Escravidão

Sociedade. Tipo de dominação. A escravidão (derivado do latim slavus para não livre, escravo) é a privação da liberdade pessoal de um ser inteligente para explorá-lo economicamente.

Dados Gerais


O escravo é em muitas culturas um objeto sem direito que pode ser usado e manipulado pelo seu proprietário pelo seu critério. Frequentemente, indivíduos, por várias razões, são levados à escravidão, se eles tinham cometido crimes, não puderam pagar dívidas ou simplesmente caíram nas mãos de um comando de caçadores de escravos na hora errada e lugar errado. Comum a todos eles é trabalhar a privação de liberdade e coerção. Para aplicar essa coerção, os escravocratas se servem de diferentes métodos. Na maioria, esses consistem na ameaça de dor ou morte. Assim, são distribuídos implantes e outros dispositivos, como colar escravo, que podem administrar à vítima neurochoque ou causar a morte durante tentativas de fuga. Em muitas partes da Via Láctea e outras galáxias a escravidão é proibida. No entanto, é amplamente utilizada em regiões de instabilidade política ou em mundos com formas de governo conduzidas autocraticamente.

História


Escravidão na Terra

Aos terranos, a escravidão não é estranha. Ela era até o final do século XXIX ainda generalizada. Os primeiros sinais da proscrição da escravidão mostravam-se já no início desse século. Por exemplo, no ano de 1833, a escravidão no Reino Unido foi revogada pela Lei de Abolição da Escravidão. Durante os milhares de anos após o primeiro contato com os arcônidas na Lua, a fundação do Império Solar e seus estados sucessores diretos, a escravidão dentro do espaço de poder terrano direto permaneceu proibida, com exceção de alguns sistemas individuais e estados separatistas.

Escravidão com os arcônidas

Completamente diferente é a atitude do Grande Império à escravidão. Até a sua dissolução no ano 2115, a escravidão não era proibida. Também era comum para arcônidas aristocráticos manter escravos pessoais. Entre outros, o imperador Orcast XXI mantinha um servo pessoal naat. Também, o comércio de escravos encontrou grande acolhida e foram realizados grandes negócios, em particular, nos mundos de livre comércio e no porto livre de Árcon II.

Escravidão com os saltadores e aras

Também entre os saltadores e aras, a escravidão encontrava-se disseminada. Esses povos tentavam alcançar o controle direto por meios técnicos ou médicos. Assim, partes de liderança da população do Planeta de Goszul foram feitas dóceis por hipnotreinamento. Os médicos galácticos tentavam impor a escravidão com o seu conhecimento avançado da medicina e da bioquímica. Um exemplo deste modo de procedimento é a extração de um forte hipnótico das células de semente dos corais de psimo.

Escravidão durante o Concílio

Durante o domínio do Concílio, o status dos terranos era o de escravos. Os escravos terranos foram internados nos chamados mundos de escravos, ou se permaneciam em seus mundos natais deviam se submeter à condições severas. A relação dos superpesados aos escravos para esse tempo era determinada por uma desconfiança constante. Os lares recrutavam soldados dos escravos terranos por sistema de quotas para seu exército auxiliar.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR34, PR39, PR93, PR131, PR155, PR290, PR568, PR707, PR708, PR709, PR720, PR2152, PR2205. PR2356, PR2357, PR2358, PR2387.
  • Rico (romance).
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Sklaverei”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: