Hipereuforia
Saúde/medicina. Designação para a doença transmitida pelo contato com os animais parecidos com ursinhos e denominados nonus, originários do planeta Honur. Por isso, é chamada também de peste dos nonus.
Causas
É provocada por uma toxina segregada por esses animais, que recebeu o nome de argonina. Inicialmente, ela estimula o sistema nervoso humano, mas, depois de um tempo, paulatinamente destrói as células ganglionares do sistema nervoso central e não pode ser debelada com os meios conhecidos pelos arcônidas. Os patógenos da mesma são muito resistentes, e o menor toque é o suficiente para a transmissão. Os primeiros sintomas são alegria e euforia. Eles aparecem logo após o contato com os “ursinhos”. A doença só atinge os humanos ou seres humanoides, liberando-os de toda e qualquer inibição e transformando os infectados em idiotas irresponsáveis e sorridentes, incapazes até de se alimentarem. Os germes da mesma são muito resistentes. Não se tem certeza de que tenham sido eliminados.
História
No ano de 1984, quando a espaçonave Titan pousou em Honur, setecentos membros da tripulação adoeceram, e apenas alguns, incluindo Perry Rhodan, foram poupados. Descobriu-se que essa doença foi criada por um cientista dos aras.
Fontes
- PR42, PR43, PR44, PR45, PR46.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Nonus-Pest”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Hyper-Euphorie). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
