Rando I
Único planeta do sistema estelar do sol Rando, localizado na zona periférica da nebulosa anã Andro-Beta. Foi a sede do Plasma Original e o mundo de origem do Plasma Central do Mundo dos Cem Sóis.
Dados gerais
A sua órbita era elíptica, o planeta tinha um diâmetro total de treze mil quilômetros e, nos polos, era quase plano. Possuía uma boa atmosfera de oxigênio, e uma gravidade superficial de 0,87 g. Uma estação robótica no núcleo do planeta controlava o crescimento do plasma em nome dos senhores da galáxia (SdGs) e podia destruí-lo completamente mediante comando apropriado. A tarefa dela era controlar o crescimento do plasma, ou melhor, garantir que ele não excedesse uma determinada quantidade e que não se opusesse à vontade dos SdGs. Se necessário, partes do Plasma Original eram vaporizadas com as armas térmicas da estação para manter o plasma sob controle.
História
Há pelo menos 20.000 anos, o planeta foi transferido de Andrômeda para a vizinhança de Andro-Beta pelos senhores da galáxia como parte de uma operação punitiva. Desde então, os SdGs o utilizavam como depósito de matéria-prima para um de seus numerosos sistemas de defesa. Em intervalos irregulares, as espaçonaves dos SdGs “colhiam” uma porção do plasma. Esse era levado para o planeta Módulo. Cada vez que o plasma era roubado de uma parte de seu corpo, ele emitia gritos de dor e pedidos telepáticos de socorro. Os pedidos de socorro do Plasma Original alertaram os terranos sobre o planeta. O Plasma Original era altamente inteligente e um poderoso telepata. Ele podia moldar e formar sua massa à vontade, permitindo-lhe, por exemplo, recriar memórias realistas. No entanto, era indefeso contra os ataques. Todas as medidas defensivas falhavam devido aos campos defensivos das espaçonaves, que não permaneciam a uma distância segura de pelo menos 200 metros. No ano 2402, o rato-castor Gucky e o halutense Icho Tolot destruíram a estação de controle. Ao fazer isso, eles selaram, sem saber, o destino do Plasma Original. Em 18 de outubro do ano 2402 DC, o planeta foi destruído com uma bomba de reação por ordem dos senhores da galáxia. No ano 427 NCG, Rando I foi preparado como uma potencial cronodegeneração por meio de manipulações do Decálogo dos Elementos, ou seja, restaurado e povoado com plasma geneticamente modificado (plasma de ódio), para se tornar uma armadilha para Perry Rhodan. No entanto, o ataque pôde ser frustrado a tempo.
Fontes
- PR245, PR246, PR363, PR1193.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Rando”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Rando-1). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
