QIP

Termo cosmológico. Abreviação de quanta de informação psiônica, às vezes também chamado simplesmente de quanta de informação.

QIP


Descrição

Milhões de quanta de informação existem “dentro” de um cosmonucleotídeo, os reservatórios de informação psiônica da hélice dupla multiversal do Código Moral. Os QIPs consistem em energia psiônica e contêm vários desenvolvimentos alternativos do Universo. Os QIPs representam vários futuros potenciais. Eles servem para preservar as leis da natureza e determinar o desenvolvimento futuro do universo conhecido. Eles estão em constante movimento dentro de um cosmonucleotídeo, o que pode ser percebido externamente como hiper-radiação de alta frequência mais ou menos intensa. A observação óptica normal não é possível dentro de um cosmonucleotídeo. Na representação da hiperlocalização, os QIPs aparecem como estruturas amorfas de cores diferentes, cujos contornos estão em constante mudança.

Pseudorrealidade

Cada QIP representa uma pararrealidade que abrange pelo menos uma parte do universo normal com uma ou mais galáxias, incluindo todos os sistemas estelares, planetas e até mesmo indivíduos associados. Essa pseudorrealidade (ou nível fictício, universo fictício) dificilmente é distinguível da realidade do universo normal, como Atlan e Eirene (a filha de Perry Rhodan e Gesil) descobriram quando foram transportados para duas dessas pseudorrealidades diferentes durante uma visita ao interior do cosmonucleotídeo Dorifer em março/abril do ano 446 NCG. No primeiro caso, eles testemunharam a vitória final triunfante dos guerreiros eternos sobre seus oponentes, os viajantes da rede; no segundo caso, eles descobriram uma nova galáxia no Grupo Local — que se tornou realidade meses depois com a transferência de Hangay do universo moribundo Tarkan.

Modo de funcionamento

Se a informação for liberada de um cosmogene para o Universo, grupos de QIPs se reúnem nas paredes dos cosmonucleotídeos. Assim que os QIPs se conformam em uma ordem específica dentro de um cosmonucleotídeo, um mensageiro cósmico, também composto por campos psiônicos, emerge fora de suas paredes. Os QIPs em si não deixam o cosmonucleotídeo; apenas a informação armazenada neles é copiada para o mensageiro. O mensageiro então visita todos os outros nucleotídeos do cosmogene antes de se mover para o local no Universo onde a informação copiada deve ter efeito.

Origem

Os QIPs são criados por superinteligências que coletam informações de seus aglomerados de poder, convertem-nas usando eiris e, em seguida, as alimentam com os cosmonucleotídeos. Esse processo é chamado de hipertranscrição. Cada superinteligência transmite sua própria codificação dos QIPs de eiris para o cosmonucleotídeo responsável por ela.

Tempestade de QIPs

Ocasionalmente, os QIPs escapam do interior do cosmonucleotídeo Dorifer e penetram no universo normal. Seres que acidentalmente entraram na esfera de influência de tal tempestade de QIP foram brevemente dominados por visões antes que os QIPs se dissipassem. Isso aconteceu no ano 438 NCG na estação Dorifer.

Outros significados


Com os viajantes da rede

Esse termo também foi usado em um contexto completamente diferente. Um viajante da rede que embarcou em um salto pessoal moveu-se através da Rede Psiônica transformado em QIPs.

Pseudo-QIPs

As Efemérides Agourentas da galáxia Absantha-Gom eram chamadas de pseudo-QIPs.

NegaQIPs


Descrição

Existem também os chamados NegaQIPs, que são QIPs degenerados. Esses QIPs pertencem a um grupo que carrega informações erradas sobre um futuro potencial. Em circunstâncias normais, tais NegaQIPs não têm chance de deixar o cosmonucleotídeo como mensageiros. Como regra, tais reservatórios de informações com uma tendência negativa são quebrados e eventualmente se dissolvem.

História

Tais NegaQIPs armazenaram a informação de que a superinteligência Aquilo evoluiria para um sorvedouro de matéria. Essas informações não foram extraídas devido a várias concatenações infelizes de circunstâncias (as manipulações de Taurec, o Choque Dorifer) e se manifestaram no planeta Peregrino.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1300, PR1316, PR1318, PR1340, PR1595, PR1599, PR2190, PR2997.
  • RP 348.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Psiq”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Kosmonukleotid). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: