituais, os tjans eram incorpóreos, invisíveis e imateriais; contudo, para locomoção, ficavam atrelados a um meio de transporte. Esse podia ser matéria animada ou inanimada, moléculas de gás no ar, partículas de poeira interestelar, quanta de luz ou similares. A forma física deles antes da espiritualização é desconhecida.

Características


Os brincalhões, travessos e extremamente briguentos tjans representavam uma fonte de inquietação dentro do Decálogo que não devia ser subestimada.

Habilidades


A capacidade deles de se integrar à matéria inanimada e manipulá-la à vontade constituía seu valor para o Decálogo. Eles podiam alterá-la reorganizando suas estruturas moleculares. Eles podiam fazê-los oscilar, quebrar, derreter ou simplesmente mudar de forma. Essa habilidade não funcionava em seres vivos. Em batalhas espaciais, provou ser útil carregar os tjans nos elementos do espaço. O elemento do espaço exerce uma pressão tão pesada sobre os campos defensivos de uma espaçonave que os tjans podem se esgueirar a bordo através de uma brecha estrutural. Em poucos minutos, os tjans podem reduzir passagens de vias inteiras e qualquer espaçonave a escombros. Apenas campos defensivos penta ou hexadimensionais (ou seja, de paratrons para cima) oferecem proteção. Mas mesmo esses podem ser sobrecarregados por vários tjans atacantes. Ocasionalmente, uma risadinha pode ser ouvida durante suas atividades, semelhante à ouvida em histórias antigas sobre duendes ou poltergeists. Os antis, com suas habilidades antipsiônicas, provaram ser uma arma eficaz contra esse elemento no decorrer do conflito.

Tjans conhecidos


  • Cabeça Tonta, Irriquietjan, Kaliko, Labrego.

História


Em julho do ano 427 NCG, milhares de tjans participaram do ataque ao planeta Gatas. Eles conseguiram destruir algumas espaçonaves durante a batalha espacial, mas foram forçados a recuar quando os antis da frota da COPOG foram distribuídos entre todas as naves. Os tjans praticamente sempre eram posicionados ao lado dos elementos do espaço e, portanto, participaram de todas as principais ofensivas do Decálogo. O Elemento do Espírito foi destruído quando o Senhor dos Elementos os enviou para a operação no planeta Chort. Eles foram arrastados para o mundo negativo junto com Chort pelo aparelho Selphyr-Fataro.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1186, PR1214, PR1233.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Tjan”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: