Estígio

Planeta exterior dos dois que orbitam o sol Guduulfag, localizado no Reino dos Quatro Sóis dos sooldocks na galáxia M-82.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Guduulfag
Galáxia: M-82
Distância para a Via Láctea: Aproximadamente 10 milhões de anos-luz
Período de rotação própria: 14 h
Gravidade superficial: 0,6 g
Povos conhecidos (habitantes): Anteriormente, sooldocks; atualmente, bernons e cheercys
Capital planetária: Kuzzel-Gey

Dados Gerais


Ele é um mundo estéril, do tamanho de Marte, triplamente envenenado, em grande parte como resultado das guerras fratricidas travadas pelos sooldocks no passado. Embora Estígio tenha uma atmosfera, ela dificilmente é respirável, já que o ar está intercalado quase em toda parte com poeira radioativa. Por isso, a vida no planeta não é possível sem trajes protetores e filtros respiratórios. Temperaturas médias diurnas de mais de 60 °C prevalecem em Estígio, que caem para -40 °C à noite. A superfície do planeta consiste principalmente em colinas baixas e pequenos mares nos polos. Existem apenas alguns animais e plantas parcialmente mutados ou degenerados. Uma planta importante é a chamada bulbo de bateria, que as criaturas artificiais chamadas bernons e cheercys que foram deportadas para o planeta utilizam como fonte de energia.

Kuzzel-Gey

No ano 426 NCG, a capital, Kuzzel-Gey, que já foi chamada de Joia dos Quatro Sóis, é uma cidade em ruínas. Ela foi a cidade mais magnífica de todo esse sistema. A sua riqueza era proverbial. Milhões e milhões de sooldocks haviam vivido e trabalhado em seus palácios e torres residenciais, suas luxuosas pirâmides comunais e bairros de mansões. Fora nos seus laboratórios e complexos industriais que se desenvolveram os propulsores ultraluz sagiron, os primeiros protótipos dos conselheiros masculinos e femininos, e o conceito das plataformas espaciais interplanetárias. E acima de tudo: na sua periferia, os senhores de Estígio haviam construído os Grandes Sentidos.

História


Em tempos anteriores, Estígio era um mundo importante para os sooldocks. Era um alto centro de ciência e cultura. Os outros estados queriam subjugar Estígio, mas isso não aconteceu e foi assim despovoado. Esse foi o início da chamada “Guerra Perene”. Depois da “Guerra Perene”, tudo o que resta das outrora grandes cidades e centros culturais são ruínas. Apenas os bernons e cheercys, com defeitos terminais e enlouquecidos, vivem em Estígio. Um grupo deles guarda a vasta instalação de hipercomunicação conhecida como Grandes Sentidos, localizada em uma vasta bacia. Nesse ano, Perry Rhodan, que tmbém foi deportado para esse mundo infernal, pretendia usar essa instalação para reunir a Frota Galáctica, que se encontrava espalhada por M-82 inteira devido ao chamado “efeito confete”.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1131, PR1132, PR1133, PR1142.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Marrschen”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: