Gauss
Espaçonave terrana do tipo cruzador ligeiro pertencente à Frota Solar, uma unidade da classe Cidade.
Detalhes técnicos
A Gauss era uma nave construída sob encomenda. Ela era diferente de qualquer outra nave da frota terrana ou arcônida. Era uma gigantesca estação de rádio. Nem mesmo as naves da classe Império possuíam os equipamentos de hiper-rádio, goniometria e localização que se encontravam a bordo da Gauss. Seus sistemas de comunicação e rastreamento por hiperondas eram mais poderosos do que os das espaçonaves da classe Império. De fato, seu hipertransmissor era o dispositivo mais poderoso de seu tipo já construído. A Gauss também carregava um dispositivo de medição extremamente sensível que podia determinar a perda de energia e, portanto, a distância percorrida por uma onda hiperespacial. Devido às modificações, seu armamento ofensivo era fraco e consistia em desintegradores, canhões térmicos e canhões de impulsos. Além do propulsor linear, ela também possuía um propulsor de transição.
Membros da tripulação conhecidos
- Hal Mentor (major, comandante), Hu-Tung (especialista em rádio), Luigi Telarini (especialista em rádio).
História
A Gauss era a única nave com um nome próprio em uma frota reunida por Perry Rhodan para a busca pelo Mundo dos Cem Sóis. Em meados do ano 2114, a frota se reuniu no planeta Frago. Os hipertransmissores da nave-rádio deviam enviar impulsos inalteráveis para as estações de radiogoniometria postados na periferia da Via Láctea. O Plasma Central, em dificuldades, enviou cinco naves fragmentárias para lá. Uma delas resgatou a nave X-1 com uma força-tarefa liderada por Rhodan, a outra, a Gauss. Enquanto a X-1 pousava no Mundo dos Cem Sóis, a Gauss posicionou-se a um ano-luz do planeta e enviou sinais direcionais de hiperonda para Frago. Como esses impulsos tinham valores fixos e imutáveis, os instrumentos de medição altamente sensíveis dos terranos puderam ser calibrados pela primeira vez. Dessa forma, a distância do Mundo dos Cem Sóis até Frago pôde ser determinada com precisão. No entanto, os laurins, que eram inimigos dos pos-bis, também receberam os sinais de localização da Gauss. Numerosas espaçonaves dos laurins se aproximaram do Mundo dos Cem Sóis. Hal Mentor alertou os terranos que haviam pousado no Mundo dos Cem Sóis. A Gauss foi alvejada e forçada a fugir. Subitamente, descobriu-se que o desempenho do campo de energia havia caído em aproximadamente 30% em segundos. Aparentemente, os laurins estavam usando uma arma até então desconhecida. A Gauss conseguiu acertar alguns alvos, mas também foi atingida e teve que ser abandonada. A tripulação sobrevivente escapou usando os planadores espaciais de bordo. Contudo, setenta e três homens ainda estavam a bordo quando a nave explodiu.
Fontes
- PR148, PR149.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “GAUSS”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
